ELEIÇÕES NA UEMA

0comentário

Não apenas as ruas e praças de São Luis estão servindo de palco para a campanha dos candidatos às eleições de outubro vindouro.

O campus da Universidade Estadual do Maranhão também ferve com a presença de candidatos à sucessão do reitor José Augusto Oliveira, cuja eleição ocorre no dia 25 deste mês.

Cinco candidatos vão concorrer ao pleito, mas de acordo com as pesquisas, o favorito é o professor Gustavo Costa.

Gustavo formou-se em administração pela Universidade Estadual do Maranhão e já disputou duas eleições para vice-reitor, cargo que ocupa com seriedade, competência e honestidade.

CANDIDATOS NANICOS

Nenhum candidato dos pequenos partidos, que disputa o cargo de governador do Maranhão, tem chance de se eleger.

Se a eles faltam condições financeiras para enfrentar Lobão Filho e Flávio Dino, aos mesmos sobram coragem, disposição e idealismo.

Não há um dia, faça sol ou chuva, que deixem de andar nas áreas mais movimentadas da cidade, distribuindo panfletos e fazendo proselitismo político.

São candidatos que merecem respeito do eleitorado pelo idealismo com que defendem bandeiras de agremiações partidárias inexpressivas e fora da realidade brasileira.

GASTÃO E ROBERTO

Pesquisa eleitoral realizada por empresa idônea apresentou um indicador que ilustra o pleito de senador no Maranhão.

De acordo com a pesquisa, Gastão Vieira só perde para Roberto Rocha nas zonas eleitorais de Balsas e Imperatriz.

Nas demais regiões, Gastão suplanta Roberto de maneira categórica e insofismável e coloca boa vantagem sobre o seu principal opositor.

Se Gastão melhorar o cacife eleitoral nas regiões de Balsas e Imperatriz, como tudo leva a indicar, pode mandar fazer o terno novo de posse.

MÚSICA DE CANDIDATOS

Com a propaganda eleitoral nas ruas, a o eleitorado passou a conhecer as músicas dos candidatos às eleições de outubro vindouro.

Até agora, contudo, nenhuma agradou. A melodia e a letra deixam a desejar.

Se for pela propaganda musical, cujo baixo nível é inquestionável, nenhum candidato se elegerá.

JOÃOZINHO TRINTA

Vão começar as filmagens, no Rio de Janeiro, de “Trinta”, sobre a vida e a obra do maranhense Joãozinho Trinta.

O diretor, Paulo Machline, escolheu o ator Matheus Nachtergaele, para fazer o papel do carnavalesco.

Algumas cenas do filme, as que dizem respeito à infância de Joãozinho Trinta, serão rodadas em São Luis.

PRESENTE A DONA LILA

O jornalista Benedito Buzar deixou dona Lila Léa muito emocionada no dia de seu aniversário, comemorado no domingo passado.

Ao completar noventa anos, ganhou um CD com a gravação de uma entrevista a Buzar, em 1955, do saudoso marido, coronel Alberto Braga, ao qual contou toda a sua história de vida, quase toda dedicada ao Exército brasileiro.

POESIA REUNIDA

O escritor José Sarney, após as eleições, passará a se dedicar mais às atividades da Academia Brasileira de Letras.

Uma de suas primeiras iniciativas na Casa de Machado de Assis é propor a concessão do prêmio a Nauro Machado pela sua obra poética reunida.

Sarney também pretende convencer Nauro Machado a se candidatar à Academia Brasileira de Letras, sobretudo depois que o poeta Ferreira Gullar mudou de opinião.

CANDIDATURA DE CASAL

Luciana Marão e Remy Trinta chegaram a registrar suas candidaturas a deputado estadual e federal no Tribunal Regional Eleitoral.

Mas após a formalização do ato, Remy Trinta solicitou ao TRE o cancelamento do registro de sua candidatura, mas manteve o da esposa, Luciana, que concorre à Câmara de Deputados.

Luciana, ex-prefeita de Araioses, é filiada ao PSB.

COLCHÃO DA CAMA

Pelas normas da Justiça Eleitoral, os candidatos aos cargos eletivos são obrigados a declarar os rendimentos e os patrimônios pessoais.

Poucos são os que cumprem rigorosamente o que manda a lei. A grande maioria sonega essas informações.

No Maranhão, como no Brasil inteiro, foi grande o número de candidatos que omitiu essa informação à Justiça Eleitoral, fato que deixou no ar que guardar dinheiro debaixo do colchão da cama ainda é rotina nos tempos atuais.

ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS

Aproxima-se o aniversário de São Luis, em que a cidade completa 402 anos de fundação.

Quando das comemorações do quarto centenário, estava previsto a construção de um memorial em homenagem à efeméride histórica.

O projeto do memorial chegou a ficar pronto, mas a obra foi esquecida.

Seria bom que este ano o projeto voltasse a ser lembrado e construído.

NOVO MUSEU

São Luis ganhará mais um museu brevemente.

Construído ao lado da Igreja de São João Batista dos Vinhais, nele ficarão expostos os achados arqueológicos encontrados durante a execução da Via Expressa, no trecho que vai do Cohafuma ao Ipase.

A governadora Roseana Sarney poderá inaugurar o novo museu em setembro, por ocasião do aniversário de São Luis.

 

Sem comentário para "ELEIÇÕES NA UEMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS