ACABOU A FARSA

0comentário

O procurador-geral da Justiça, Rodrigo Janot, colocou uma pá de cal na pretensão dos que imaginavam levar o senador José Sarney a um julgamento do Supremo Tribunal Federal.

Em parecer incontestável, o procurador recomendou o arquivamento do processo que denunciava o político maranhense de resgatar dois milhões do Banco Santos um dia antes da intervenção do Banco Central.

O arquivamento do processo foi baseado na prescrição e em razão da conduta de Sarney não se enquadrar no crime tipificado na denúncia.

BANCADA MARANHENSE

Em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral alterou a composição das bancadas federais de treze estados.

Nas eleições deste ano, o Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina, ganharam mais um deputado.

Na contramão disso, os estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Paraná, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perderam um representante.

O Maranhão não perdeu nem ganhou. Resta saber se foi bom ou não para o povo.

PREFERIDOS DO PDT

É o próprio pré-candidato a governador, Edinho Lobão, que vem cuidando das tratativas para o PDT participar da coligação que o apoiará nas eleições deste ano.

Se as articulações, nesse sentido, chegarem a bom termo, ao PDT será oferecida a vaga de vice-governador.

Três pedetistas fazem parte da preferência de Edinho: Rosângela Corudo, líder política em Imperatriz, Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco.

CASA EM MIAMI

Até remotamente, comprar casa residencial na Flórida, mais precisamente em Miami, era considerado um escândalo.

Nos dias correntes, contudo, uma operação desse tipo naquela bela e aprazível cidade americana, é coisa natural e não assusta mais ninguém.

Mas de uns tempos para cá, mormente com a situação imobiliária nos Estados Unidos, que o levaram a uma crise recessiva, alguns maranhenses investiram na aquisição de imóveis na Flórida, uma região que se assemelha ao Brasil, quanto ao clima e ao modus vivendi.

O SHOW DE FILUCA-I

O deputado Gastão Vieira, na semana passada, promoveu num hotel da cidade uma reunião política muito proveitosa, com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças do interior e do candidato a governador Edinho Lobão.

Na reunião, quem deu o show foi o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes. Em nome dos gestores municipais e usando uma linguagem fácil e fluente, mostrou a realidade das prefeituras do Maranhão, as quais, diante da política econômica e financeira do governo federal, estão comendo o pão que o diabo e amassou e ainda são responsabilizados pela situação de pobreza e de miséria do povo.

O SHOW DE FILUCA-II

O prefeito de Pinheiro, além de alertar Edinho Lobão para essa situação, revelou o tratamento dado aos prefeitos pelas autoridades estaduais, que não os consideram e nem lhes dão ouvidos às suas reivindicações.

Filuca também protestou contra o fato de somente os deputados serem chamados a opinar sobre a sucessão ao governo, pois são os prefeitos e não parlamentares, que têm votos para eleger ou derrotar qualquer candidato a cargo majoritário.

Ao final de sua fala, soltou uma frase que calou fundo e recebeu aplausos gerais ao dizer o seguinte para Edinho: – Os prefeitos não desejam apenas vê-lo eleito; querem também atuar decisivamente na sua eleição.

SLOGAN DE EDINHO

Logos após ser indicado pré-candidato ao governo estadual, Edinho Lobão deu a entender que o slogan de sua campanha eleitoral seria a usada pelo pai nas eleições de 1990: “O Maranhão é o vencedor.”

Mais recentemente, parece que, acatando sugestão de marqueteiros, abandonou o slogan do genitor e adotou outro.

Em reuniões que participa ultimamente, Edinho levanta as mãos para cima e vocifera em alto e bom som: “Prá frente Maranhão!”

PIOCERÃO E MATOPIBA

Tempos atrás, quando o Piauí, o Ceará e o Maranhão apresentavam o mesmo quadro econômico e social, a junção dos três estados numa mesma região era jocosamente chamada de “PIOCERÃO”.

Como a produção agrícola, em larga escala, de soja no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região que congrega estes estados passou a ser conhecida por “MATOPIBA”.

Segundo os economistas, esta região é a que mais cresce em área plantada no país e boa parte de sua produção é destinada à exportação.

COLA JESUS

Elir Gomes e a esposa Zezé viveram, na semana passada, momentos de grande emoção.

Tudo por conta da exibição de um documentário veiculado pela Globo News, que conta a história do guaraná Jesus, produto que dominou o mercado de refrigerantes no Nordeste por um largo período do século passado.

No documentário, produzido pela Coca-Cola, que hoje detém a marca da Cola Jesus, a criatividade do saudoso industrial maranhense, Jesus Norberto Gomes, foi sobremodo realçada e decantada.

VAGA DE CHAGAS

Como reza o seu estatuto, a Academia Maranhense de Letras, na sua primeira reunião após a morte do poeta José Chagas, declarou vaga a cadeira de número 28.

Além disso, abriu o prazo de 60 dias para a inscrição dos candidatos que desejarem concorrer à vaga do saudoso intelectual.

Diante da extraordinária envergadura moral e cultural de Chagas, os acadêmicos prometem ser bastante rigorosos na escolha do futuro ocupante da cadeira 28.

Querem que o substituto do poeta seja um maranhense de repercussão nacional.

PROTESTOS E APLAUSOS

Não foram poucos os protestos dos membros da Academia Maranhense de Letras contra a atual gestão de São Luis, que não teve a menor consideração em decretar ponto facultativo ou se fazer presente no velório ou no sepultamento do poeta José Chagas.

Afinal de contas, nenhum poeta maranhense conseguiu, em prosa ou poesia, cantar e decantar mais São Luis do que Chagas.

Mas se a prefeitura da cidade foi criticada, não sobraram louvores e elogios à governadora Roseana Sarney, que compareceu ao velório do poeta, decretou luto oficial e assumiu as despesas do sepultamento do poeta de Os Telhados e Canhões do Silêncio.

PRESENÇA DE UBIRAJARA

Na sexta-feira última, a Universidade Ceuma inaugurou um espaço novo na área em que funciona o curso de Medicina.

Trata-se de um local destinado à socialização dos futuros médicos, sendo-lhe dado o nome de “Sala Dr. João Bacelar Portela”, um dos grandes nomes da medicina maranhense, no século passado.

Convidado pelo engenheiro Mauro Fecury, veio especialmente do Rio de Janeiro, para falar sobre o médico-homenageado, o ortopedista maranhense, Ubirajara Figueiredo.

Sem comentário para "ACABOU A FARSA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS