EM NOME DOS FILHOS, OS PAIS NOSSOS DE CADA DIA

0comentário

Moradores da Rua Governador Matos Carvalho, no Olho D’água, estão revoltados e prometem reagir contra um fato de extrema audácia perpetrado contra o homenageado.

De repente, desapareceram as placas das ruas que há anos identificavam aquela rua com o nome do ex-governador.

Mas não ficou só nisso. Nas caladas da noite, deram outro nome à rua e sem consultar os que ali residem.

Um abaixo-assinado com assinaturas dos moradores do bairro do Olho D’Água encontra-se em fase de processamento e encaminhamento à Prefeitura e à Câmara Municipal de São Luis, de protesto e de exigência para o nome do governador Matos Carvalho voltar ao lugar de origem.

TV UFMA

O reitor Natalino Salgado encontra-se em estado de graça.

Motivo: está no ar em fase de ajuste o sinal da emissora de televisão da Universidade Federal do Maranhão.

Os equipamentos da estação são de última geração e produzidos pela mais alta tecnologia no ramo.

Quem quiser testar a mais nova estação de televisão do Maranhão, basta acessar o canal 54.1.

Pelas estimativas do reitor, a TV UFMA será inaugurada no final de outubro e no dia em que ele passar o cargo à reitora Nair Coutinho.

BELFORT E STENTS

O coração do advogado Fernando Belfort acaba de pedir reforço para continuar batendo como sempre: forte e no compasso da emoção.

Significa dizer que o aparelho coronário de Belfort precisará de stents para que ele continuar a ter uma vida saudável, alegre e feliz.

O procedimento para a colocação dos stentes estará a cargo do competente cardiologista maranhense Raimundo Furtado, profissional respeitado a nível nacional pela contribuição dada ao aperfeiçoamento desse dispositivo médico.

PDT DE JACKSON

O PDT maranhense, após o falecimento de Jackson Lago, viveu momentos de incerteza e desagregação.

Uma luta entre os herdeiros políticos de Jackson por pouco não leva o partido brizolista a desaparecer da cena maranhense.

Depois de um tempo de indefinição e desentendimento quanto ao futuro do PDT no Maranhão, a situação mudou completamente.

Os que assumiram a direção do partido o revigoraram e o fizeram reencontrar-se com a pujança que Jackson Lago emprestou-lhe em vida.

GERAÇÃO DE SARNEY

Os amigos de geração de José Sarney estão com as vidas passadas a limpo.

A trajetória de duas importantes personalidades, que tiveram presenças marcantes na cena política brasileira recente, acaba de ser escrita e lançada em livro.

Um retrata a carreira brilhante jornalista Carlos Castelo Branco; o outro, narra a vida do ex-deputado e ex-governador de Brasília, José Aparecido de Oliveira.

Os dois, como também Sarney, participaram ativamente do governo do ex-presidente Jânio Quadros, que renunciou o cargo em agosto de 1961.

NAURO E GULLAR

Os dois maiores poetas vivos do Maranhão, Ferreira Gullar e Nauro Machado, na semana passada, pontificaram nos meios de comunicação do país.

Gullar, do alto de seus 85 anos, que continua produzindo literariamente, foi exaltado pela revista Veja em duas páginas, por conta da nova edição da sua poesia completa que o coloca, como poeta, no panteão das letras nacionais.

Nauro Machado, festivamente homenageado em São Luis, pelos seus 80 anos, é um poeta do mesmo patamar intelectual de Gullar. Ainda não figura no panteão das letras nacionais, pela timidez e não querer sair de sua terra natal, que lhe serve de inspiração poética.

SALDANHA NA SUIÇA

O compositor e músico Chico Saldanha está de viagem marcada para a Suíça.

Lá, passará alguns meses, tempo em que prestará ajuda paternal a uma filha que vai lhe dar mais um neto.

Os partos da filha de Saldanha, realizados na Suíça, foram todos assistidos por ele, que não abre mão de acompanhá-la e de dar a ela a merecida assistência em momentos tão importantes da vida e da família.

CRISE NA RUA GRANDE

A Rua Osvaldo Cruz, mais conhecida por Rua Grande, começa a ser palco da crise que ora invade o país.

Ali, onde a maior concentração lojista da cidade sentou praça, os consumidores se surpreenderam com o desaparecimento de um famoso estabelecimento comercial.

A crise levou de roldão a loja By Express, especializada em roupas para homens e mulheres de todas as idades.  Dizem que outras, do porte dela, estão na fila para dar adeus à Rua Grande.

DOM DE  PROFETA

Joaquim Haickel, figura polivalente da cidade, é admirado por um somatório de virtudes, com destaque para o dom profético.

Ele estava na Europa, onde recebia prêmios pela sua atuação de cineasta, mas encontrou tempo para num artigo, publicado em O Estado do Maranhão, anunciar o que iria acontecer na secretaria da Cultura.

No seu trabalho jornalístico, Joaquim despediu-se, sem mágoa, de Ester Marques, certo de que seria exonerada do cargo pelo governador que a nomeou.

MARANEHENSES NA EUROPA

Sem alarde e usando apenas o boca-a-boca, a Agetur vai levar, até agora, setenta maranhenses para a Europa.

A viagem será em outubro próximo, terá como ponto de partida a Espanha e uma excursão de navio pelo Mediterrâneo levará o grupo ao delírio.

Os herdeiros do saudoso Glacimar Marques, um dos agentes de viagem mais bem-sucedidos de São Luis, aprenderam a trabalhar como o pai: silenciosa e eficientemente.

CASA DE VERANEIO

Em São Luis, a implosão da Casa de Veraneio de São Marcos é assunto morto.

Mas para a imprensa carioca, não. Tanto que o jornal O Globo, de semana passada, resolveu ressuscitá-lo.

Requentou a matéria apenas para dizer que o governo do Estado não tem nenhum plano destinado à Casa de Veraneio, que continua imponente, mas abandonada, até agora, pelos novos ocupantes do poder maranhense.

COMEMORAÇÃO EM CAXIAS

OS intelectuais de Caxias vão comemorar, neste sábado, uma data importante: a maioridade da Academia Caxiense de Letras.

Os 18 anos de vida da instituição gonçalvina serão intensamente festejados e culminados com o lançamento da obra “Cartografias Invisíveis-Saberes e Sentires de Caxias”.

NOVO SECRETÁRIO

O novo secretário de Cultura, Felipe Camarão, é adepto da canção “Caminhando”, do compositor Geraldo Vandré. Segundo ele,“quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Não esperou que a Academia Maranhense de Letras fosse ao seu encontro.

Mandou avisar ao presidente, Benedito Buzar, que, nesta quinta-feira,  participará da reunião da Casa de Antônio Lobo.

Sem comentário para "EM NOME DOS FILHOS, OS PAIS NOSSOS DE CADA DIA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS