BALLET RUSSO

0comentário

Uma das mais tradicionais companhias de dança do mundo, o Ballet Nacional da Rússia, desembarca em setembro para fazer duas apresentações em São Luis.

Os espetáculos serão encenados no Teatro Artur Azevedo dias 20 e 21 do mês entrante.

O Ballet Nacional da Rússia trará a São Luis 40 solistas e apresentará o Lago dos Cisnes completo.

ENCONTRO DE CANDIDATOS

O empresariado maranhense não pretende fazer debate com os candidatos ao cargo de governador.

Em lugar de debate, os candidatos Edson Lobão Filho e Flávio Dino foram convidados a participar de um encontro na Federação das Indústrias do Maranhão, no dia 10 de setembro.

Os empresários não desejam apenas ouvi-los. Querem também interrogá-los sobre os principais problemas econômicos do estado e como pretendem enfrentá-los em suas gestões.

HISTÓRIA DO COMÉRCIO

Por ocasião da celebração dos 160 anos da Associação Comercial do Maranhão, o reitor da Universidade Federal, Natalino Salgado, foi o grande homenageado do evento ao receber a maior comenda da entidade.

Na noite da homenagem o reitor proporcionou grande alegria à diretoria da ACM, ao anunciar que autorizara a gráfica da Ufma a reeditar os quatro volumes da História do Comércio do Maranhão.

Os três primeiros volumes foram escritos pelo professor Jerônimo Viveiros e o quatro pelo professor Mário Meireles.

VITORINISMO E GEIA

O lançamento da reedição de “O Vitorinismo”, livro da autoria do jornalista Benedito Buzar, estava previsto para o Festival Geia de Literatura, realizado neste final de semana em São José de Ribamar.

Problemas técnicos impediram o lançamento da obra no evento ribamarense.

Tudo indica que no começo de outubro, o livro de Buzar, reeditado pelo Instituto Geia, estará pronto e no ponto de ser adquirido pelos pesquisadores e estudiosos da vida política do Maranhão.

FILHOS DE POLÍTICOS

Nas eleições deste ano, há que registrar um significativo número de candidatos jovens.

São filhos de ex-prefeitos e de ex-deputados, que abandonaram a vida pública, mas querem passar o bastão aos herdeiros.

Não se sabe se esses jovens estão preparados para o exercício do mandato popular. Dizem que alguns querem efetivamente prestar serviços ao povo; outros, contudo, só pensam nas maracutaias.

PALESTRA SOBRE ODILO

Nesta quinta-feira, às 18 horas, as portas da Academia Maranhense de Letras estarão abertas para receber os admiradores do acadêmico e professor Antônio Martins Araújo.

Ele profere palestra sobre o poeta e escritor maranhense Odilo Costa, filho, que este ano completa centenário de nascimento.

Martins de Araújo mostrará a grande contribuição de Odilo à literatura nacional.

CANDIDATOS FOLCLÓRICOS

Como acontece em todas as eleições, a deste ano não foge à regra.

Bastou que os programas da Justiça Eleitoral, através das emissoras de rádio e televisão, fossem ao ar para o eleitorado maranhense ver a grande quantidade de candidatos folclóricos que disputa o pleito.

Grande parte é conhecida, pois fazem da galeria dos derrotados em eleições passadas.

São candidatos apenas para aparecer na televisão e para fazer graça. Na relação dos folclóricos, estão Feliciano do Bombom, Teresinha do Guaraná, Gato Felix, Maria da Fita, Feio, Junior da Caçamba, Augustin Karrara, Luis Karabina, Pirrita, Romualdo das Loterias, Foca e Ivan do Saborear.

PEDIDO DE ELEITOR

O deputado Sarney Filho em campanha no interior do estado ouviu este ano um pedido singular.

Um eleitor, que se fazia acompanhar da filha, ainda bem jovem, disse-lhe: – Deputado, eu voto no senhor se realizar um sonho meu.

Sarney Filho, para não perder o voto, perguntou ao eleitor qual era o seu sonho. Resposta: – Que o seu pai aprove a minha filha no vestibular de medicina.

RECUPERAÇÃO DA SÉ

Arquitetos americanos e brasileiros vieram a São Luis ver o andamento das obras de recuperação da Igreja da Sé, obra a cargo da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Maranhão.

Saíram daqui impressionados com o trabalho de recuperação feito em tempo recorde e elevado nível técnico, e com a mão de obra contratada pelo Iphan, a grande maioria da cidade de Barra do Corda, considerada de primeira qualidade.

A inauguração da recuperação da Igreja da Sé deve ocorrer no dia 10 de setembro.

LIVROS DE SARNEY

Acabam de ter suas reedições dois livros da autoria do escritor José Sarney, que estavam esgotados.

Os romances Saraminda e O Dono do Mar, que podem ser encontrados na livraria da Academia Maranhense de Letras.

O livro da escritora Regina Echeverria, que trata da biografia de Sarney, também se encontra disponível na AML.

PALETÓ E GRAVATA

O senador José Sarney, sempre que o tempo lhe sobra, acompanha os programas dos candidatos veiculados pela mídia eletrônica.

Ele tem gostado dos produzidos pelo jornalista Ronald Carvalho, que em São Luis cuida dos programas do candidato a senador, Gastão Vieira.

Sarney, como veterano político e representante do povo maranhense no Senado, acha que as aparições de Gastão no vídeo, em função do cargo o que disputa devem ser de paletó e gravata.

FEIRA DO LIVRO

Nesta quinta-feira, o coordenador da Feira do Livro, Celso Borges, participou da reunião da Academia Maranhense de Letras.

Por mais de uma hora, Celso falou sobre as alterações feitas no evento deste ano a ter lugar no Convento das Mercês.

Ao longo do encontro, o coordenador da Feira do Livro ouviu sugestões dos acadêmicos e que serão incluídas na programação do evento, que acontecerá na última semana de outubro.

DESEMBARGADORA NO COMANDO

É tido como certo o pedido de licença da governadora Roseana Sarney por quinze dias, a fim de participar direta e efetivamente da campanha do candidato Lobão Filho à sua sucessão.

Em isso acontecendo, quem assume o cargo é a presidente do Poder Judiciário, Cleonice Freire.

A última vez que um presidente do Tribunal de Justiça assumiu o cargo de governador, por licença do titular, deu-se em 1990, quando João Alberto licenciou-se e transferiu o governo para o desembargador Emésio Araújo.

Sem comentário para "BALLET RUSSO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS