POSSE DE FLÁVIO

0comentário

Até agora ainda não se sabe como será a posse do governador eleito, Flávio Dino.

Há quem diga que ele gostaria fazer uma grande festa popular, tal como José Sarney fez no dia 31 de janeiro de 1966, quando recebeu o governo das mãos do Dr. Alfredo Duailibe, que assumiu o poder face à renúncia do governador Newton Bello.

Mas essa hipótese afigura-se complicada em decorrência do dia marcado, pela Constituição, para a posse do governador eleito: 1º de janeiro de 2015.

Fazer um evento pomposo nessa data é quase impossível diante das festas de réveillon que rolaram pela cidade.

CENTENÁRIO DE ODILO

Na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 19:00 horas, a Academia Maranhense de Letras realiza uma solenidade marcante.

Homenagem ao saudoso poeta e jornalista maranhense Odilo Costa, filho, pelo seu centenário de nascimento.

Para falar sobre um homem que foi membro das Academias Brasileira e Maranhense de Letras e com atuação indelével na imprensa brasileira, ninguém melhor do que o seu amigo e confrade, José Sarney.

Por ocasião da solenidade, os filhos de Odilo vão doar à Casa de Antônio Lobo as peças que fazem parte da indumentária com a qual tomou posse na Casa de Machado de Assis.

AMIGOS FRATERNOS

Não será surpresa se o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava-Jato, comparecer à posse do governador Flávio Dino.

Eles se conheceram em Brasília e fizeram uma amizade que continua sólida até hoje, ainda que resida em lugares diferentes: São Luis e Curitiba.

Por telefone, Flávio manifestou ao colega paranaense a vontade de vê-lo em São Luis no evento de sua posse no governo do Maranhão.

DISCURSO DE DESPEDIDA

Em Brasília o assunto é um só: o discurso de despedida do senador José Sarney.

Não se sabe se ele irá à tribuna do Senado antes ou depois do recesso do fim de ano.

Qualquer que seja a data, o certo é que o pronunciamento de Sarney está sendo aguardado com muita expectativa, pois  nenhum parlamentar brasileiro teve uma vida mais longa do que ele no Congresso Nacional, ao longo da qual assistiu e/ou participou de eventos que marcaram a animada história do Brasil.

Em tempo: nesta quarta-feira, na Biblioteca do Senado Federal, será aberta a exposição “José Sarney, o Homem, o Político, o Escritor”.

EDÍFICIO JOÃO GOULART

Mais uma vez o leilão para a venda do Edifício João Goulart, localizado na Avenida Pedro II, não se realizou.

Segundo se ouve falar, foi o Tribunal de Justiça do Maranhão que impediu a realização do leilão.

Motivo: prometeu apresentar uma proposta para comprar o imóvel, o qual, pela sua vizinhança e condições físicas, se prestará a abrigar as atividades, cada vez mais crescentes, da judicatura maranhense.

HOMEM NU

Em Porto Alegre, as mulheres encontraram um meio de chamar mais ainda as atenções da opinião pública.

Desinibidas, lépidas e fagueiras inventaram a moda de sair às ruas completamente peladas.

Em São Luis, contudo, são os homens que resolveram imitar as mulheres gaúchas.

Em pleno sol do meio-dia, segunda-feira passada, atravessava a Ponte do Caratatiua, um rapaz literalmente sem roupa e apenas com os “documentos” que Deus lhe deu.

PÂNICO E CQC

A revista Veja deu o passaporte que a jornalista Mônica Moreira Lima precisava para se projetar nacionalmente.

Pela maneira de apresentar o programa “Sem Vergonha”, veiculado pela TV Guará, ela passou a ser alvo de comentário nos programas Pânico e CQC, ambos da TV Bandeirantes.

Mônica poderá receber proposta tentadora para trabalhar no programa CQC.

FESTA DOS AMIGOS

No próximo sábado, dia 13 de dezembro, Mauro Fecury recebe os convidados para a Festa dos Amigos, que realiza anualmente nas dependências do Ceuma.

Ao longo do dia, os convidados, depois de assistirem eventos esportivos, serão brindados com almoço e shows de artistas maranhenses e de outros estados.

Este ano, além do conjunto de carimbó, de Belém do Pará, uma surpresa especial se apresentará na festa.

LOUVAÇÃO A CERES

No último Café Literário, promovido terça-feira passada, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, a escritora Ceres Costa Fernandes recebeu o reconhecimento público.

Ao final do evento ganhou aplausos pela iniciativa de criar o Café Literário, um sucesso que marcou sua passagem pela Secretaria da Cultura.

Além dos louvores merecidos, o nome de Ceres foi lembrado para continuar à frente do órgão que dirige.

HONORIS CAUSA

NA última reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão, o reitor Natalino Salgado apresentou uma proposta e aprovada por unanimidade.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa a seis personalidades: cinco vivos e dois in memorian.

Os vivos: José Maria Ramos Martins, Jomar Moraes, Ferreira Gullar, Maria Ozanira Silva e Emídio Cantídio. In memorian: Domingos Vieira Filho e Mário Martins Meireles.

POSSE DE GULLAR

O poeta maranhense, Ferreira Gullar, que tomou posse sexta-feira na Academia Brasileira de Letras, mostrou prestígio e que é querido no Rio de Janeiro.

Mais de mil pessoas pediram convites para assistir a sua investidura na Casa de Machado, mas não puderam ser atendidos.

Motivo: o auditório da ABL só possui 150 lugares. Para contentá-los, foram armados telões no ambiente externo.

LIVROS DE SÁLVIO

A presença do pai de Sálvio Dino, o governador eleito Flávio Dino, na solenidade de sua posse na Academia Maranhense de Letras Jurídicas, na noite de sexta-feira, acabou superlotando a Academia Maranhense de Letras.

O espaço acadêmico foi pequeno para abrigar os convidados de Sálvio Dino e dos que desejavam ser vistos pelo futuro governador, na  esperança de um cargo no governo. Além do bom discurso, Sálvio ainda lançou dois livros naquela noite: A Faculdade de Direito do Maranhão e Do Grajaú ao cume da intelectualidade, este, sobre a vida do professor Antenor Bogéa.

Sem comentário para "POSSE DE FLÁVIO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS