Árvores esculturais

2comentários

montagem1Elas dão flores, frutos e sombra. Embalam fantasias e guardam lembranças… Sejam frutíferas ou espécies tropicais, elas sempre são as estrelas de um jardim e da vida dos moradores. Algumas árvores possuem o tronco tão escultural que trazem um charme a mais no paisagismo. Entre as espécies conhecidas por possuírem essas características podemos destacar o tataré (Chloroleucon tortum), pau-ferro (Caesalpinia ferrea), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e o jasmim-manga (Plumeria rubra).

O tataré é nativa da região Sul e Sudeste do país. Ele apresenta galhos retorcidos, com muitos espinhos, um tronco marmorizado e flores com numerosos estames esbranquiçados. Atinge cerca de 12 metros de altura e até 50 cm de diâmetro.

O pau-ferro é outra espécie conhecida pelo seu aspecto marmorizado. Ele costuma ditar o tom do jardim pela beleza de seu tronco. É nativa da Mata Atlântica, ocorrendo do Sudeste ao Nordeste do Brasil. O pau-ferro atinge de 20 a 30 metros de altura e sua copa pode chegar a 12 metros de diâmetro. Apesar de ser uma árvore de grande porte, não possui raízes agressivas, mas seu plantio deve ser evitado em áreas pequenas como as calçadas, por exemplo.

montagem2A jabuticabeira é uma das mais curiosas de todas, pois suas flores e frutos surgem em grande quantidade no tronco. Os ramos da jabuticabeira nascem desde a base e são revestidos por uma casca fina e de aparência marmorizada. Por suas características ornamentais, a espécie sempre ganha lugar de destaque no paisagismo. É nativa da Mata Atlântica e chega a atingir 8 metros de altura. Seus frutos são deliciosos, mas difíceis de encontrar nos mercados, pois como dizia Carlos Drummond de Andrade em “Menino Antigo”: “…jabuticaba se chupa no pé…”. Por isso, trate logo de plantar a sua.

O jasmim-manga é outra espécie bastante escultural e muito encontrada nas casas especializadas aqui de São Luís. É uma planta barata e que não necessita de muitos cuidados. Sua florada sempre muito perfumada pode ser encontrada nas cores vinho, branca, amarela, salmão ou rosa. O jasmim-manga não tolera muita água e se multiplica facilmente por estaquia.

Bibliografia Consultada: Jardineiro.net, Revista Natureza (ed. 271/2010). Fotos: Divulgação (Campinas Decor 2010), Revista Casa e Jardim, Jardineiro.net e Árvores do Brasil.

2 comentários para "Árvores esculturais"


  1. Carina Moreno

    Até que enfim um blog diferente que acompanha a evolução do mercado de imóveis, e nos ajuda a saber como montar nosso jardim, com dicas interessantes, principalmente para pessoas como nós inexperientes e que acabam de comprar seu imóvel.Vc poderia fazer um post só sobre o uso de pedras em um jardim de casa em condomínio?
    Parabéns!!!!

    Resposta: Com certeza Carina. Vou preparar um material especial sobre esse assunto. Obrigada por nos acompanhar.

  2. Maria Auxiliadora Barreto aragão

    Parabéns Ana Paula , pela belíssima matéria, á sempre bom nos depararmos com assuntos tão interessantes e que nos tragam sempre algumas informações importantes. E quanto a sugestão de Carina, sobre pedras ornamentais, vou ficar aguardando tambem.PARABÉNS!!!!!!!

    Resposta: Obrigada e apareça sempre!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS