FERIADOS INCONSTITUCIONAIS

0comentário

Duas leis, uma votada pela Câmara Municipal de São Luis, outra aprovada pela Assembleia Leguislativa, estão atravessadas na garganta do empresariado de São Luis. A aprovada pelos vereadores, que instituiu 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como feriado municipal, a Associação Comercial do Maranhão questionou e derrubou na Justiça, por considerá-la inconstitucional e matéria de competência da União. A votada pela Assembleia Legislativa, que considera feriado bancário o dia 28 de agosto, também deve ser questionada pela ACM na Justiça, no suposto de ser também inconstitucional.

REI MIDAS O empresário Ilson Mateus está sendo considerado como o novo Rei Midas do Maranhão. Ao inaugurar o mais novo empreendimento empresarial do grupo que comanda na Rua das Cajazeiras, que de uns tempos para cá deixara de abrigar lojas de grande monta, Ilson Mateus mostra que é um predestinado para o sucesso. A construção de um supermercado numa rua esquecida e sem atrativo comercial, que vem atraindo consumidores de todas as partes da cidade, comprova que onde Ilson coloca o dedo o negócio vira ouro.

INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA A Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão, Kátia Bogéa, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, chegaram a um consenso quanto à inauguração da Fábrica Santa Amélia: dezembro deste ano. Os procedimentos técnicos foram definidos e garantidos os recursos financeiros para a conclusão da recuperação de um dos imóveis mais bonitos de São Luis. Depois de pronta, a Fábrica Santa Amélia se constituirá numa das atrações turísticas de cidade e a UFMA a destinará ao preparo dos profissionais de hotelaria e turismo.

TREM PAGADOR Em política, chama-se trem pagador o candidato que derrama dinheiro à vontade com o intuito de se eleger a qualquer custo. Na campanha eleitoral deste ano dois candidatos estão inflacionando o processo eleitoral e levando o preço do voto às alturas: Ana do Gás Josimar do Maranhãozinho. Pelo que se sabe, para se elegerem deputados estaduais não medem sacrifícios e não querem saber o preço do voto

. OS LAGOS NA ELEIÇÃO A família Lago não está unida em torno de um só candidato, mas quer eleger um de seus membros e tê-lo como representante na política maranhense. Nada menos do que cinco Lagos concorrem aos cargos eletivos no pleito deste ano. Zé Luis, irmão de Jackson, quer ser governador; Igor, filho, e Luiza, sobrinha de Jackson, desejam o cargo de deputados federais; e Marcos e Ricardo Lago, primos de Jackson, aspiram ser deputados estaduais.  ADESÕES A GASTÃO No Maranhão inteiro o crescimento da candidatura de Gastão Vieira a senador cresce a olhos vistos. Em São Luis, então, o fato é espantoso. Dificilmente algum eleitor deixará de votar nele, por reconhecê-lo como um candidato preparado, experiente e testado pela competência e seriedade. Mas não é apenas em São Luis que Gastão conquistará uma votação extraordinária. No interior do estado, também, a sua vertiginosa subida nas pesquisas é incontestável. Não será surpresa se ele não for o candidato ao Senado mais votado em Imperatriz, reduto reconhecidamente oposicionista.

CANDIDATOS Á ACADEMIA Na semana passada, a Academia Maranhense de Letras deu por encerrado o prazo de inscrição às cadeiras que tiveram como últimos ocupantes os intelectuais José Chagas e Ubiratan Teixeira. Três candidatos inscreveram-se. Para a vaga de José Chagas, o erudito músico Turíbio Santos. Para a vaga de Ubiratan Teixeira, o escritor José Neres e o historiador João Renor. O presidente da AML, Benedito Buzar nomeou a comissão composta dos acadêmicos, Luis Phelipe Andrés, José Carlos Silva e José Ewerton, para oferecer parecer sobre os candidatos inscritos, no prazo de trinta dias.

PERFIS ACADÊMICOS Nos últimos anos, quem sempre cuidou de preparar e editar os “Perfis Acadêmicos” da Academia Maranhense de Letras foi o escritor Jomar Moraes. Para a alegria dos membros da Casa de Antônio Lobo acaba de sair a quinta edição dos Perfis Acadêmicos, caprichosamente organizada pelo competente Jomar. Nesta nova edição, uma novidade: a relação, ilustrada com fotos, dos patronos e membros correspondentes da AML.

REITOR DA UEMA A governadora Roseana Sarney, em respeito à maioria da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão, nomeou os professores Gustavo Costa e Walter Canales reitor e vice-reitor, para o mandato de 2015 a 2018. A governadora, sintonizada com os 74 por cento da preferência acadêmica, não vacilou na nomeação dos novos dirigentes da Uema, que deverão continuar o trabalho profícuo do professor José Augusto Oliveira, que a conduzia em harmonia com os novos tempos em que vive o Maranhão. O professor Gustavo Costa, um dos melhores quadros da instituição, terá oportunidade de à frente da reitoria da Universidade Estadual do Maranhão, de dar a ela os instrumentos que ainda carecem para torná-la mais presente e forte na formação das novas gerações.

PALESTRA NA CNI O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, participou em Belo Horizonte da reunião da Confederação Nacional da Indústria, que teve como ponto alto a presença da presidente Dilma Roussef. Na reunião, Dilma falou sobre o seu governo e as mudanças que fará na política econômica do país, caso se reeleja. Na reunião do dia 10, na Fiema, Baldez, que será o anfitrião do encontro com os candidatos a governador, Lobão Filho e Flávio Dino, levará ao conhecimento do empresariado maranhense sobre o que ouviu na reunião de Belo Horizonte.

SOM DE MARINA Nesta última semana, os primeiros carros de som dos candidatos à presidência da República ganharam as ruas de São Luis. A candidata Marina inaugurou essa peregrinação para conquistar o eleitorado maranhense. Os que apóiam a sua candidatura querem divulgar o seu nome em todas as cidades do Maranhão. A partir desta semana, devem também aparecer nas ruas de São Luis carros de som dos candidatos Dilma Roussef e Aécio Neves, na tentativa de neutralizarem o que tem se visto em outros estados brasileiros, onde a candidatura de Marina Silva ganhou rápida musculatura.

LIVRO DE ELIÉZER Um novo livro do intelectual Eliezer Moreira circula na cidade: “Memória da Família”. No livro, o autor relata a genealogia familiar dos ramos que compreendem os ascendentes, descendentes e colaterais seus e das mulheres que conviveu conjugalmente. No prefácio, Eliézer diz que fez o livro para atender a curiosidade das filhas em saber sobre laços de parentesco existentes com personagens de nomes familiares ou assemelhados.

Sem comentário para "FERIADOS INCONSTITUCIONAIS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS