Paisagismo bem planejado

1comentário

Pessoal estava navegando na net e encontrei essa materinha bem bacana com sugestões quentíssimas para vocês.  Com paisagismo bem planejado, a varanda deste apartamento comporta variadas espécies, inclusive uma jabuticabeira, que ajuda a atrair os pássaros. Veja o texto e a proveitem as dicas.  Beijos e até!

Perfumadas, várias espécies de temperos aguçam o olfato e o imaginário: tomilho-limão, sálvia, orégano (primeiro plano), cebolinha e alecrim, manjericão verde, manjericão vermelho e hortelã. Spots valorizam as diferentes plantas escolhidas para os quatro vasos grandes. Ao lado da estante, pata-de-Elefante (Beaucarnea recurvata), seguida de bambu-mossô (Phylostachis pubescens), formio (Formio tenax) e uma jabuticabeira híbrida.

“Os pequenos espaços exigem bastante criatividade. Para ambientes assim temos de considerar o apelo estético sem nunca esquecer da praticidade e utilização do local.” Foi com esse conceito em mente que o paisagista Eduardo Luppi projetou a varanda de 10 m² de uma psicóloga que mora na capital paulista. Apostando na simplicidade, ele ofereceu à proprietária um lugar especial para fugir da correria do dia a dia.

O espaço deveria atender a duas exigências: dar maior privacidade, protegendo a proprietária da vista dos vizinhos, e servir como recanto para leitura. O conforto visual foi o ponto de partida, portanto. A cerâmica natural predominante e os demais elementos em tons neutros deixam que o olhar se concentre naturalmente nas plantas.

Os vasos se destacam sem competir com o mármore travertino, com a fibra natural ou com o tecido de algodão do sofá com proteção impermeabilizante. Já a estante de ferro dialoga harmoniosamente com o alumínio anodizado que emoldura o vidro temperado do guarda-corpo.

O fato de a varanda ser voltada para a face leste, banhada pelo sol da manhã, norteou a escolha dos vasos e espécies, levando-se em conta a manutenção e a quantidade de luz natural que receberiam. De uma maneira geral, eles não exigem muitos cuidados. Além da rega, que deve ser abundante no caso da jabuticabeira, por exemplo, a cada dois meses deve-se fazer adubação e poda.

Desejo explícito da proprietária, a árvore frutífera atrai pássaros ao local, criando um clima interiorano. Os temperos também foram solicitados pela psicóloga. Os cheiros e sabores à disposição contribuem para o ambiente oferecer o relaxamento proposto.

Atenção especial foi dada à iluminação. Eduardo Luppi planejou e executou a luminotécnica antes do plantio, para destacar a beleza das espécies. Bem isolada para evitar choque elétrico, a fiação que alimenta as lâmpadas minidicroicas dos spots direcionados passa por orifícios localizados pela parte de trás da base dos vasos, distantes deles 5 cm. Na estante de ferro, outros quatro spots de alumínio complementam o cenário.

No detalhe, a delicadeza dos miniantúrios e das flores-de-maio destaca-se na sobriedade do ferro da estante e da cerâmica da parede. Para oferecer conforto visual, os vasos cerâmicos não receberam pintura. O efeito manchado é esperado e proposital. A drenagem nos recipientes foi feita com argila expandida e manta Bidin, que permite o escoamento da água mantendo a terra na raiz das plantas.

As duas caixas de madeira Cumaru que camuflam a unidade externa do ar-condicionado servem de bancada para os vasos menores. Nas floreiras do chão, as íris-da-praia (Neomarica gracilis) ajudam a disfarçar a solução.

No alto da estante de ferro, jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi) e flor-de-maio (Schlumbergera truncata) foram a opção. Logo abaixo, suculentas (Ripsalis baccifera), seguidas de miniantúrios (Anthurium andraeanum). A flor-de-maio volta na penúltima prateleira e serissas (Serissa foetida), perto do piso, completam a sequência.

Matéria da revista Casa e Construção e fotos Paula Fratin.

1 comentário para "Paisagismo bem planejado"


  1. Carla Fiquene

    Ana Paula querida,

    Parabéns pelo blog. Quanta idéia boa por aqui. Eu tenho muita vontade de cultivar flores perfumadas, só as cheirosas… rs, o Capim Santo pode dar umas dicas?

    Quando eu era criança tinha uma árvore (pequena) na porta de casa, chamada dama da noite, que deixava o bairro todo perfumado… ela tinhas umas florzinhas brancas, quero plantar no meu quintal. Será que eu acho em Sâo Luís?

    Um beijo e parabéns mais uma vez. O blog está muito bacana.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS