Voltei com… dinheiro-em-penca!

4comentários

Pessoal estava de férias! Há um mês, quando me dei conta de que o Capim-Santo ficaria 30 dias sem atualizações, pensei, vou preparar notas extras e me programar. Pois é, os dias passaram muito rápido e o meu plano caiu por terra.

A boa notícia é que voltei cheia de novidades, andar por outros lados atrás de notícias fresquinhas me fez um bem danado. Aproveitei as férias para estudar e me aprimorar um pouco e, sabem do melhor… me arrisquei em alguns projetos de paisagismo que deram super certo. Prometo registrar tudo e mostrar aqui – é que ainda faltam algumas finalizações.

Bom, voltando as dicas do Capim-Santo vou mostrar e falar sobre uma das minhas mais novas aquisições, o dinheiro-em-penca (Callisia repens).  O dinheiro-em-penca é uma planta herbácea e rasteira, de pequeno porte, alcançando apenas 5 a 10 cm de altura. Ela apresenta folhagem densa e muito ornamental, formada por caule ramificado e comprido, de numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e verdes, com a página inferior roxa.

O dinheiro-em-penca presta-se principalmente como forração. Sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Adapta-se em diversos estilos de jardins, e é especialmente indicado seu plantio entre as rochas, em locais úmidos. Também é apropriada para cestas suspensas e jardineiras, para que seus ramos pendentes possam ser melhor apreciados. O meu, plantei em uma bacia que coloquei sob um jarro alto para criar o efeito da folhagem pendente (como vocês podem ver na foto). Sua popularização é crescente e diz-se que traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda da planta, de presente.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio. O cultivo sob sol pleno torna a planta excessivamente avermelhada e queima as folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso. Multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada ou estaquia.

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Beijos e até!!!

Foto: Ana Paula Muniz

Fonte: Jardineiro net

4 comentários para "Voltei com… dinheiro-em-penca!"


  1. Cynara Aragão

    Ana,

    Eu tbm ganhei uma e está cada dia mais bonita,não deixo ninguém mexer,pois já dizem as boas linguas que só a pessoa que ganha é quem deve cuidar,pois só assim não deixa de ter sorte e claro dinheiro no bolso,rsrsrsrs.

    RESPOSTA: Ela é uma espécie muita bonita e se tem essa fama de trazer sorte e prosperidade para quem a possui melhor ainda! Beijos Cynara.

  2. Gisele Amaral

    Tenho um vaso suspenso aqui em casa, ganhei no Natal. Agora conto com "os poderes miraculosos" da lenda para que eu tenha muita prosperidade daqui pra frente. Deus ajuda! heheh

    Beijos.

    RESPOSTA: Essa aí da foto é minha. Também estou confiante no poder da “lenda”. rsrsrsrs

  3. Renata Fernandes Macedo dos Santos

    Boa tarde Ana Paula, estava olhando o seu site Capim Santo e você comentou sobre a planta Dinheiro em Penca. Eu gostaria de saber onde eu consigo, para presentear minha mãe que sempre fala dessa plantinha rsrs,
    Estou em São Paulo – Capital… Beijos e Obrigada, Sucesso!

  4. Decio Ambrosio

    Ana Paula gostei das dicas sobre o capim Santo, vendo os comentários em especial o da Renata Fernandes do dia 13 de fevereiro, respondendo sou produtor de plantas ornamentais e tenho mudas de Dinheiro em Penca.
    Caso queira meu e-mail é [email protected]
    Parabens pelo Bolg.
    Mando o meu para vc seguir, OK. diz o que vc achou, mas diz mesmo, Valeu.
    Abs.
    Dcio Ambrosio

    RESPOSTA: Vou dizer Decio.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS