ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL

0comentário

O Governo Federal, através dos Ministérios do Turismo e da Cultura, vem incentivando os Governos estaduais à adoção de uma vertente de turismo que tem sido bem explorada na Europa.
Trata-se da chamada “arqueologia industrial”. São prédios que abrigaram fábricas importantes e hoje estão em ruínas ou abandonadas.
A recuperação desses imóveis pode fazê-los ressurgir como pólos turísticos ou de cenários para eventos artísticos e culturais.
No Maranhão, a política da “arqueologia industrial”, já vem sendo aplicada, ainda que vagarosamente, por entidades públicas e privadas.
Do extraordinário acervo que existia em São Luís em torno de 13 fábricas, algumas foram transformadas pela iniciativa privada em projetos comerciais ou residenciais, outras foram restauradas pelo setor público, a exemplo, das fábricas Anil e Cânhamo.
Um terceiro imóvel está sendo recuperado com recursos do Ministério do Turismo: a fábrica Santa Amélia, onde a Universidade Federal do Maranhão instalará os cursos de Hotelaria e Turismo.
MENOS BARRIGA
Na próxima semana, quando chegar ao Tribunal de Justiça, do qual foi presidente até recentemente, o desembargador Antônio Guerreiro poderá não ser reconhecido pelos funcionários e colegas.
Motivo: ele vem de submeter-se a uma cirurgia bariátrica, para livrar-se do excesso de peso que carregava no corpo e que já prejudicava até sua mobilidade.
A intervenção cirúrgica, aliás, bem-sucedida, feita no Hospital São Domingos, foi realizada pela equipe do competente médico José Valadão.
MEIO SÉCULO DE GUEDES
Na última quarta-feira, o ex-comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Carlos Henrique Guedes, completou 50 anos.
Ele, atualmente, presta serviços profissionais em Washington, onde como militar competente e probo, realiza atividades atinentes ao Exército brasileiro.
Em São Luis, onde comandou o 24º BC com eficiência e seriedade, conquistou numerosos amigos e admiradores, continua sendo lembrado e reverenciado.
De três fraternos amigos de São Luís – Alberto Tavares, Benedito Buzar e Zildene Falcão, ele ouviu, por telefone, mensagens de congratulações pela auspiciosa e marcante data.
BICICLETAS E MOTOS
Segundo levantamento dos órgãos de Segurança do Estado, em São Luis, os veículos mais usados pelos bandidos em crimes de assaltos não são os automóveis.
São bicicletas e motos. Através desses meios de transportes, mais fáceis de serem conduzidos e manipulados, os assaltantes invadem as ruas e os bairros da cidade em busca de suas vítimas.
Geralmente esses veículos chegam ao domínio dos bandidos por ações criminosas. São produtos de roubos efetuados em pessoas não dotadas de boas condições financeiras, que as usam como meio de transporte para o trabalho ou atividades domésticas.
PREPARAR OS BOLSOS
Depois da gastança do final de ano, não é nada agradável o ano que se inicia, com respeito aos compromissos anuais obrigatórios.
O único mês que deixa o bolso da gente aliviado é janeiro.
A partir de fevereiro, as nossas casas são invadidas por carnês relativos ao IPTU e IPVA.
Em abril, o ônus é maior face à prestação de contas à Receita Federal e do pagamento, parcelado ou integral, do Imposto de Renda.
CACHÊ DE ROBERTO CARLOS
O cantor brasileiro de cachê mais alto no Brasil é Roberto Carlos, que, apesar dos anos, continua sendo o preferido por todas as classes sociais.
O cachê atualmente cobrado pelo “Rei” gira em torno de 3 a 5 milhões de reais.
A primeira vez que Roberto Carlos apresentou-se em São Luis, nos meados de 1970, foi trazido por Cláudio Alemão e o show realizou-se no antigo campo do Moto Clube.
À época, o empresário do “Rei” não cobrou cachê, mas exigiu toda a renda de sua apresentação.
YOGGI NO CEUMA
As aulas da Universidade Ceuma recomeçam amanhã. Quando os alunos ingressarem na instituição vão se deparar com uma novidade.
A presença de uma praça de alimentação em processo de construção, mas já com alguns atrativos em funcionamento.
Dentre os quais a presença dos produtos Yoggi, sob o comando de Rodrigo Buzar.
MARANHENSES NO CHILE
Até pouco tempo, Buenos Ayres era a cidade da América do Sul que detinha a preferência dos turistas maranhenses.
De uns anos para cá, Santiago do Chile passou a fazer parte do roteiro de viagem de nossos conterrâneos, que passaram a subtrair da capital da Argentina boa parte da grana que ali gastavam.
Neste último final de ano, foi de tal modo marcante a presença de maranhenses na capital chilena, que chegou a chamar a atenção das turistas Eliza Nascimento Silva e Ana Maria Aboud, que lá passaram o réveillon.
TABLETS COMO PRESENTES
Este ano não foi igual aos passados para as lojistas que vendem brinquedos para crianças.
O número de bonecas, para meninas, e de carrinhos, para meninos, diminuiu consideravelmente.
Os lojistas acreditam que a queda nas vendas desses brinquedos deveu-se à internet, que estimularam as crianças a pedir tablets de presentes de Natal.
FERIADOS DE 2014
Para quem gosta de aproveitar os feriados nacionais e municipais para esticar um bom fim de semana, 2014 até que é um ano favorável a essas vilegiaturas.
Sem falar em 1º de janeiro e 25 de dezembro, datas mundialmente festejadas, teremos no Brasil os seguintes feriados: 4 de março, terça-feira de carnaval; 18 e 21 de abril, respectivamente, sexta-feira da Paixão, e Tiradentes, segunda-feira; 1º de maio, Dia do Trabalho, quinta-feira; 19 de junho, Corpus Christi, quinta-feira.
Não se pode contar com 7 de setembro( Independência), 12 de outubro (Ação de Graças) e 15 de novembro (Proclamação da República) pois todos serão domingos.
Em compensação, os três feriados municipais se prestarão às esticadas: 28 de junho (São Pedro), será sábado, 8 de setembro (Fundação de São Luis) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) cairão na segunda-feira.
DOUTOR MARIDO
Chama a atenção de quem transita pela Avenida Castelo Branco uma placa colocada no andar superior de uma loja.
Nela, um anúncio nada comum e instigante: “Doutor Marido”.
Abaixo, um letreiro explica: “Se precisar de uma pessoa que faça qualquer tipo de conserto doméstico, telefone para……”

Sem comentário para "ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS