PROGRESSO RETARDADO

0comentário

Mesmo com as transformações econômicas e sociais, ocorridas no mundo atual, alguns municípios do Maranhão ainda não chegaram ao século XXI.

Atesta-se isso pelo desempenho da educação, saúde, emprego e renda que formam os Índices de Desenvolvimento Municipal.

Com base nessas informações, são aterradoras as conclusões sobre a situação em que se encontram numerosas cidades maranhenses, as quais, pela carência ou má aplicação de recursos, não vêm acompanhando os avanços científicos e tecnológicos colocados pela globalização à disposição da humanidade.

EQUIPES E CAMPANHA

A campanha eleitoral só começa oficialmente em julho, mas só agora os candidatos, especialmente aos cargos majoritários, começam a escolher os nomes que vão compor as equipes de trabalho.

Em campanhas políticas passadas, a esta altura do campeonato, as equipes já estavam em plena mobilização, com vistas aos preparativos para a realização das convenções partidárias, que deverão, pelo calendário da Justiça Eleitoral, ocorrer até o final deste mês.

Com relação aos marqueteiros, sabe-se que o candidato Edinho Lobão já contratou o profissional que vai atuar na sua campanha eleitoral.

Será o marqueteiro, Celsinho Mouco, aquele que o ex-governador José Reinaldo Tavares contratou para coordenar a campanha política que levou Jackson Lago a ganhar as eleições de 2010.

MAIS VOTADO

Se Gastão Vieira não concorresse ao cargo de senador e disputasse a reeleição para deputado federal, seria certamente o mais votado do Maranhão.

Pela maneira como trata os prefeitos e vereadores e pelo trabalho que faz em Brasília, mobilizando recursos e emendas parlamentares para os gestores municipais, teria, como nos pleitos passados, uma votação espetacular.

Como será candidato ao Senado, os analistas políticos passaram a apontar o deputado Kleber Verde como o provável campeão de votos em 2014.

VOTOS DE GASTÃO

O fato de o deputado Gastão Vieira não disputar as eleições proporcionais enseja aos candidatos de sua coligação à Câmara Federal a ficarem de olhos abertos nos seus votos.

Os prefeitos e vereadores fiéis a Gastão passaram a ser assediados e cortejados como nunca.

Mas prometeram não assumir compromissos com outros candidatos sem antes ouvi-lo e receber o sinal verde.

ESSE É O CARA

Até onde a vista alcança já se pode vislumbrar o cara que será forte se Edinho Lobão se eleger governador do Maranhão.

Se alguém pensou em Joaquim Haickel, acertou em cheio.

Amigo de longas datas de Edinho, Quincas sempre foi um conselheiro político leal do pré-candidato do PMDB à sucessão de Roseana Sarney.

MUDANÇA DE ENDEREÇO

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ficou preocupado e constrangido com a manifestação dos poucos e imprudentes professores da rede municipal de ensino, que, na manhã, de quarta-feira, amanheceram em frente ao prédio em que mora, na Avenida dos Holandeses.

A preocupação e o constrangimento do gestor não foram pela repercussão do movimento, mas pelo vexame que os grevistas causaram aos moradores do Edifício Córdoba, sendo perturbados no seu sossego por um fato que não tinha nada a ver com eles.

Edivaldo Junior, além das desculpas que pedirá aos moradores do prédio, começa a pensar na alternativa de mudar-se do Córdoba para outro local e de difícil acesso a grevistas.

HOMENAGEM AO MINISTRO

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Maranhão, está empenhada em trazer o ministro Joaquim Barbosa a São Luis antes de sua aposentadoria.

Deseja prestar-lhe, ainda como presidente do Supremo Tribunal Federal, significativa e retumbante homenagem.

Para o evento acontecer, como a pompa que o homenageado merece, os próceres da OAB contam com a colaboração dos magistrados federais do Maranhão que atuam em Brasília.

PATRONO DA SLIMP

A Academia Imperatrizense de Letras, que promove, anualmente, o Salão do Livro em Imperatriz, comunicou à Academia Maranhense de Letras, quem será o grande homenageado do evento, este ano.

O poeta José Chagas, recentemente falecido em São Luis.

O evento acontece no mês de outubro, mas já mobiliza a inteligência da região tocantina e promete ser um dos maiores, por conta da presença de intelectuais que vão proferir palestras sobre o grande poeta.

JOGOS DA COPA

O advogado Duarte Júnior e a médica Giulliana, que casaram recentemente, devem marcar presença em vários jogos do Brasil, na Copa do Mundo.

Além de assistirem as primeiras partidas do time brasileiro contra a Croácia, em São Paulo, o México, em Fortaleza, e Camarões, em Brasília, conseguiram ingresso para o jogo final da Copa, a se realizar no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Certamente acreditam que o Brasil será um dos finalistas.

LIVRO DE ROBERTO

No domingo passado, no restaurante Manu, a presença bissexta do candidato a senador Roberto Rocha e família.

Ele aproveitou aquela ímpar oportunidade para presentear os que ali se encontravam com o livro de sua autoria – “Olhar pra frente”, lançado recentemente.

O jornalista Benedito Buzar, que lá estava em companhia da esposa Solange, do filho Rodrigo e da nora Melissas, foi agraciado com o livro.

NEM A PAU, NICOLAU

No sábado passado, o senador José Sarney estava em São Luis e telefonou para o colega de Senado, João Alberto.

Sarney queria marcar uma reunião à tarde daquele dia e precisava contar com a participação de João Alberto.

O senador de Bacabal não deixou a conversa acabar: – Sarney, hoje, à tarde, o Sampaio joga contra o Ceará e não vou perder essa partida nem a pau, Nicolau.

Sarney, depois do telefonema, queria saber quem era o Nicolau.

CERES NA CROÁCIA

Os jogadores da Croácia estão hospedados num hotel da Bahia, onde se preparam para o jogo inaugural da Copa do Mundo.

Enquanto os croatas se preocupam com a disputa contra a seleção brasileira, em São Paulo, nesta quinta-feira, um casal maranhense faz turismo tranquilamente na Croácia: Antônio Carlos e Ceres Costa Fernandes.

Assistirão ao jogo entre o Brasil e a Croácia, pela televisão, na capital do país: Zagreb.

DANILO LIBERADO

Liberado pelo Banco do Brasil, do qual é funcionário, o economista Danilo Furtado prepara-se para assumir o cargo de secretário de Educação.

A governadora Roseana Sarney só esperava o sinal verde do BB para nomeá-lo e marcar a posse, que deverá ocorrer nesta semana.

Danilo retorna à Secretaria de Educação, anos depois de por ali ter passado, substituindo o tio, Gastão Vieira, que se desincompatibilizara do cargo para concorrer à reeleição de deputado federal.

Sem comentário para "PROGRESSO RETARDADO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS