LEI ANTICORRUPÇÃO

0comentário

Os empresários maranhenses estão preocupados com as repercussões da Lei Anticorrupção, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente da República, Dilma Roussef.
Como a lei vai valer nas eleições deste ano, o empresariado, especialmente aquele que costuma ajudar os candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, quer saber detalhadamente sobre as pegadinhas da legislação.
Com esse objetivo, pretendem se reunir, primeiro com advogados, depois com políticos, para uma avaliação sobre o repasse de recursos aos postulantes aos cargos eletivos, sem o risco de serem penalizados por infrações a uma lei que pretende fazer com que as eleições no Brasil sejam mais limpas.
PRÉDIO DA EDUCAÇÃO
Sem negligenciar os grandes problemas do sistema educacional no Maranhão, um incomodava sobremodo o secretário de Educação, Pedro Fernandes: a quantidade de prédios que o Governo do Estado paga para abrigar as diversas repartições do órgão que dirige.
São 19 imóveis espalhados em toda a cidade, quase todos inadequados ou incompatíveis ao cumprimento das atividades e ações exigidas pela máquina educacional.
Pensando minorar esse grave problema, que se arrasta ao longo do tempo, Pedro Fernandes correu atrás de um prédio em condições físicas de alojar grande parte das repartições da Secretaria de Educação.
Afinal, encontrou o imóvel sonhado: o ex-Hotel São Francisco, construído pelo saudoso hoteleiro Moacir Neves. Para ele, após ampla restauração e adaptação, serão transferidas 15 repartições da SECMA, fato que livrará o Estado de uma onerosa despesa.
WIILIAM NAGEM
O Maranhão perdeu um de seus grandes empresários: William Nagem, que há anos sofria de uma doença degenerativa, que o tirou das várias atividades produtivas que abraçara.
Ele, Alberto Abdala, Jorge Mendes, Carlos Gaspar, Luiz Alfredo Neto Guterres e outros lutaram incansavelmente para a Federação das Indústrias do Maranhão, em 1968, recuperar a sua Carta Sindical, cassada em 1964 pelo regime militar.
Pela sua atuação empresarial, conquistou incontestável liderança no meio produtivo maranhense, mas ser desejar ser presidente da Federação das Indústrias ou da Associação Comercial do Maranhão. Gostava de ficar na retaguarda.
ANOTEM O NOME
Os candidatos à Câmara Federal anotem esse nome: Márcio Coutinho.
Poderá ser um dos candidatos mais fortes às eleições deste ano, especialmente se a deputada Nice Lobão não postular a reeleição.
Se isso acontecer, Márcio Coutinho será o candidato que o ministro Edison Lobão e o senador Lobão Filho vão apoiar à Câmara de Deputados.
BRIGA DE MULHERES
Não é à toa que José Almir Neves Tavares da Silva diz que o Maranhão é o estado da Federação que difere dos outros.
Eis mais um caso para reforçar a tese de Zé Almir: enquanto os presos dentro da Penitenciária de Pedrinhas brigam entre si, as mulheres dos sentenciados brigam do lado de fora por causa deles.
BEIJO GAY
A novela “Amor à Vida” está fora do ar há mais de 15 dias, mas a cena do beijo entre os personagens Felix e Nico continua na ordem do dia e gerando discussões frenéticas.
Pelo que ouvi, as opiniões continuam divididas. Enquanto os moralistas e preconceituosos acham que a cena foi despropositada e acintosa aos bons costumes, os liberais defendem ardorosamente aquele gesto cênico, tão comum nos dias correntes e já visto em todas as cidades do país.
A propósito: ninguém se espante de ver neste carnaval cenas iguais ou mais avançadas entre gays nos bailes e nas brincadeiras de ruas de São Luis.
Em tempo: a cena final da novela, a da conciliação entre o pai, César, e o filho, Felix, indiscutivelmente foi a mais bonita e terna da história da televisão brasileira.
LINO OPERADO
Mais um membro da Academia Maranhense de Letras acaba de passar por uma cirurgia cardiológica.
Agora foi Lino Moreira, que já saiu de São Luis com este diagnóstico, mas confirmado pelo competente cardiologista maranhense, José Eduardo Moraes Rego.
A cirurgia realizou-se no Hospital do Coração, em São Paulo, e Lino, que estava com quatro artérias obstruídas, encontra-se em plena recuperação, com o seu coração revigorado por duas safenas e duas mamárias.
ANIVERSÁRIO DE CELSO
Celso Rocha, uma das figuras humanas mais conhecidas e bem humoradas da cidade, mudou de idade e sempre que isso acontece é festivamente comemorada.
Uma bacalhoada, preparada pelo próprio aniversariante, um especialista no ramo da culinária, foi oferecida aos que fazem parte de sua relação de amizade.
Celso completou 78 anos, mas vive em boa forma física e técnica.
SUSTO EM ITAPECURU
As primeiras notícias chegadas a Itapecuru a respeito do falecimento de Nonato Buzar deixaram a cidade assustada e pesarosa.
Rapidamente a noticia espalhou-se e dava conta de que o falecido era o jornalista Benedito Buzar.
Os telefones da casa de pseudo falecido só pararam de tocar quando tudo foi esclarecido. Algumas lojas em Itapecuru, onde Buzar é super querido e estimado, chegaram a fechar as portas e as emissoras de rádio encerraram a programação.
SHOW OPINIÃO
Quem não assistiu ao show Opinião, que tanto sucesso fez no Rio de Janeiro, há 50 anos, se quiser, poderá vê-lo novamente nesta temporada teatral.
O espetáculo musical, com a participação dos cantores Zé Keti, Nara Leão e João do Vale, considerado o primeiro libelo contra o regime militar de 1964, voltará ao cartaz no Teatro de Arena, onde foi apresentado originalmente.
Foi nesse show, com direção de Augusto Boal e texto de Oduvaldo Viana Filho, Paulo Pontes e Armando Costa, que o compositor maranhense João do Vale se tornou nacionalmente com a música Carcará, de sua autoria.
HONORIS CAUSA
Outro imortal da Academia Maranhense de Letras receberá na segunda quinzena de abril o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade Estadual do Maranhão.
Desta feita, o professor Antônio Martins de Araújo, presidente da Academia Brasileira de Filologia, com sede no Rio de Janeiro.
O homenageado receberá a outorga em solenidade na Casa de Antônio Lobo. Na mesma noite, os acadêmicos Jomar Moraes e Marialva Montalverne Frota também serão agraciados pela Uema. O primeiro, com a Medalha do Mérito Gomes de Sousa; o segundo, com o Título de Professor Emérito.
SEM CHORO, COM VELA E MÚSICA
A cidade de Itapecuru assistiu, na tarde de terça-feira, uma solenidade fúnebre inédita. Em vez de choro, mas com vela e música, o sepultamento do cantor e compositor Nonato Buzar, que antes de morrer pediu para ser enterrado em sua terra natal.
A cantoria, à base de músicas do falecido, teve como maestros os compositores e parceiros de Nonato, Gerude e Nosli, que, emocionados, participaram do velório ao lado dos parentes e conterrâneos do morto.
Os itapecuruenses atribuíram a Nonato um milagre na hora de seu enterro. Um violento temporal que ameaçava desabar sobre a cidade não caiu. Também uma bandeira do Fluminense, time do coração do falecido, surgiu de repente no velório e com ele foi enterrada.
Uma amiga de Nonato, a pró-reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Maranhão, Maria Eliza Lago Borges, compareceu ao velório e, com a sua bela voz, cantou em homenagem ao falecido a música de sua autoria, Olho D’Água.

Sem comentário para "LEI ANTICORRUPÇÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS