AS BENDITAS FICHAS

0comentário

A publicação da lista com figuras humanas do Maranhão – em torno de 600 -, que ocuparam cargos e não prestaram contas, com a regularidade e a probidade exigidas pelos órgãos de controle do governo federal, repercutiu intensamente no meio político.

Da lista fazem parte pessoas que num passado recente, por não cumprirem o que mandava a lei e a ética, estão impedidas de se candidatar a postos eletivos nas próximas eleições.

Não deixou de causar espanto ver nomes que ainda se encontram em plena atividade burocrática, bem como de outras que já partiram para a eternidade, mas arroladas pelos deslizes praticados ou cometidos no exercício da vida pública.

De qualquer modo, a divulgação da lista serve para mostrar como existe gente no Maranhão sem condições morais e políticas de exercer atividades políticas.

SEM CONVITE

Gastão Vieira e Flávio Dino, que vão disputar os cargos de senador e de governador, nas eleições deste ano, tiveram destacada atuação nos preparativos da Copa do Mundo no Brasil.

Gastão, como ministro do Turismo, e Flávio, presidente da Embratur, foram incansáveis e fizeram de tudo para o evento da Fifa alcançar o êxito ora visto, reconhecido e proclamado no mundo inteiro.

Inobstante o trabalho e o esforço de ambos, nenhum foi convidado pela Fifa ou pela CBF para assistir ao menos um jogo do Brasil na Copa do Mundo.

TELEFONEMA DE AÉCIO

O senador José Sarney ao desembarcar de um avião que o trouxe de Brasília a São Luis, na manhã de quarta-feira, recebeu um telefonema do amigo e também senador Aécio Neves.

O político mineiro, que dedica enorme admiração ao senador maranhense, desde a época da eleição de Tancredo Neves a presidente da República, fez questão de lamentar a sua decisão de não mais concorrer a cargo eletivo.

Aécio sabe que Sarney não vota nele a presidente da República, pois está comprometido com a candidatura de Dilma, mas como amigo e admirador, acha que o país sentirá bastante a ausência dele da política nacional.

ANO DE GASTÃO

Esse ano, tudo leva a crer, será o de Gastão Vieira.

Depois de deixar o ministério do Turismo sob os aplausos do país, foi indicado para concorrer ao cargo de senador.

Como se não bastasse, ganhou dois netos: Pedro e Mateus, produtos da parceria da filha Fernanda com André Rosas, nascidos em Brasília, na semana passada.

O ano será ainda mais completo para Gastão quando as urnas revelarem ser ele o novo senador do Maranhão.

GAROTAS DE PROGRAMA

Um grupo de mulheres maranhenses, ainda cheirando a leite, encontra-se em Fortaleza desde o começo da Copa do Mundo.

As jovens só voltarão a São Luis após o encerramento dos jogos e o retorno dos turistas aos lugares de origem.

Notícias que chegam de Fortaleza dizem que elas estão super felizes com os dólares e euros amealhados em função da Copa.

VOTO DO IRMÃO

O médico José Luiz Lago, candidato ao governo do Maranhão, sabe que as condições de se eleger ao cargo são mínimas, para não dizer impossíveis.

Mas se dará por satisfeito se, ao final da apuração o partido que preside no Maranhão – da Pátria Livre, apresentar um razoável desempenho no pleito.

Outra façanha que ele também deseja: receber o voto do irmão Wagner, da cunhada Clay e do sobrinho Igor Lago.

SUSTO NO VOO

Na semana passada, no regresso da Europa, pelo avião da TAP, um grupo maranhense, do qual faziam parte Ceres Costa Fernandes, Antônio Carlos, Nazaré, Jurandy Leite, Zequinha e Marisa Marão, viveu momentos de pânico.

Em pleno Oceano Atlântico, após quatro horas de voo, uma das turbinas do avião deixou de funcionar, mas a aeronave, bem capitaneada pelo comandante, obrigou-se a retornar a Lisboa, felizmente com êxito.

Como bons e virtuosos católicos, os maranhenses rezaram um terço em plena viagem, sendo acompanhados por passageiros e tripulantes.

ACADEMIA E CULTURA

Nos dias 25 e 26 de julho, a cidade de São Bento viverá intensa agitação cultural.

Por iniciativa da Academia Sambentuense, se realizará um simpósio cujo tema central é “Academia e a Cultura”.

Vários intelectuais foram convidados a participar do evento, que será um marco na cidade.

NETO DE UBIRATAN

Um dos netos de Ubiratan Teixeira, este, recentemente falecido, quer ser o seu herdeiro intelectual.

Trata-se de Felipe, um jovem poeta, que desde criança vem produzindo poemas e sonetos da melhor qualidade literária.

Felipe está com um livro pronto e à espera de recursos para publicá-lo.

Por falar em Ubiratan, o presidente da AML, Benedito Buzar, abriu as inscrições para a vaga deixada pelo saudoso cronista.  O prazo é de 60 dias.

PERNA DE PAU

O poeta Ferreira Gullar, em crônica publicada na Folha de São Paulo, aproveitou os jogos da Copa do Mundo para fazer uma revelação que deixou o mundo intelectual surpreso.

Disse que, por trazer o futebol na veia, dom herdado pelo pai, Newton Ferreira, que, em São Luis foi centroavante da seleção maranhense, chegou a pensar em ser jogador de bola.

Com esse objetivo, em São Luis, formou um time de futebol, que tinha como craques, Canhoteiro, Esmagado e Carroca.

Mas o projeto não foi pra frente, porque sua vocação era trabalhar com as mãos e não com os pés.

PREPARATIVOS DE CASAMENTO

O jovem Marco Antônio Fecury, filho de Ana Lúcia e Mauro Fecury, que se encontra em São Paulo, deu os primeiros passos para a materialização de seu casamento.

O evento nupcial ocorrerá em novembro vindouro, mas Marco Antônio submeteu-se a uma cirurgia bariátrica, para diminuir o excesso de peso que carrega no corpo.

A noiva é a bonita gaúcha, Daniela.

PIPOCA OU PICOPA?

A moda fútil de comer pipoca assistindo em cinema foi adotada nesta Copa do Mundo como meio para descarregar as emoções das partidas de futebol.

A pipoca ou o neologismo dela decorrente – picopa, comestível produzido pela queimação do caroço de milho, passou também a ser consumido nos dias de jogo do time brasileiro.

Quem adotou essa prática, recomenda-a como alternativa saudável para desanuviar as emoções causadas pelas jogadas de Neymar.

Se o time do Brasil continuar ganhando, os que gostam de assistir aos jogos com a pipoca na boca, que comprem e estoquem milho, pois o produto já não é encontrado com tanta facilidade no mercado.

CONVITE AO CASAL

Terça-feira, à noite, um grupo da Academia Maranhense de Letras, esteve no apartamento de Arlete e Nauro Machado para o cumprimento de uma missão especial.

Convidar o casal para fazer parte da Casa de Antônio Lobo e ocupar as vagas de José Chagas e Ubiratan Teixeira.

Arlete e Nauro ficaram satisfeitos e emocionados com o convite, mas esquivaram-se, de maneira nobre, a participar de uma eleição praticamente unânime.

Sem comentário para "AS BENDITAS FICHAS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS