A Sumaúma de Jobim e a Barrigudeira dos maranhenses

0comentário

 arte_sumaúma_web

A Sumaúma (Ceiba Pentandra), árvore preferida do maestro Tom Jobim em seus passeios pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro é a “mesma” que encanta os moradores de São Luís do Maranhão. Só que por aqui, a árvore é conhecida como Barrigudeira. Por ser uma árvore com características da Região Amazônica, principalmente das áreas inundáveis, atinge de 30 a 40 metros de altura e apresenta raízes tabulares superdesenvolvidas que ajudam na sustentação da planta. Essas raízes podem chegar a até 5m de altura.

As raízes são usadas pelos índios na comunicação pela floresta, o que é feito mediante batidas. Mas, em São Luís, em meio a tantas histórias que povoam o imaginário popular, existe uma que conta que as raízes da Sumaúma servem de proteção para muitos encontros amorosos, daí o apelido de “Barrigudeira”.

Seu fruto possui uma fibra sedosa (paina) que se assemelha ao algodão. Ela envolve as sementes e é usada na fabricação de coletes salva-vidas e colchões. A casca da árvore também pode ser utilizada para fazer canoas. A frutificação ocorre no mês de outubro.

Fotos: TrekNature (esquerda) e De Jesus (direita).

Sem comentário para "A Sumaúma de Jobim e a Barrigudeira dos maranhenses"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS