AVALIAÇÃO DA FEIRA

0comentário

AVALIAÇÃO DA FEIRA

A Fundação Municipal de Cultura não quer esperar o tempo passar para fazer uma imediata avaliação sobre a recente Feira do Livro, realizada em São Luis, no Convento das Mercês.

Na tarde desta quinta-feira, no Museu Artístico, os coordenadores e os participantes do evento vão estar frente a frente para pesar os prós e os contras da promoção.

Grande parte dos participantes da 8ª Feira do Livro deverá pedir para o evento em 2015 retornar à Praça Maria Aragão, local de melhor acessibilidade pública e com maiores condições de segurança.

Uma sugestão também estará em foco é para a Feira do Livro não ser anual, mais bienal, como nos estados mais adiantados, levando em conta a ainda restrita produção editorial no Maranhão.

ESTER, A UNANIMIDADE

De todos os nomes até agora escolhidos pelo governador eleito Flávio Dino para compor o primeiro escalão do governo, a unanimidade gira em torno da jornalista Ester Marques.

Seu nome foi aceito e aplaudido sem restrições, pelos mais diversos segmentos que fazem parte da cultura maranhense.

Ester tem todas as condições de fazer um bom trabalho na Secretaria da Cultura do Maranhão, pois é do ramo e tem prestado relevantes serviços ao longo dos anos.

Ela teve participação ativa e eficiente na elaboração do Plano Estadual de Cultura do Maranhão, recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa. Como relatora, sua dedicação foi total e produtiva.

HONORIS CAUSA

Foi inesquecível e ímpar a solenidade realizada na noite de quinta-feira, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão.

Uma legião de amigos de Mundinha Araújo, uma das competentes estudiosas da cultura negra no Maranhão, compareceu ao evento para vê-la receber, por justiça e mérito, o título de Doutora Honoris Causa.

Mundinha foi agraciada com a outorga pelos trabalhos desenvolvidos em favor da raça negra e da luta contra o preconceito de cor no Brasil.

Após a solenidade, os membros de todas as entidades afro-descendentes no Maranhão tributaram a ela mais homenagens pelo fato de receber um título que traduz o reconhecimento de uma instituição universitária.

ESCRITOR FRANCÊS

O intelectual francês Jean-Paul Defino, autor de vários livros sobre o Brasil, esteve recentemente em São Luis, mas não teve o reconhecimento que merece.

Veio participar da Feira do Livro, mas foi relegado a um plano secundário pela coordenação do evento.

Jean-Paul Delfino é um escritor famoso na França e no Brasil, pelos livros que dedica especialmente à música popular de nosso país.

Enquanto ele passou desconhecido e no anonimato por São Luis, na semana passada, o jornal O Estado de São Paulo, lhe dedicou meia página,  realçando as suas qualidades intelectuais e de fervoroso amante da música brasileira.

SIMÃO POR MARCELLUS

O governador Flávio Dino estará bem servido na secretaria da Fazenda.

Para ocupar tão relevante cargo, seu primeiro olhar foi na direção de Simão Cirineu, que já trabalhou no órgão, na gestão de Zé Reinaldo Tavares.

Cirineu descartou o convite por motivos da saúde da esposa, que, em Brasília, precisa de sua assistência pessoal.

No piscar de olhos, Flávio lembrou-se da amizade ao auditor fiscal da Receita Federal, Marcellus Ribeiro Alves, técnico competente e correto, que terá a missão de incrementar a renda estadual.

VITORINISMO NA FEIRA

O jornalista Benedito Buzar foi o recordista na venda de livros na 8ª Felis.

Mesmo sem fazer convites individuais, o livro de sua autoria – O Vitorinismo, relançado pelo Instituto Geia, foi o mais procurado no evento.

Só na noite do lançamento, Buzar autografou quase 60 exemplares.

HOMENAGEM A SALGUEIRO

O empresário José Carlos Salgueiro passou o seu aniversário, ocorrido em 14 de novembro, em São Paulo.

Em sua companhia, a esposa, Rosimar, filhos, netos e noras.

Ao saber que Salgueiro estava em São Paulo, o seu fraternal amigo, o empresário Pedro Maranhão o homenageou com um supimpa jantar no seu belo apartamento, nos Jardins.

ANIVERSÁRIO NOS STATES

Há quase dez anos, o economista Antônio José Duarte Ferreira, não comemora o seu aniversário em São Luis.

Prefere festejá-lo ao lado da esposa, Carmem Lúcia, em Nova York.

O restaurante preferido para a comemoração da data é sempre o cubano, Victor.

POSSE DE NERES

O escritor José Neres já acertou com o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, a data de sua posse: 20 de março de 2015.

Para recebê-lo, o novo imortal escolheu a sua ex-professora, Ceres Costa Fernandes, a primeira mulher a ter a incumbência de cumprir este ritual acadêmico ao longo da vida centenária da AML.

Neres vai ocupar a vaga do escritor Ubiratan Teixeira.

NETOS DE JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão realizou na semana passada no auditório da Academia Maranhense de Letras um importante simpósio histórico.

Para o brilhantismo do evento, que versou sobre os 400 anos da Batalha de Guaxenduba, o IGHM convidou ilustres historiadores daqui e de outras cidades, para falarem sobre a primeira guerra brasílica.

Atração do simpósio: a presença de dois nonos netos de Jerônimo de Albuquerque Maranhão: o pesquisador Paulo Fernando Albuquerque Maranhão e o advogado Clayton Albuquerque Maranhão, ambos residentes no Rio de Janeiro.

GESTORES DO CEUMA

O senador Mauro Fecury não esconde a alegria pelos três professores da Universidade Ceuma, que foram convidados a participar do primeiro time do governador Flávio Dino.

Marcos Pacheco ocupará o cargo de secretário de Saúde; Artur Cabral assumirá a presidência da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, e Duarte Júnior, será o gerente de Proteção e Defesa do Consumidor.

Para Mauro, os três professores, pela competência e seriedade profissional, vão prestar inestimáveis serviços ao Maranhão.

Sem comentário para "AVALIAÇÃO DA FEIRA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS