O PRESIDENTE DO STF E O MARANHÃO

0comentário

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que desfruta da admiração do povo maranhense, certamente ganhará mais prestígio em razão de uma palestra feita por ele, na semana passada, em Londres, na Universidade King’s College London.
Ao se referir sobre a situação das penitenciárias brasileiras, além de taxá-las de infernos, disse que os presos são de responsabilidade dos estados e que o papel do governo federal é de pequena monta.
Sobre os problemas recentemente ocorridos em São Luis disse com muita propriedade: “As penitenciárias e os presos são questões que os políticos brasileiros dão pouca importância porque não têm retorno eleitoral”. E completou sabiamente: “O problema carcerário não é apenas do Maranhão, mas de todo o país”.
PREJUÍZO AO TURISMO
Vejam como o problema da penitenciária e dos presos de Pedrinhas, explorado maldosamente pela mídia do sudeste brasileiro, acarretou prejuízos incalculáveis ao turismo maranhense.
Chegou às mãos do secretário de Turismo, Jura Filho, uma correspondência do empresariado hoteleiro de São Luis, dando conta de que todas as reservas feitas por turistas nacionais e estrangeiros, no mês de janeiro, foram canceladas.
Na próxima reunião do trade turístico nacional, Jura Filho vai denunciar o fato e apontar os malefícios causados ao Maranhão por conta de uma campanha de teor político, com total apoio e cobertura da mídia interessada em prejudicar o turismo no Nordeste.
PEDRAS NO CAMINHO
Os acontecimentos trágicos ocorridos na Penitenciária de Pedrinhas e as denúncias de que a Fonte das Pedras, em São Luis, encontra-se em completo abandono, estão deixando os supersticiosos de orelha em pé.
Não é à toa que os habitantes das cidades de Pedreiras e de Lago da Pedra estão tratando de exorcizar os maus espíritos, principalmente nesta época chuvosa em que o Rio Mearim ameaça invadir as populações ribeirinhas.
DUPLA COMEMORAÇÃO
Antônio Augusto Nogueira Santos (Manga Rosa) e Ana Luíza comemoram, na quinta-feira passada, um duplo acontecimento.
Os cinquenta anos de completa união e felicidade do casal e o aniversário do chefe da família.
Reuniram os familiares e amigos no antigo Expand, onde foi festejado o duplo evento com alegria, descontração, boa música e comida de qualidade.
PRETENSO CANDIDATO
Não é à toa que Joaquim Haickel faz parte da Academia Maranhense de Letras.
Ao receber da Casa Civil do Governo do Estado um comunicado se pretendia ou não ser candidato a algum cargo eletivo nas eleições deste ano, respondeu de forma negativa.
Explicação de Joaquim: – Como pretender é um verbo transitivo, do tipo irregular, que significa ter a intenção de aspirar, desejar, poderei nas proximidades do prazo de desincompatibilização, mudar de opinião e lançar-me candidato.
MÚSICA CARNAVALESCA
O advogado José Carlos Silva Sousa não sabia que a letra de um soneto de sua autoria, depois de musicado para o ritmo carnavalesco, faria tanto sucesso e pode ser uma das marchinhas mais cantadas na folia deste ano em São Luis.
A sua alegria é tão grande que já pensa participar em 2015 do Festival de Música Carnavalesca do Maranhão.
E com várias composições.
PAI E FILHA
Nas próximas eleições de prefeitos, em 2016, o eleitorado do município de Santa Luzia do Paruá terá a oportunidade de votar numa chapa bem harmonizada do ponto de vista familiar.
Os Ayoub, Riod, pai, e Márcia, filha, vão disputar os cargos de prefeito e vice, para atenderem ao clamor popular que pede a volta de Riod à gestão da cidade.
A presença de Márcia na chapa representa o seu ingresso na vida pública e no município de Santa Luzia do Paruá, onde o pai realizou boa administração.
ÉTICA POLÍTICA
Não é por acaso que o senador João Alberto preside a Comissão de Ética do Senado da República.
Desde que lançou o filho para candidato a deputado federal às eleições deste ano, por coerência e ética, deixou de comparecer à sede do PMDB, do qual é o presidente do diretório regional.
Assim procede para ninguém dizer que está usando a máquina do PMDB em benefício do filho.
FLORES NO CARNAVAL
Não sei se as lojas da Rua Grande se prepararam para a grande novidade do carnaval deste ano.
No Rio de Janeiro, aquelas flores coloridas que a personagem Márcia, vivida pela atriz Elizabeth Savala, na novela Amor à Vida, são as grandes atrações da folia e estão vendendo como água.
FORA DA COPA
O setor do turismo nacional lamenta que Gastão Vieira e Flávio Dino não estejam à frente do Ministério do Turismo e da Embratur por ocasião da realização da Copa do Mundo.
Pelo fato de serem candidatos a cargos políticos no Maranhão não estarão nos órgãos que foram sobremodo importantes nos preparativos do campeonato mundial de futebol.
Foram os dois maranhenses que se desdobraram, durante meses a fio, para fazer com o que o governo brasileiro assumisse compromissos de grande monta junto à Fifa.
BOCA TAPADA
Os jogadores, técnicos e dirigentes do futebol inventaram a moda de falar com a boca tapada, para que a imprensa não descubra os que estão dizendo.
Em São Luis, esta moda chegou, mas não vem sendo usada pelos astros da bola.
São os políticos que começaram a falar de boca tapada, mormente quando estão nas proximidades de jornalistas e blogueiros.
CONVERSA POLÍTICA
Um grupo de ex-deputados, que não deseja mais disputar cargos políticos, convidou o senador José Sarney para uma conversa de cunho evidentemente político.
O senador topou e a reunião realizou-se no final da tarde da última quinta-feira, na sede do PMDB, e que, pelo que nela foi tratado, teve um prolongamento inesperado.
Participaram da conversa, que girou em torno de problemas do Maranhão, os ex-deputados Joaquim Haickel, Benedito Buzar, Remi Ribeiro, Eliezer Moreira, Fabiano Vieira da Silva, Enoc Vieira, Jura Filho, Aparício Bandeira e advogado Couto.

Sem comentário para "O PRESIDENTE DO STF E O MARANHÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS