PROGRAMA DE GASTÃO

0comentário

Ainda estamos no começo do programa da Justiça Eleitoral através das emissoras de rádio e televisão.

Mas até agora o programa do candidato Gastão Vieira ao Senado da República, pelo que tenho sido informado, foi um dos melhores.

Seja na forma ou no conteúdo, o programa, com a marca do cineasta Arturo Almada Lima, tem merecido os maiores elogios.

Gastão mostrou a sua trajetória de trabalho como político no exercício de cargos eletivos e nos comandos das secretarias de Educação e Planejamento, bem como no Ministério do Turismo, nos quais se comportou com honestidade e teve desempenho altamente satisfatório, fato endossado pela própria presidente da República, que fez questão de realçar a atuação do maranhense no governo federal e de vê-lo eleito senador.

DESEMPENHO DE PEDROSA

O candidato a governador do PSOL, Antônio Pedrosa, não tem nenhuma chance de ser vitorioso no pleito deste ano.

O partido pelo qual disputa a eleição é inexpressivo, desconhecido e sem tradição na política maranhense.

A despeito disso, Pedrosa, pela maneira fácil de falar, pelo modo elegante e sereno como trata os problemas de governo, e sem apelar para agressões e achincalhes, pode ser a grande surpresa no pleito de outubro próximo.

IMITAÇÃO NÃO VALE

Quem decepcionou no programa de debates, realizado pela TV-Guará, foi o médico Zé Luiz Lago.

Membro de tradicional família política e com experiência na disputa de cargos eletivos, Zé Luiz passou o programa tentando chamar a atenção do telespectador através de uma coisa que em política não vale: imitação.

A sua preocupação no debate foi imitar o irmão Jackson Lago, na gesticulação e na maneira de falar.

ACORDAR CEDO

Acordar cedo ou tarde virou polêmica política no Maranhão e chegou ao domínio público de Brasília.

No Palácio do Planalto, os marqueteiros da presidente Dilma Roussef tomaram o cuidado de avisá-la sobre como deveria falar do assunto nos meios de comunicação.

Para evitar o que aconteceu em São Luis, a candidata do PT, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, alertou ao apresentador do programa, William Bonner, que gosta e tem o costume de acordar cedo.

TEMPO DE MENTIR

Otto Von Bismarck, estadista alemão, dizia que nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.

Transportando essa lapidar frase para o Maranhão, pode-se dizer que aqui se mente bastante antes das eleições e depois de pescaria.

VÍTIMA DE MÉDICO

Uma maranhense, bem casada e recatada, sofreu um ligeiro susto na clínica do Dr. Roge Abdmossih, quando ele era um dos médicos mais famosos do país.

Ao longo da consulta, o médico não tentou estuprá-la e nem molestá-la fisicamente, apenas fez rodeios no afã de assediá-la.

Mas o médico se deu mal, pois com classe e elegância, recebeu uma lição de moral e ao chegar a São Luis contou o triste caso ao marido, que achou por bem não dar queixa à polícia, nem mesmo quando ele já estava sob o seu inferno astral.

VAGA DE UBIRATAN

Ao apagar das luzes do encerramento da inscrição à vaga do escritor Ubiratan Teixeira, que ocorre esta semana, um segundo candidato apareceu na Academia Maranhense de Letras.

O historiador João Renor, ora prestando serviços à Universidade Federal do Piauí.

A esta altura dos acontecimentos, as chances de eleição do novo candidato são zero, uma vez que os acadêmicos estão comprometidos com a candidatura do intelectual José Neres.

97 ANOS

Quinta-feira, 21 de agosto, se o escritor Josué Montello teria completado 97 anos e certamente estaria em São Luis, onde costumava festejar o seu aniversário.

Pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, um anúncio dizia: “97 anos de Josué Montello: imensa saudade de sua mulher Ivonne, suas filhas Lenka e Lília, os genros Horácio e Roberto, netos e bisnetos”.

Nós, maranhenses, também temos por Josué o mesmo sentimento de sua família.

MORTE DE GETÚLIO

NO dia de hoje, há 60 anos, a população brasileira era comovidamente abalada com a notícia do suicídio do presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

O chefe da Nação por não resistir à terrível campanha dos adversários, com Carlos Lacerda à frente, contra a sua pessoa e seu governo, cometeu o ato extremo de sair da vida para entrar definitivamente na História.

A TV Globo hoje à noite vai exibir o filme “Getúlio”, que retrata a trajetória política e o drama por ele vivido em 1954, em que morreu para não renunciar ao poder.

O filme é imperdível e mostra o desempenho extraordinário do ator Tony Ramos, no papel de Getúlio Vargas.

ANA DO GÁS

Uma mulher, nova, casada e bonita está fazendo sucesso na campanha eleitoral no interior do Maranhão.

Trata-se de Ana do Gás, candidata a deputada estadual pelo PRB. Pelo que dizem deve ser a mais votada para a Assembleia Legislativa.

O marido de Ana do Gás é prefeito de Santo Antônio dos Lopes e não tem medo de gastar dinheiro para ver a esposa eleita.

RAPAZIADA DO PSTU

O PSTU obteve o melhor desempenho eleitoral no Maranhão quando os seus candidatos usaram a música “Eu acredito é na rapaziada” como propaganda.

Eles chamaram a atenção da opinião pública não pela mensagem política, mas pela composição musical, que tinha forte apelo popular.

Depois daquela eleição, nunca mais a rapaziada do PSTU se destacou nos programas eleitorais.

SHOW DE SARNEY

NA solenidade de encerramento das comemorações dos 160 da Associação Comercial do Maranhão, na noite de quinta-feira, quem deu o show foi o senador José Sarney.

Em agradecimento à placa que recebeu da presidente da ACM, Luzia Resende, Sarney resolveu falar e roubou a cena.

Por quase uma hora, sem cansar e muito menos a platéia, que o aplaudia freneticamente, ele discorreu sobre o importante papel da Associação Comercial do Maranhão nos destinos do estado ao longo do tempo.

Testemunha e conhecedor de fatos e episódios que aconteceram no Maranhão, Sarney quanto mais falava, mais era aplaudido por uma assistência empolgada e ávida de conhecimento.

 

Sem comentário para "PROGRAMA DE GASTÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS