MIGRAÇÃO DE HOMICÍDIOS

0comentário

Nos últimos anos, houve significativa migração de homicídios no país.
O sudeste, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, encabeçavam a lista dos estados onde mais se praticavam crime de mortes no Brasil.
De uns anos para cá, contudo, essa estatística vem passando por sensível alteração. Enquanto o Rio de Janeiro e São Paulo desencadearam agressivas políticas contra os homicídios, Pará, Maranhão, Pernambuco e Bahia assumiram o ranking de ocorrências de crimes contra a vida.
Nesses estados do Norte e Nordeste do país, a violência cresce em proporção geométrica e o combate sistemático ao crime cresce em proporção aritmética. Se não houver uma política eficaz e forte para punir o crime e os criminosos, essa proporção tende a aumentar e deixar a sociedade insegura e em pânico.
NA POLE POSITION
Os órgãos de trânsito do país asseguram que grande parte dos acidentes, fatais ou não, resulta das imperícias, imprudências ou negligências dos motoqueiros.
De acordo com os registros dos Detrans, em dez estados já existem mais motocicletas do que carros em circulação.
O Maranhão, por exemplo, é o campeão nacional de motocicletas e ultrapassaram o dobro do número de carros.
Na capital e no interior, as motos são os maiores meios de transporte de locomoção, mas também são acusadas pelo maior aumento de óbitos.
CONSUMO DE PERU
O Natal deste ano foi o que apresentou o maior consumo de peru em São Luís.
Dias antes da noite natalina, já não se encontrava mais peru em qualquer supermercado da cidade.
A falta da ave não foi por causa da pouca disponibilidade nos supermercados, que estavam todos preparados para atender a demanda, só que voracidade dos consumidores foi maior.
Este ano, não foi apenas a classe privilegiada que consumiu o peru. Os setores médios e menos dotados da sociedade mostraram-se dispostos a devorar a saborosa carne da ave a qualquer preço.
DESEMPENHO DO JUDICIÁRIO
O desembargado Antônio Guerreiro prometeu que este ano o Tribunal de Justiça do Maranhão realizaria um esforço para cumprir a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça no que se refere ao julgamento de ações de anos passados.
O Judiciário maranhense pode não ter cumprido totalmente a meta do CNJ, mas teve um desempenho altamente satisfatório, pois julgou quase 60 por cento da meta.
A previsão era de que este ano os Tribunais estaduais julgassem 114.308 ações, mas só 61.308 processos de improbidade administrativa, entre os quais está o de corrupção, foram analisados.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Há quem pense que em final de ano apenas as lojas que vendem artigos para presentes faturam bem.
Os que assim pensam, não sabem que as lojas de material da construção civil faturam tanto ou mais que as especializadas em presentes.
Motivo: comprovadamente dezembro é o mês de maior procura de material da área de construção civil, porque ricos, remediados e pobres gostam de festejar o Natal e o Ano Novo com as casas ou apartamentos bem arrumados e limpos e preparados para receberem a ornamentação natalina e Papai Noel.
RESSURREIÇÃO DE ALEMÃO
Cláudio Vaz dos Santos, mais conhecido por Alemão, apelido que carrega desde seus primeiros anos de vida, não foi bem contemplado em 2013 no que diz respeito à saúde.
Passou por maus bocados e por pouco não viajou para o andar de cima. Mas com é forte, saudável e teve uma boa assistência médica, deu a volta por cima e ressurgiu das cinzas.
Os filhos e netos, no dia 24, organizaram um lauto café da manhã, na residência da filha Cláudia, no Olho D’água, chamaram os amigos mais íntimos de Alemão para comemorarem em grande estilo seu aniversário e sua bendita ressurreição.
ESCAPOU FEDENDO
O deputado federal Domingos Dutra por muito pouco ficaria sem mandato no ano que se aproxima.
Na tentativa de oxigenar o PT, a direção do partido limitou o número de mandatos de seus parlamentares.
Pela regra, os senadores petistas não poderão ter mais de dois mandatos e os deputados federais mais de três.
Como Dutra já se elegeu três vezes deputado federal pela legenda do PT, se não tivesse se transferido para outro partido, como o fez, estaria de fora das eleições de 2014.
CANDIDATURA DE MARRECA
Quando terminou sua gestão à frente da prefeitura de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca projetava ser candidato às eleições de 2014.
O seu propósito era candidatar-se a deputado estadual. Depois de profunda meditação e de pesar os prós e os contras, mudou de ideia e decidiu dar um pulo mais alto.
Em vez da Assembleia Legislativa, quer ir para Brasília e representar o Maranhão na Câmara de Deputados.
Em última instância, quem vai dizer se ele está certo ou não é o eleitorado.
CABRAS E BODES
Antes de o ano acabar, o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, começou a executar o projeto que é o maior sonho de sua vida: criar bodes e cabras.
Para isso, comprou uma fazendola em Vargem Grande e para lá já transferiu quase todos os caprinos que criava em sua própria residência, em São Luis.
A partir deste ano, Maurício quer dividir o seu tempo entre a secretaria que comanda e sua propriedade em Vargem Grande, município que dispõe das melhores condições ambientais para a criação desses animais, cuja carne ele pretende comercializar no mercado maranhense.
MÉDICOS CUBANOS
As populações dos povoados maranhenses beneficiadas com a presença de médicos cubanos estão mais do que satisfeitas.
Os profissionais da terra de Fidel Castro são atenciosos e atendem bem os moradores, muitos dos quais só sabiam o que era médico quando precisavam ser consultados nas sedes municipais.
Preparados para o atendimento de doenças que atacam as populações mais carentes, os cubanos, por meio da medicina preventiva, estão prestando relevantes serviços no interior do Estado, especialmente em regiões nunca assistidas por médicos.
FUNDAÇÃO DA CODOMAR
A 28 de dezembro de 1973, há 40 anos, era constituída a Companhia de Docas do Maranhão, para exploração do Porto do Itaqui.
A Codomar ficou sob o controle da Empresa de Portos do Brasil, a Portobrás.
Sua primeira diretoria ficou assim constituída: Capitão de Fragata e engenheiro civil, Washington Viégas, presidente; engenheiro civil, Bento Moreira Lima, diretor-técnico; Benedito Salim Duailibe, diretor-administrativo.
A Companhia de Docas do Maranhão, sob o comando dessa competente diretoria, prestou inestimáveis serviços ao nosso Estado.

Sem comentário para "MIGRAÇÃO DE HOMICÍDIOS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS