AS EFEMÉRIDES MARANHENSES DE 2014

0comentário

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra efeméride tem os seguintes significados: fato importante ou grato ocorrido em determinada data; comemoração importante de uma data; livro ou agenda em que se relacionam os acontecimentos de cada dia; obra que registra fatos ocorridos no mesmo dia do ano em diferentes anos; obra em que se narra o dia a dia de certa personagem.
Qualquer uma dessas definições serve para o que me proponho realizar neste espaço que ocupo aos domingos no Alternativo do EMA, onde emito opinião ou faço considerações a respeito de algum fato ou episódio que tenha chamado a minha atenção e seja do interesse da sociedade.
O intróito acima serve para dizer que a cada ano novo costumo fazer um exercício prazeroso: pesquisar e inventariar as efemérides mais importantes e relevantes que aconteceram no Mundo, no Brasil e no Maranhão.
Este ano, deixo o egoísmo de lado para dividir e levar ao conhecimento dos que me lêem o resultado de um levantamento sobre as efemérides transcorridas há vinte, cinqüenta, cem e cento e cinqüenta anos, que merecem, algumas mais, outras menos, ser reverenciadas, lembradas, evocadas e comemoradas.
Como o espaço destinado à “Roda Viva” é de pequena dimensão, reservo-me ao direito de não registrar as efemérides ocorridas no Mundo e no Brasil. Limitar-me-ei apenas a pontuar as acontecidas no Maranhão, nos anos de 1994, 1964, 1914 e 1864, correspondentes às datas redondas e em que se deram as efemérides vintenárias ou de 20 anos, cinqüentenárias ou de 50 anos, centenárias ou de 100 anos e sesquicentenárias ou de 150 anos.
EFEMÉRIDE VINTENÁRIA – Apenas uma merece registro especial: a que diz respeito à eleição da primeira mulher no Brasil a assumir um governo estadual: Roseana Sarney, empossada no cargo de governadora do Maranhão, nas primeiras horas do dia 1º de janeiro de 1995. Eleita em novembro de 1994, pela coligação Frente Popular, derrotou o mais antigo adversário do grupo Sarney: Epitácio Cafeteira. Por não conseguir votação suficiente para ganhar no primeiro turno, Roseana disputou o segundo turno e suplantou o seu opositor por uma diferença em torno de 18 mil votos.
EFEMÉRIDES CINQUENTENÁRIAS – São aquelas que marcaram o ano de 1964, em se deflagrou o movimento militar que depôs o presidente da República João Goulart e levou o país à instalação de uma draconiana ditadura. O movimento insurrecional repercutiu no Maranhão, onde alguns eventos políticos ganharam destaque, como estes: na Câmara Federal, com base no Ato Institucional nº 1, o comando revolucionário em 9 de abril de 1964, cassou o mandato do deputado Neiva Moreira, suspendeu os seus direitos políticos por dez anos e ainda foi preso e exilado; em São Luis, no dia 25 de abril de 1964, deu-se a cassação do mandato dos deputados estaduais Benedito Buzar e Sálvio Dino, pela Assembleia Legislativa, utilizando um projeto de resolução esdrúxulo, ilegal e arbitrário, feito sob pressão dos militares; o empresário maranhense, Haroldo Cavalcanti, que se achava na presidência da Confederação Nacional da Indústria e apoiava o presidente João Goulart, e por ser também presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, foi sumariamente afastado da direção da CNI e da Fiema, entidade que teve a sua Carta Sindical cassada e deixou de funcionar durante dois anos.
EFEMÉRIDES CENTENÁRIAS – Ante a renúncia do governador eleito Urbano Santos, e no que foi acompanhado pelos três vice-governadores, procedeu-se nova eleição para suceder a Luis Domingues. Com a realização de novo pleito, elegeu-se o intelectual Herculano Parga, que assumiu o governo do Maranhão a 26 de abril de 1914. A renúncia de Urbano Santos permitiu a ele, em 1º de março de 1914, tomar posse como Vice-Presidente da República, eleito na chapa do presidente Venceslau Brás. No contexto das efemérides centenárias, convém ainda ressaltar o nascimento de quatro ilustres maranhenses: dois intelectuais e dois políticos. Entre os intelectuais, Ignácio Rangel, economista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, nascido em São Luis a 20 de fevereiro, e Odilo Costa, filho, poeta, jornalista e membro das Academias Brasileira e Maranhense de Letras, nascido em São Luis em 14 de dezembro; entre os políticos, Remy Archer da Silva, engenheiro, nascido em São Luis a 5 de julho, e Alfredo Salim Duailibe, médico e professor universitário, nascido em São Luís a 19 de outubro. Outro evento auspicioso neste ano foi a fundação em 16 de abril, em São Luis, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Maranhão, de cuja diretoria faziam parte os médicos Oscar Galvão, Amaral de Matos, Aníbal de Pádua, Luis Neto Guterres, Tarquínio Lopes Filho, José Murta.
EFEMÉRIDES SESQUICENTENÁRIAS – Cinco figuras estelares da cultura maranhense estão entre as que marcaram o ano de 1864. A 21 de fevereiro nasceu em Caxias, Henrique Maximiliano Coelho Neto romancista, poeta, jornalista, patrono da Academia Maranhense de Letras e membro e presidente da Academia Brasileira de Letras; Justo Jansen Ferreira, nascido em Caxias, a 16 de março. Médico, professor, publicista e membro da Academia Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; a 14 de julho, falece em São Luis, Trajano Galvão de Carvalho, nascido em Vitória do Mearim. Poeta satírico, tradutor e filólogo; falecimento de Odorico Mendes, a 17 de agosto, em Londres. Nasceu em São Luis. Filósofo, orador, poeta, jornalista, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Real Academia das Ciências de Lisboa e patrono das Academias Brasileira e Maranhense de Letras; Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias e faleceu a 3 de novembro, em naufrágio, na costa maranhense. Poeta, poliglota, historiador, etnólogo, teatrólogo.

Sem comentário para "AS EFEMÉRIDES MARANHENSES DE 2014"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS