Jardim vertical alternativo

3comentários

Gente essa dica foi enviada ao Capim-Santo pela minha amiga Cynara Aragão. Ela viu no site Minha Casa e eu achei incrível a ideia.  É um jardim vertical feito em uma sapateira dessas compradas em mercados e feiras. Na sapateira foram plantadas várias espécies de suculentas. Veja na sequência dos bolsos quais são elas: (1) aórtia cuspidata (Haworthia cuspidata), (2) dedinho-de-moça (Sedum burrito), (3) ripsális arbustivo (Rhipsalis baccifera), (4) rosa-de-pedra (Echeveria glauca), (5) aórtia (Haworthia sp) e (6) colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).

Agora veja um passo a passo e aprenda a fazer o seu jardim vertical.

Material:

– Sapateira de náilon
– Varão de 1,50 m com suportes
– Suculentas (aqui foram usadas nove mudas de espécies variadas)
– 1 kg de terra vegetal
– 1 kg de argila expandida
– Pá de jardinagem

Passo a passo:


Coloque o varão na parte superior da sapateira – veja que ela tem uma abertura apropriada para receber esse reforço. Instale os suportes do varão na parede e pendure o acessório. Escolha os bolsos que receberão as mudinhas e preencha cada um deles com cerca de cinco dedos de argila expandida.

Cubra a metade do espaço que sobrou em cada um dos bolsos com terra vegetal (enriquecida com adubo e nutrientes). Plante as mudas de suculentas em seus respectivos lugares. Cuidado para não ferir as raízes durante esse processo. Complete com terra a área em volta das plantas. Como o náilon é poroso, a água excedente escorrerá naturalmente após a rega.

Cynara obrigada pela dica!!! E vocês, o que acharam? Beijos e até!!!

Reportagem Visual: Tatiana Guardian e Verônica Naka (Assistente)
Fotos: Kit Gaion/Minha Casa

3 comentários para "Jardim vertical alternativo"


  1. Juraci Filho

    Ana,

    Parabéns pelo bom gosto e trabalho realizado no seu blog. Minha amiga tem se mostrado atenta, as diversidades da flora, ornamentações e novidades no que diz respeito ao embelezamento de nossos lares, escritórios etc.
    Com esses posts você nos faz acreditar em uma vida “mais pura” e cheia de arte.

    Juraci Filho

    RESPOSTA: Quanta honra!!! Muito obrigada pelos elogios… vindos de você sei que são sinceros pq os amigos não costumam falar apenas para massagear o nosso ego. Bjos.

  2. Cynara Aragão

    Ana,

    Obrigada pelo crédito,rsrsrs….Você a cada dia nos surpreende com dicas maravilhosas e eu como leitora assidua jamais poderia deixar de contribuir com seu blog .Quero mais uma vez te parabenizar por esse trabalho lindo e muito bem desenvolvido. Abçs.

    RESPOSTA: O sucesso do blog eu divido com todos os meus amigos que deram e dão força, e que contribuem com fotos, ideias, sugestões e críticas. Beijos!

  3. jorgearagao

    Essa sua amiga não devia apenas dar a dica, ela deveria também aprender a fazer, não acha ???
    Parabéns pelo blog, continue assim, é sempre bom variarmos e mudarmos nossas leituras quase sempre tensas.

    RESPOSTA: Criatura… depois das dicas que ela tem visto aqui no Capim-Santo ela tá dando é show. Já vi a decoração de Natal do jardim de vocês e vou publicar aqui no blog, viu!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS