DESPESAS IRREGULARES

0comentário

Esta semana, o Conselho Nacional de Justiça poderá submeter à apreciação do plenário um volumoso processo que tem tudo a ver com o Tribunal de Justiça do Maranhão.

Trata-se de denúncia segunda a qual o TJ teria praticado despesas irregulares com passagens aéreas e diárias para 31 juízes, 2 desembargadores e 3 servidores.

Essas despesas seriam destinadas à participação de magistrados e serventuários da Justiça em cursos de segurança pessoal realizados na Flórida, nos Estados Unidos.

SECRETÁRIOS DESCONHECIDOS

Nessa frota de nomeados para os cargos do primeiro escalão do governo, independentemente dos méritos pessoais de cada um, há uma unanimidade em torno deles: são todos desconhecidos nos meios técnicos e políticos.

Parece que a governadora Roseana Sarney os nomeou de cabeça pensada, ou seja, convocou figuras pouco conhecidas na cidade, mas que poderão se revelar bons agentes administrativos.

O que o Maranhão espera de gente como Antônio Manuel Silvano Neto, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Marcos Fernando Jacinto, Gestão e Previdência, Akio Valente, Fazenda, Fernando Lima, Ciência e Tecnologia, Pamela Batista, Articulação Institucional, José Raimundo Frazão, Infraestrutura, recentemente nomeados, que saiam do anonimato, mas sem se comprometerem com deslizes e maracutaias.

DESEJO DE RICARDO

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, conta os dias para que as unidades avançadas do Hospital Geral, em construção na Vila Luizão, Vila Palmeira e Maiobão, fiquem prontas o mais breve possível.

Logo que essas unidades estejam instaladas, com equipamentos modernos e eficientes e com pessoal treinado e habilitado para a prestação de bons serviços médicos, Ricardo Murad fará um convite audacioso e desafiador à comunidade: esqueçam os Socorrões da Prefeitura e procurem as unidades avançadas do Hospital Geral.

CARTA ELEGANTE

O pré-candidato ao governo Luis Fernando Silva, ao desistir de concorrer às eleições para a sucessão de Roseana Sarney, mostrou o quanto é um cidadão correto e educado.

Na carta enviada à governadora, além de não revelar mágoa ou ressentimento, resolveu não participar de uma eleição que, se não fosse vitoriosa, seria acusado e responsabilizado pelo insucesso do grupo político que o lançara candidato.

O modo elegante e civilizado de Luis Fernando, demonstrado publicamente, sinaliza que ainda há homens de bem e que tratam a vida política com espírito elevado.

CASTELO REAPARECE

Depois de algum tempo afastado dos eventos sociais e culturais da cidade, o ex-prefeito João Castelo volta a circular.

Na última terça-feira, compareceu acompanhado da inseparável e simpática esposa Gardênia, ao lançamento do mais novo livro da escritora Arlete Nogueira da Cruz.

Afável e descontraído, Castelo não parecia mais o homem carrancudo da época em que deixou o cargo de prefeito.

A quem lhe perguntasse se disputaria nas eleições deste ano, respondia metaforicamente.

II MOSTRA DE LITERATURA

A bem-sucedida Mostra de Literatura, que a escritora Ceres Costa Fernandes encarregou-se de realizar no ano passado, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, terá repeteco este ano.

Para que a II Mostra de Literatura, em julho deste ano, seja mais auspiciosa e participativa, Ceres já trata dos procedimentos preliminares.

Ela já encaminhou aos presidentes de Academias de Letras do interior do Estado mensagem em que revela a decisão da secretaria da Cultura de patrocinar o evento e de contar com a presença das entidades acadêmicas.

SAMPAIOMANIA

O presidente do Sampaio Correa, Sérgio Frota, que fazer do clube que dirige uma força futebolística respeitada e conceituada no plano nacional.

Ele já mostrou e provou que o seu clube – o mais querido e de maior torcida no Maranhão – graças às condições dadas no Campeonato Brasileiro, no ano passado, apresentou-se, aqui e alhures, com uma boa equipe e honrou as tradições do futebol maranhense.

Para que o Sampaio tenha uma estrutura semelhante aos  melhores clubes do País, Sérgio Frota inaugurou uma loja na Avenida Castelo Branco, onde o torcedor poderá ajudar financeiramente a “Bolívia Querida”, adquirindo lembranças e objetos que são parte da vida do clube.

RECEBIDO COM VIBRAÇÃO

Na sexta-feira passada, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, teve recepção estrondosa em Pinheiro.

Desde que botou os pés na Princesa da Baixada, o reitor foi alvo das mais vibrantes manifestações de carinho da sociedade local.

O motivo de toda aquela ruidosa recepção foi aula inaugural da primeira turma do curso de medicina, implantado pela UFMA em Pinheiro, para  atender a um grande número de municípios que integra uma das regiões mais carentes do Maranhão em matéria de saúde.

DOM XAVIER

O Bispo de Viana, Dom Xavier Gilles, participou do II Colóquio Internacional de História Contemporânea, realizado na semana passada, sob os auspícios do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, cuja temática girou em torno do Colapso das Ditaduras.

O prelado falou sobre a situação vivida no Maranhão em 1964, quando realizava sua missão pastoral nos municípios de São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos, sendo preso e acusado de promover agitação política na meio rural.

Dom Xavier ficou emocionado ao receber cópia de sua ficha no antigo Dops, órgão vinculado à secretaria de Segurança do Maranhão, ficha que desconhecia, mas que a incluirá no seu currículo.

EPISÓDIOS DE 64

Nesta terça-feira, a TV Guará leva ao ar, no programa Avesso, uma entrevista gravada com o jornalista Benedito Buzar.

Entrevistado pelo seu confrade e poeta Américo Azevedo Neto, Buzar discorrerá sobre alguns acontecimentos vistos em São Luis na época em que o movimento militar derrubou o presidente João Goulart do poder.

CLONAGEM DE CARTÃO

Os maranhenses devem tomar cuidados quando viajarem para o Rio de Janeiro e desembarcarem nos aeroportos do Galeão ou Santos Dumont.

Há uma perigosa quadrilha clonando cartões de crédito dos incautos, através de equipamentos chamados de “chupa-cabra” .

Há poucos dias, o economista Jorge Castro, que mora em São Luis, teve o seu cartão de crédito clonado no Rio de Janeiro. Mas o Banco reconheceu a fraude e vai ressarci-lo do prejuízo.

GRATA SURPRESA

Às vezes a gente imagina que uma pessoa só é competente na profissão que escolheu para se impor na vida.

Por exemplo, quem conhece Eduardo Moreira acha que por ser um estudioso do Direito, só sabe advogar.

Na tarde de quinta-feira, no seminário promovido pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, sobre “A operação civil-militar de l964, no contexto maranhense”, Eduardo Moreira, mostrou que não conhece apenas a Ciência do Direito. É também um profundo estudioso da História do Brasil.

Após a palestra dos conferencistas Regina Faria, João Batista Ericeira, Benedito Buzar e Pedro Leonel, Eduardo pediu a palavra, fez uma intervenção a respeito do tema discutido e deu um show de conhecimento.

 

Sem comentário para "DESPESAS IRREGULARES"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS