CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

0comentário

Os deputados estaduais do Maranhão estão radiantes com a decisão do Congresso Nacional que aprovou o projeto que abre caminho para a criação de municípios.

O destino final da criação de mais cidades está agora nas mãos da presidente da República, Dilma Roussef, que poderá ou não sancioná-lo.

As regras aprovadas são agora mais rígidas, pois só podem ser criados no país 200 municípios e as normas para a fusão, incorporação e desdobramentos também exigem mais rigor.

O projeto não quantifica o número de município que cada estado pode criar.

REUNIÃO DE GASTÃO – I

O deputado Gastão Vieira saiu consagrado da reunião promovida segunda-feira passada, realizada na UNDB.

Os professores e gestores da rede estadual de educação, que lá marcaram presença, não economizaram elogios à sua pessoa e a sua gestão na secretaria de Educação, considerada a melhor dos últimos anos.

Como se não bastasse, ainda se apresentaram para trabalhar pela sua candidatura a senador, na certeza de que será um extraordinário representante no Maranhão no Senado da República.

REUNIÃO COM GASTÃO – II

Gastão também aproveitou a reunião para apresentar os dois profissionais que vão atuar na sua campanha eleitoral.

O cineasta Arturo Almada Lima pilotará a propaganda nos meios de comunicação.

A jornalista Roberta Gomes terá a incumbência de cuidar da sua imagem nas redes sociais.

ESTILO DO PAI

Começou neste final de semana a campanha eleitoral de Andréa Murad, candidata a deputada estadual.

No melhor estilo do pai, Ricardo, ela entrou prá valer e com o objetivo de ser uma das mais votadas no pleito.

Com carros de som, bem equipados e dotados de mensagens musicais e visuais, espalhados em todas as partes de cidade, Andréa espera ser uma das candidatas mais conhecidas do PMDB.

FARDÃO DE GULLAR

A governadora Roseana Sarney só espera o desfecho da eleição de Ferreira Gullar a membro da Academia Brasileira de Letras, para anunciar uma boa nova.

Em nome do povo do Maranhão, o governo do estado custeará as despesas de confecção do fardão com o qual ele tomará posse na Casa de Machado de Assis.

Pelo que se sabe, a eleição de Gullar é favas contadas. Será candidato único à vaga de seu amigo fraternal e também poeta, Ivan Junqueira.

ANIVERSÁRIO DA AML

Hoje, a Academia Maranhense Letras completa 106 anos de fundação.

Como a data caiu num domingo, os imortais vão comemorá-la nesta sexta-feira, às 19 horas, com um evento marcante.

Na solenidade, o acadêmico Sebastião Duarte falará sobre “A Academia e as grandes efemérides de 2014”, após o que ocorrerá o lançamento dos livros O Mulato, de Aluísio Azevedo, O cativeiro, de Dunshee de Abranches, Sertanejas, de Trajano Galvão, Fundação do Maranhão, de José Ribeiro do Amaral, França Equinocial, de Mário Meireles, e Ana Jansen, Rainha do Maranhão, organizado por Jomar Moraes.

Vale dizer que a Academia Maranhense de Letras foi fundada no dia do nascimento de Gonçalves Dias, patrono da instituição.

DONA LILA LÉA

Completou noventa anos uma das mulheres mais estimadas de São Luis.

Dona Lila Léa, viúva do saudoso coronel Alberto Liége Braga, que comandou o 24º Batalhão de Caçadores.

Ela foi homenageada pelas filhas Zélia e Alberlila, netos, bisnetos e genros, com um almoço realizado ontem na Casa de Eventos.

CONSELHO ABOMINÁVEL

Circula pela cidade um automóvel, trazendo no vidro traseiro uma frase estapafúrdia: – Conserte o futuro. Não vote em ninguém.

É o tipo de manifestação que não conduz a nada e não ajuda a democracia.

BAR E MERCEARIA

Um amigo de Joaquim Itapary postou na internet a foto de um estabelecimento comercial na cidade de Paraty repleto de animados  freqüentadores.

Trata-se do “Bar e Mercearia Sarney”.

O proprietário não é maranhense e só conhece o senador através de jornal e televisão.

MULHER E MARIDO

Um casal bem-sucedido na vida conjugal disputará o pleito deste ano.

Remy Trinta e Luciana Marão. Ele concorre à Assembleia Legislativa e ela à Câmara dos Deputados.

Remy se afastou da política depois de exercer mandatos de deputado federal e estadual. Luciana foi prefeita de Araioses, mas não se reelegeu no pleito passado.

BUZAR DEU SHOW

Quem roubou a cena na solenidade comemorativa dos 160 anos da Associação Comercial, na quarta-feira passada, foi o jornalista Benedito Buzar.

Na condição de conferencista convidado, falou sobre a trajetória política da ACM, especialmente nos anos 1930, quando a diretoria da entidade enfrentou as arbitrariedades dos interventores e venceu todas as paradas.

Buzar discorreu ainda sobre a importância da pioneira parceria público-privada, realizada pela Casa de Martinus Hoyer, nos anos 1940 e 1950, com o governo do estado: a vitoriosa Campanha da Produção, que construiu milhares de quilômetros de estradas vicinais, fez aumentar a receita estadual, e a distribuição de ferramentas, sementes, assistência técnica, médica e sanitária, que melhorou a qualidade dos agricultores dos municípios às margens dos rios Mearim e Itapecuru.

ÚLTIMO VOO

Sérgio Duailibe desde criança recebeu o apelido de Gavião e com o qual se tornou conhecido na cidade pelo seu bom humor e companheirismo.

Para tristeza de seus familiares e numerosos amigos, Gavião não resistiu a uma doença que o atacou de repente e faleceu na última quarta-feira.

Sem Gavião, a cidade fica mais triste e os amigos que participavam com ele dos bate papos vespertinos e diários no São Luis Shopping estão desolados.

Sem comentário para "CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS