Viabilidade dos municípios

0comentário

VIABILIDADE DOS MUNICÍPIOS

A criação desordenada de municípios, a grande maioria sem viabilidade econômica e sustentada pelos cofres da União, gerou problemas à administração pública.

A presença dessa miríade de municípios na vida brasileira teve uma única finalidade: dar empregos desnecessários a prefeitos, vereadores e funcionários.

Para remediar essa situação, cresce em Brasília um movimento visando mudar esse terrível quadro. Com base em estudos criteriosos, já se pensa em reunificar os municípios inviáveis ou fazê-los desaparecer do mapa.

CANDIDATOS À ACADEMIA

Menos de quinze dias do anúncio da abertura de inscrição à vaga do saudoso jornalista Neiva Moreira, já é visível a corrida de candidatos à Cadeira nº 16.

Até agora, três potenciais candidatos estão em campo e atrás dos membros da Academia Maranhense de Letras na busca de apoio e de votos.

Bento Moreira Lima, Natalino Salgado e Paulo de Tarso Nascimento Moraes não escondem a vontade de ingressar na Casa de Antônio Lobo, fato que certamente transformará a eleição em acirrada disputa.

LIVRO DE ELIR

Em homenagem ao pai, o saudoso empresário Jesus Gomes, o filho Elir escreveu um opúsculo.

Ao livro, o autor deu o título de “Jesus Gomes: sua vida, seus sonhos”, fazendo questão de não vendê-lo, mas ofertá-lo aos amigos e familiares.

A poderosa Coca-Cola, que adquiriu a fórmula do saboroso e inigualável Guaraná Jesus, inventada pelo próspero industrial maranhense,  assumiu o compromisso de reeditar o livro.

Em setembro, em homenagem ao quarto centenário de São Luís, o livro estará nas mãos do público, revisto e ampliado.      

 A VOLTA DE FORTUNATO

O médico Fortunato Bandeira, seguindo a tradição da família, já se lançou candidato a cargo político, elegendo-se vice-prefeito do município de Raposa.

Pelos serviços que continua prestando àquela comunidade, foi novamente convocado a participar da próxima luta eleitoral.

Fortunato, filiado ao DEM, deve ser mais uma vez candidato a vice-prefeito de Raposa, na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito, Felix Moreira, do PV.

CORDEIRINHO

O engenheiro maranhense, Antônio Cordeiro Filho, que vive a vida com sabedoria e tranqüilidade, trocou, anos atrás, São Luís pelo Rio de Janeiro, com moradia num belo apartamento em Ipanema, com vista para o mar.

Depois de um tempo na Cidade Maravilhosa, Cordeirinho passou boa temporada em Nova York.

Após curtir a Big Apple, com direito a desfrutar tudo de bom que a cidade tem e proporciona, mudou novamente de pouso: deixou Nova York pelo clima saudável e praiano de Miame, que considera “o Rio de Janeiro que deu certo”.

 JOÃOZINHO TRINTA

Não há nenhuma empresa privada e nem um órgão do governo do Maranhão entre os patrocinadores do filme “Trinta”, sobre o carnavalesco Joãozinho Trinta.

O apoio financeiro para a realização do filme vem da prefeitura de Paulínia, em São Paulo.

As filmagens já começaram e será rodado inteiramente no Rio de Janeiro, onde o carnavalesco projetou-se em 1974, vestindo a camisa do Salgueiro.

AMIGO FIEL

Este ano, a Escola de Samba Beija-Flor escolheu para enredo no desfile da passarela do samba, os quatrocentos anos de São Luís.

Como é sabido, o desfile não agradou aos jurados e a escola de Nilópolis desceu ladeira a baixo.

A Beija-Flor, na contramão de tudo e contrariando a todos, já escolheu o enredo para o carnaval de 2013: “Amigo fiel”, que vai falar de cavalos. 

MUSEÓLOGOS E ARQUEÓLOGOS

O prédio onde funcionava o Sioge foi cedido pelo Governo do Estado à Universidade Federal do Maranhão e à Petrobrás.

O antigo e amplo casarão, que se encontra em estado de completo abandono e ruína, será literalmente recuperado com recursos do governo federal.

No prédio, recuperado e adaptado, a Universidade Federal do Maranhão fará funcionar o Mestrado de História e a Petrobrás instalará o Museu de Arqueologia, que receberá as peças de valor artístico e cultural encontradas nas escavações realizadas na área da refinaria Premium.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, já pensando no futuro, projeta criar cursos de Arqueologia e Museologia, para atender à demanda de técnicos especializados nessas áreas.      

RETRATO FALADO

Depois de 38 dias do brutal assassinato do jornalista Décio Sá, finalmente, a Secretaria de Segurança divulgou o retrato falado do suspeito criminoso.

A semelhança física do retrato falado do suposto assassino com numerosos jovens de São Luís, em vez de ajudar a Polícia, poderá criar mais problemas na definição do crime.

Sem comentário para "Viabilidade dos municípios"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS