CURSO DE HISTÓRIA

0comentário

Dois cursos da Universidade Estadual do Maranhão, que estavam no campus Paulo VI, migraram para o Centro Histórico, local adequado para formação de arquitetos e historiadores.
Primeiro, o curso de Arquitetura, que passou a funcionar nas antigas instalações da Cemar.
Agora, o curso de História, depois de uma luta titânica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que, também, instalou-se na Rua da Estrela.
Na semana passada, o prédio do Curso de História foi solenemente inaugurado para alegria dos professores e dos alunos que batalharam onze anos para vê-lo funcionando num ambiente apropriado, pertinente e identificado com o passado maranhense.
CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS
No Maranhão, os políticos vibraram com a aprovação do projeto em que o Congresso Nacional delega competência à Assembleia Legislativa de criar novos municípios.
A presença de mais municípios em terras maranhenses, efetivamente, só rende bons resultados para políticos, os quais, segundo Winston Churchill, não pensam nas gerações, mas em eleições.
Quem acompanha a situação administrativa do Maranhão não vacila dizer que a triste realidade em que vive o interior do Estado só tem uma causa: a abundância de dezenas municípios desnecessários e que subsistem apenas em função de transferência de verbas federais, que além insuficientes, ainda são desviadas indevidamente, salvo algumas exceções, para os bolsos dos prefeitos.
COLETE DE AÇO
Se o senador José Sarney já era um homem forte e invulnerável às intrigas e infâmias assacadas pelos seus adversários e inimigos políticos, imagine-se agora que está mais imunizado e melhor protegido.
Essa proteção decorre do tratamento médico a que está submetido em São Paulo. Os ortopedistas que o assistem não deixaram por menos: exigiram o uso de um colete de aço para acabar com as dores nas costas que vinham lhe castigando.
CENTENÁRIO DE ORLANDO LEITE
O médico José Márcio Leite está programando um evento especial para comemoração do centenário de nascimento de seu saudoso pai, Orlando da Silveira Leite.
O evento ocorrerá no dia 14 de novembro e várias solenidades serão realizadas com o objetivo de reverenciar a memória de um homem que teve a sua vida dedicada ao ensino acadêmico, ao jornalismo e à política partidária.
Os contemporâneos do professor Orlando Leite serão convidados a participar da solenidade.
ASSÉDIO ÁS JOGADORAS
As moças contratadas no sudeste do país para representarem o Maranhão na superliga de vôlei estão fazendo um enorme sucesso em São Luís.
Como jogadoras e como tipos femininos. Se nas quadras são atletas de qualidade e que apresentam desempenhos que deixam os torcedores entusiasmados, fora das quadras deixam os maranhenses estupefatos e maravilhados com seus portes físicos e suas radiantes belezas.
Há quem ache que elas ainda não ganharam um jogo por conta da perturbação dos assédios masculinos, que intimamente gostam, mas não são correspondidos, face aos compromissos assumidos em seus lugares de origem.
VOLTOU À QUADRA
Desde que convocado, como suplente de deputado estadual, para assumir o mandato na Assembleia Legislativa, Fábio Braga abandonou as quadras de voleibol.
Com a volta do titular, Carlos Filho, ao plenário do Poder Legislativo, Fábio Braga retornou à prática do voleibol, que, aos domingos, é jogado na casa de veraneio do sogro, Mauro Fecury, na Praia do Araçagi.
Um pouco mais pesado, mas promete voltar à forma brevemente e no ponto de lutar para reconquistar o mandato parlamentar nas eleições de 2014.
REPRESENTANTES DE SARNEY
Na forma do Estatuto da Fundação da Memória Republicana Brasileira, o senador José Sarney, tem direito, como doador, de indicar dois nomes para representá-lo no Conselho Curador da Instituição.
Em ofício enviado à presidente da Fundação, Ana Graziela, o senador Sarney indicou Benedito Buzar e Pedro Costa para representá-los no Conselho Curador da FMRB.
CAFÉ OU CHOCOLATE?
Maria Thereza de Azevedo Neves, descendente de tradicional família maranhense que muito há contribuído para o enriquecimento de nossas letras, continua com brilhantismo essa vocação de seus antepassados.
Vocação que ela e o irmão, Américo, herdaram dos escritores de renome nacional – Artur e Aluísio Azevedo, bem como do pai, Emílio Azevedo, poeta, cronista e membro da Academia Maranhense de Letras.
Maria Thereza já havia nos brindado com livros de crônicas e contos, oferece agora uma obra romanesca, com o título de Café ou Chocolate, que, por modéstia e timidez, não quer lançar publicamente, preferindo, como fez com os outros livros de sua autoria, doar aos amigos.
BICENTENÁRIO DO TJ
Será no dia 4 de novembro, às 19 horas, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, o mega evento que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão vai comemorar seus 200 anos de instalação.
Nessa noite, o desembargador Antônio Guerreiro Junior, presidente do Poder Judiciário, presidirá a solenidade cujo ponto alto é a concessão a diversas personalidades da medalha comemorativa à auspiciosa efeméride.
QUASE NOVENTA
Nesta terça-feira, é dia de romaria à casa do poeta José Chagas.
Seus amigos e admiradores, ao longo do dia, fazem uma pausa em suas obrigações cotidianas para homenageá-lo pelo transcurso de seu aniversário. Enquanto alguns cantam, outros recitam as poesias de sua autoria, transformando a noite num autêntico sarau.
Os membros da Academia Maranhense de Letras religiosamente, como sempre fazem, marcarão presença na casa do confrade. Este ano, prometem fazer uma boa surpresa ao poeta.
Só estarão ausentes os acadêmicos Ubiratan Teixeira e Milson Coutinho. O primeiro submeteu-se a uma delicada cirurgia no Hotel São Domingos; o segundo viajou para São Paulo, onde provavelmente será operado.
HOMENAGEM A CATULO
Nesta quinta-feira, às 19 horas, a Academia Maranhense de Letras abre as portas para uma homenagem especial ao poeta Catulo da Paixão Cearense, no seu sesquicentenário de nascimento.
O evento contará com a presença da Orquestra de Câmara da Escola de Música que fará um concerto pautado nas obras musicais do grande intelectual maranhense.
O concerto será aberto ao público.
QUASE CEM
Se estivesse vivo, nesta última terça-feira (15 de outubro), a numerosa família estaria reunida para, junto com os amigos, festejar data tão importante.
Os 99 anos do saudoso Alfredo Duailibe, que na sua trajetória de vida, como médico e político, só deu sobejas demonstrações de virtude profissional e retidão moral.
No ano que vem, quando o Dr. Alfredo completa centenário de nascimento, o seu neto, Alfredinho, arregimenta-se para festejar a efeméride em grande estilo.
COSTEIRA DINAMAR
Quem atravessou a ponte sobre o Rio Anil na manhã da última quarta-feira, deve ter observado a movimentação de um helicóptero que sobrevoava insistentemente uma de canoa de vela colorida em manobra no cais da Sagração.
O cuidadoso ritual chegou até o porto do Estaleiro Escola, onde ocorria a solenidade de entrega do título de Patrimônio Cultural à canoa costeira Dinamar, conferido pelo IPHAN.
Trata-se de nova modalidade de proteção cultural na forma de tombamento de um bem móvel, mas de natureza etnográfica, ou seja, em vez de ser preservado em museu, continua servindo à comunidade e cumprindo as funções para as quais foi construído.

Sem comentário para "CURSO DE HISTÓRIA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS