Inspiração libanesa na sala de jantar

9comentários

A imigração libanesa em São Luís foi a inspiração da arquiteta Ana Beatriz Murad para esta sala de jantar que compõe um dos ambientes da Casa Cor Maranhão. Móveis de família foram harmonizados com peças modernas e dois belos painéis feitos pela artista plástica francesa Dominique Jardy, além de duas peças móveis em muxarabi.

O móvel principal do ambiente é uma mesa de jantar que pertencia a senhora Zaquia Duailibe, uma libanesa de Zahle que veio para o Maranhão . O móvel que já passou por três gerações da família Duailibe hoje pertence a Samir Jorge Murad, marido da arquiteta.

O local onde foi montada a Sala de Jantar não tem janelas, e para dar leveza ao ambiente, Ana Beatriz projetou dois painéis que foram pintados por Dominique Jardy. Os painéis deram a profundidade que o ambiente precisava e a ilusão de real, hoje uma tendência nos projetos mais arrojados. “A Dominique veio especialmente para fazer os painéis. Um deles teve como inspiração uma foto de Marcos Stúdio e é a visão que se tem da Baía de São Marcos, a partir do Forte São Luís. O outro painel é de uma tamareira do quintal de Zaquia Dualibe. Por ter convivido com D. Zaquia, muitas vezes sentei nessa mesa, e uma das visões que tínhamos era de uma tamareira que foi representada em um dos painéis pintados por Dominique Jardy”, contou ao blog Ana Beatriz Murad.

Os aparadores que dão um ar moderno ao ambiente foram desenhados pela própria arquiteta e produzidos em mármore branco. Além deles, banquetas e o piso todo em porcelanato com tecnologia de madeira de demolição dão um tom de neutralidade que o ambiente pede.

Um dos detalhes que mais chamam atenção na sala é a mesa de jantar. Apesar de já ter passado por várias gerações, o móvel é atual. Uma prova é o desenho exclusivo das cadeiras – todas diferentes umas das outras.

Já falei várias vezes aqui no blog que a decoração de uma casa tem que contar a história da família e o que percebi é que mesmo sendo um ambiente de uma mostra de decoração, a Sala de Jantar projetada por Ana Beatriz Murad conta não só um pouco da história da família Duailibe como a própria história de São Luís. Gostei muito! Parabéns Ana! Beijos e até!!!

Mesa de jantar em madeira que pertenceu a Zaquia Duailibe. As cadeiras diferentes umas das outras tormam a peça bem atual. Ao fundo a pintura de Dominique Jardy mostra a vista da Baía de São Marcos a partir do Forte São Luís. A pintura é uma interpretação da artista de uma foto feita por Marcos Stúdio.  Foto: Carlos Brasileiro.

Detalhe do painel móvel em muxarabi – é um recurso criado pelos árabes (muito parecido com o combogó ) para fechar parcialmente os ambientes de maneira que quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém preservando sua intimidade (a principal função do muxarabi é proteger as mulheres de olhares masculinos). Foto: Carlos Brasileiro.

Painel pintado por Dominique Jardy que mostra a visão que a arquiteta tinha da tamareira que ficava no quintal da casa de Zaquia Duailibe. Foto: Carlos Brasileiro.

Aparador em mármore branco desenhado pela arquiteta Ana Beatriz Murad.  Foto: Carlos Brasileiro.

 Detalhes da mesa e cadeiras. O piso é todo em porcelanato com tecnologia de madeira de demolição.  Foto: Carlos Brasileiro.

 

Visão geral da Sala de Jantar de Ana Beatriz Murad. Foto: Carlos Brasileiro.

As peças de muxarabi são móveis e isso permite posicioná-las de acordo com a necessidade do ambiente. Foto: Carlos Brasileiro.

9 comentários para "Inspiração libanesa na sala de jantar"


  1. Joiarara

    Luís Junior, você tem mal gosto, vai aprender um pouco de cultura.

  2. Joiarara

    Parabéns Ana Beatriz, seu espaço está lindo !!!

  3. bibi

    achei lindo

  4. bibi

    ANA achei lindo parabens

  5. Luzia

    Linda sala de jantar… a mesa então nem se fala. Queria uma assim na minha casa. Parabéns Ana Beatriz.

  6. Carla

    Decoração simples, discreta e poética. A inspiração da arquiteta até me emociou.

  7. Raquel

    unir o moderno a móveis de família. combinação perfeita e de muito bom gosto.

  8. Daisy

    O ambiente de Ana Beatriz é a prova de que “menos é mais”. Parabéns à arquiteta pelo extremo bom gosto.

    • Ana Paula

      Concordo Daisy. Ficou belíssimo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS