A beleza das dálias

3comentários

No post de ontem eu mostrei uns arranjos florais lindos de viver e escolhi como o meu preferido o que predomina tons de laranja. Nesse arranjo uma flor roubou a minhaatenção: a dália. Daí que hoje encontrei fotos belíssimas de dálias em tons de branco e vinho e, claro, não poderia deixar de mostrar aqui pra vocês. : )

Essa flor impressiona pela perfeição de suas pétalas. É originária do México, onde é muito popular, mas encantou os europeus que passaram a cultivá-la. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Foi a imigração holandesa que contribuiu muito para a propagação desta flor no Brasil.

A dália é uma planta que sofreu grande melhoramento e muitos cruzamentos, possibilitando a disponibilização de um grande número de variedades. Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.

O clima ameno é ideal para o cultivo dessa planta que em locais frios, precisa de no mínimo quatro horas de sol pleno; já em clima quente, recomenda-se o cultivo à meia-sombra. O ideal é manter o solo sempre úmido e sem encharcar e o mais importante: as dálias não toleram ventos e precisam ser adubadas a cada três meses com adubo orgânico. Então… que tal encher a casa de beleza e cores surpreendentes? Beijos e até!!!

Foto: Radostina. Fonte: Jardineiro net e Wikipedia.

3 comentários para "A beleza das dálias"


  1. Bruno Leone

    Na área rural de São Luís tem uma boa produção de dálias.
    São mesmo lindas e perfeitas pro clima do Maranhão.

    RESPOSTA: Conheço a propriedade… tem flores tropicais lá também. Lindo!!!

  2. ana luiza bacelar

    Ana Paula,
    adoro dálias!! são lindas!

    RESPOSTA: E essas então…

  3. Darlene dequech

    Muito bacana seu blog Ana Paula.

deixe seu comentário