AVENIDA IV CENTENÁRIO

0comentário

AVENIDA IV CENTENÁRIO

As avenidas Expressa e IV Centenário foram construídas no governo de Roseana Sarney e inauguradas antes de acabar o seu mandato.

São obras da moderna engenharia e projetadas para melhorar a mobilização urbana de São Luis.

Mas enquanto a Expressa ganhou fluxo e vulto, a IV Centenário ficou em plano inferior e subutilizada.

Construída para ligar a cidade ao bairro da Alemanha, perdeu esse objetivo pelo desprezo da população, que diariamente e em plena luz do dia, vê nela ocorrer atos criminosos e praticados por falta de policiamento.

É pena ver uma obra projetada para desafogar o trânsito ser transformada em propriedade da bandidagem, que a usa para molestar e prejudicar a população.

ANA KAREN ESPECIAL

A revista Metrópole, editada na capital paulista, voltada para o mundo dos negócios e do turismo, dedica o último número à prefeita de Cruzeiro, Ana Karen.

Ela, a capa da revista e em policromia, através de longa e interessante reportagem, revela o seu lado de mulher empreendedora e de gestora pública.

Ana Karen, que já ocupou cargos importantes, destacando-se a presidência da Maratur e a diretoria da Embratur,  credenciaram-na a eleger-se e reeleger-se prefeita de Cruzeiro, cidade paulista em que nasceu, onde realiza uma  notável administração, ainda que prejudicada pela politicalha que predomina na Câmara Municipal.

SANGUE MARANHENSE

A arquiteta Christine Velloso está brilhando como profissional competente e criativa, na cidade paulista de Bauru.

Metade do sangue que corre nas veias de Christine procede do pai, o maranhense de São Luis, Carlos Velloso, que se diplomou veterinário no Rio de Janeiro e exerceu a profissão em Bauru.

Naquela cidade paulista, Velloso conheceu, enamorou-se e casou com Maria Amélia Mercadante, com a qual teve três filhas: Christine, Natália e Mariana.

Christine, antes de concluir o curso de arquitetura na Universidade Júlio de Mesquita Filho, em Bauru, passou dois meses em São Luis, estagiando no Instituto do Patrimônio Artístico e Artístico Nacional, tempo em que se encantou com a beleza arquitetônica e histórica de nossa cidade.

Os pais de Christine, Maria Amélia e Carlos Velloso, estão atualmente em São Luis. Vieram a convite de Ana Lúcia e Mauro Fecury participar de uma festa junina.

PROTESTO DE MARANHENSE

Circula pelo país mensagem da autoria do advogado maranhense Carlos Nina, contra as recentes declarações da presidente Dilma Roussef.

Endereçada às entidades a que Carlos Nina pertence, Associação dos Magistrados do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil e Instituto dos Advogados Brasileiros, a mensagem repercutiu de maneira estrondosa e já levantou veementes protestos da categoria contra as leviandades proferidas pela presidente da República, aqui e fora do país.

O advogado maranhense acha que as representações profissionais não devem só protestar, mas, também, responsabilizar Dilma juridicamente pelas palavras insensatas que vocifera.

PORCÃO FECHADO

Um dos templos da gastronomia carioca, a tradicional churrascaria Porcão, localizada no bairro de Ipanema, encerrou as atividades.

Não só os cariocas vão sentir falta do Porcão. Os maranhenses, que costumam viajar e passar temporadas na Cidade Maravilhosa, também,  ficarão com saudade dela.

Antes do Porcão, de Ipanema, outra churrascaria da mesma rede, localizada na Barra da Tijuca, já fechara as portas.

PREFEITO DE ITAPECURU

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, além de evangélico fervoroso, tem coragem de sobra.

A audácia do gestor é tamanha que no dia de seu aniversário, final de junho, o funcionalismo municipal não trabalhou por ser ponto facultativo.

Como se não bastasse, o aniversário foi comemorado com grande festa que se prolongou ao longo do dia e com comes e bebes à vontade.

BOEIRO ASSUMIDO

O empresário e líder da construção civil, Fábio Nahuz, na época junina,  não deixa por menos: acompanha o bumba boi de Maracanã  aonde a brincadeira vai.

Na festa que Ana Lúcia e Mauro Fecury realizaram, na semana passada, em comemoração ao aniversário da filha, Luciana, Fábio era só alegria.

Há anos Fábio prestigia o bumba boi de Maracanã e sabe todas as toadas que os brincantes cantam nas apresentações.

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, criou comissão para organizar a programação do centenário de nascimento do professor Mário Meireles.

O evento contará, também, com a participação da  Academia Maranhense de Letras, que, na comissão organizadora,  tem dois representantes: Benedito Buzar e Ceres Costa Fernandes.

Na programação, destaques para a exposição da vida e da obra do saudoso mestre, lançamento e relançamento de livros da sua autoria, palestras, mesas redondas, com a presença de professores da Ufma e de membros da AML.

SELA DE CASTIGOS

O problema carcerário de São Luis volta ao noticiário político e jornalístico, com a discussão da desativação da sela de castigo da Penitenciária de Pedrinhas, fato esse que é lembrado por quem assistiu a uma cena ocorrida na época do governo João Alberto.

O governador e o secretariado foram a Pedrinhas ver as obras em execução naquela penitenciária..

Em chegando na famigerada sela de castigos, ao vê-la em péssimas condições físicas, o governador João Alberto imediatamente ordenou que os presos fossem retirados dali e permitir que o infecto depósito humano pudesse ser destruído sob as vistas de todos que lá estavam.

Enquanto a cela de castigo não sumiu do mapa, João Alberto dali não saiu.

HOMENAGEM A NAURO

Por indicação do reitor Natalino Salgado, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão aprovou concessão do titulo de doutor honoris causa ao saudoso bispo Dom José Delgado, in memorian e ao intelectual Nauro Machado.

Tímido por natureza e avesso a homenagem, Nauro já se convenceu a comparecer à solenidade em que será homenageado.

Mas a resistência do poeta chegou ao fim graças ao trabalho persistente da esposa Arlete, do filho Frederico, e dos amigos mais chegados.

Nauro decidiu participar do festivo evento, mas jamais discursar.

FICOU NO LUCRO

Enquanto o PT se esfarela no país, pelo cometimento de erros políticos seguidos e graves, em São Luis, um petista histórico assiste a tudo isso sem poder nada fazer.

Trata-se de Washington Oliveira, que renunciou a vice-governança para ser nomeado ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Na época em que Washington decidiu sobre a questão, meditou muito e pediu conselhos a amigos. Uns o aconselhavam a renunciar, outros faziam o contrário.

Depois que o tempo passou Washington acha que tomou o rumo certo e muito deve a quem o aconselhou a trocar a função pelo cargo que ora ocupa.

PALMAS PARA A CEMAR

Dentre todas as empresas habilitadas a patrocinar projetos respaldados na lei de incentivo à cultura e ao esporte, mais conhecida por Lei Haickel, existe uma que se destaca.

A Cemar, a maior empresa eminentemente maranhense e a que mais incentiva as nossas manifestações artísticas, culturais, folclóricas e esportivas.

Atualmente, a Cemar sozinha é responsável, no mínimo, 25 por cento dos projetos culturais e esportivos realizados no Maranhão e, por isso,  deve receber o acato, a louvação e o agradecimento dos produtores culturais e dirigentes esportivos.

Sem comentário para "AVENIDA IV CENTENÁRIO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS