Horta em casa

0comentário

 Quem acompanha o Capim-Santo sabe da minha quedinha por temperos fresquinhos plantados em casa. Já falei disso aqui, aqui, aqui e aqui também. Bom, se você é desse time, mas pensa que uma horta pede um grande jardim, saiba que está enganado. Nesse vídeo a lado da Casa e Jardim, o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha dá dicas espertas para cultivar seus temperos e ervas em vasos.

Como já disse anteriormente para ter uma horta, nem é preciso dispor de muito espaço. Nesse exemplo mostrado na foto acima a paisagista Ana Claudia e Costta Pinto usou o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos. Na sequência: capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. Os cuidados são simples: bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam. A dica antes de plantá-las na pá para cereal é fazer um furo no fundo, para drenar a água.

Além de decorar o ambiente uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Para isso, você só precisa usar adubos e inseticidas naturais. A torta de nim é um bom exemplo, além de adubar ela afasta pragas e doenças.  A torta de nim também pode ser substituída pelo húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. No entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.

Fonte: Casa e Jardim

Sem comentário para "Horta em casa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS