As cores da Bouganville

0comentário

Recebi pedidos para falar sobre a variedade de cores da Bouganville ou Primavera como também é conhecida por aqui. Fiz várias pesquisas, mas achei um texto muito legal na revista Natureza e que acho que vai ajudar muito quem pretende ter essa espécie em casa. Essa foto foi feita em uma parte do meu jardim e mostra dois vasos com um dos tons que eu mais amo: o Pink. Beijos e até!!!

bouganvilletopiada

“Rosa-escuro, rosa-claro, vermelho, laranja, branco… são tantos os tons da primavera (Bougainvillea spectabilis) que a espécie é capaz de, sozinha, colorir todo um jardim. Junte a isso o fato de a planta desenvolver-se bem no Brasil – ela é nativa daqui –, ter portes variados conforme o cultivar e ser extremamente versátil – pode encobrir caramanchões, muros e fachadas, ser cultivada como arbusto, arvoreta e até em vasos. Está completa a lista de motivos para ela conquistar um espaço no seu jardim.

Até quem mora em apartamentos com varanda pode ter uma primavera em casa. Desde que o local receba bastante sol, é possível cultivar um bonsai de Bougainvillea. Por meio de podas também, é possível “moldar” a primavera para encher os vasos.

O jardineiro Marcos de Oliveira conta que tem alguns segredos para garantir uma florada exuberante. “Aplico NPK 13-5-13 duas vezes ao ano e NPK 6-18-12 um pouco antes do início da floração”. As regas são feitas a cada dois dias e podas bimestrais, apenas para controlar o crescimento dos ramos mais rebeldes.

Segundo Oliveira, a Bougainvillea não é muito sujeita a pragas: “O maior problema são as moscas brancas, que deixam as folhas manchadas”. Para evitar ataques e controlar infestações, ele aplica uma vez ao mês óleo de neem misturado com malation.”

Autor: Chistiane Fenyö (Revista Natureza)

Sem comentário para "As cores da Bouganville"


deixe seu comentário