Você sabe arrumar uma mesa?

2comentários

Realizar um almoço ou jantar formal exige regras de boas maneiras. A forma de organizar os talheres à mesa  é um dos cuidados determinados pela etiqueta e contribui para o ar sofisticado do evento. À primeira vista, a variedade de utensílios pode parecer confusa, mas você vai ver que a distribuição dos talheres segue uma lógica simples. Beijos e até!!!

Talheres

Facas e a colher de sopa sempre ficam do lado direito do prato, enquanto os garfos são colocados do lado esquerdo. Dois critérios regem a sequência em que os talheres são dispostos à mesa: o cardápio e a ordem de uso. Se no menu estiverem previstos carne vermelha e peixe, deverá existir talheres apropriados para cada prato.

Seguindo a norma da etiqueta, primeiro se serve a sopa, depois o peixe e por último a carne. Então, de acordo com a ordem de utilização, são dispostos no sentido de fora para dentro do prato. Ao lado direito do prato está a colher de sopa, em seguida a faca de peixe (que não possui serra) e a de carne. Do lado esquerdo, o garfo de peixe e, mais perto do prato, o de carne.

O talher da sobremesa deve ser disposto acima do prato. Cada talher de sobremesa tem um uso específico.

A faca deve ser usada somente quando tiver alguma fruta. O garfo para sobremesas secas, frutas, tortas, bolos e também para auxiliar a colher em algumas sobremesas.

A colher deve ser usada quando servir doces, mousses, gelatinas, sorvetes e sobremesas com calda.

Copos

Servir a bebida em um copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Muita gente pode achar estranho, mas os copos e taças não tem formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.

Pelo mesmo motivo do cabo dos talheres, colocamos os copos do lado direito, pois nós os pegaremos com a mão direita. Assim não precisaremos cruzar o braço por cima do prato para pegá-los.

Devemos colocar três copos: um para água, o segundo para vinho tinto e o terceiro para vinho branco. São colocados da esquerda para direita, do maior para o menor. Se formos servir champanhe, colocaremos a flute um pouco mais para trás, perto do copo maior.

Pratos

O uso do sousplat é indicado. Essa peça serve como base no momento da troca dos pratos durante o jantar. Deve ser mantido na mesa até a última refeição servida, incluindo sobremesas. Nunca coloque o prato fundo ou qualquer recipiente com alimento líquido quente sobre a mesa. Use sempre um prato raso ou um sousplat como base. A sequência dos pratos é a seguinte: sousplat, prato raso, prato fundo. O prato de pão fica a no canto esquerdo da mesa acima dos garfos e guardanapos.

Guardanapos

Devemos colocá-los à mesa sempre dobrados com pontas certas, qualquer que seja o tecido.

Do: BBel

 

2 comentários para "Você sabe arrumar uma mesa?"


  1. FERNANDA VIEIRA

    Ana Paula,
    Que post legal, super informativo!!!! Ameiiii!
    Beijos!
    Fernanda Vieira

    • Ana Paula

      Obrigada Fernanda. É legal pra imprimir e deixar em casa… vai que uma hora vc precisa que um funcionário monte a mesa e a pessoa não domina as regrinhas. Bjs.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS