POSSE DE SARNEY

0comentário

No dia 31 de janeiro vindouro, completa 50 anos da posse de José Sarney no governo do Estado do Maranhão.

Amigos do ex-governador não querem ver a efeméride passar em brancas nuvens.

Por isso, já se movimentam no sentido de organizar eventos que lembrem a chegada de Sarney ao poder e as ações e iniciativas tomadas por ele para o seu governo ser o maior que o Maranhão já experimentou.

Benedito Buzar e Joaquim Itapary vão organizar o programa que visa destacar o papel de Sarney na construção do Maranhão Novo.

LIVRO DE FHC

O livro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que acaba de ser lançado, além do sucesso de venda, está a suscitar polêmica.

À guisa de um diário, FHC relata o que aconteceu ao longo de seus oito anos de mandato na Presidência da República.

No livro, os nomes de José Serra, Clovis Carvalho, Pedro Malan, José Sarney e Ruth Cardoso são citados à exaustão.

KÁTIA NA UFMA

Antes mesmo de deixar a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, no Maranhão, a historiadora Kátia Bogéa, recebeu um convite honroso para trabalhar.

O convite veio do reitor Natalino Salgado, que conhecendo o valor profissional de Kátia e o que fez de importante pelo bem do patrimônio cultural de São Luis, não a deixou no ostracismo.

A técnica nascida na Paraíba, mas maranhense d coração, aceitou o convite para prestar serviços na Universidade Federal do Maranhão, onde dará continuidade ao programa de revitalização de vários prédios na cidade e com recursos do PAC.

POSSE DE NAIR

Afinal, o Ministério da Educação agendou para esta terça-feira, 10 de novembro, a posse da professora Nair Coutinho no cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão.

A solenidade será em Brasília e presidida pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e contará com a presença do reitor Natalino Salgado e políticos maranhenses.

Após a posse no MEC, Nair recebe o cargo das mãos do professor Natalino, dia 13 deste mês.

HOMENAGENS EM PROFUSÃO

Os corpos docente, discente e administrativo da Universidade Federal do Maranhão  programam uma série de homenagens ao professor Natalino Salgado.

A programação é vasta e festiva e como nunca se viu nos meios universitários do Maranhão.

Ao reitor que deixa o cargo serão prestadas homenagens especiais, em reconhecimento ao fantástico trabalho realizado na Ufma, que a fez passar por uma radical transformação na parte física e nos setores do ensino, pesquisa e extensão.

FARÓIS DA EDUCAÇÃO

Quando Gastão Vieira exerceu o cargo de secretário de Educação, trouxe de Curitiba um modelo de biblioteca simples, mas eficiente e funcional, que implantou no Maranhão.

Os Faróis da Educação, destinadas aos estudantes do ensino médio e que precisavam de livros para orientá-los em trabalhos de consultas e pesquisas.

Essas bibliotecas, que fizeram sucesso extraordinário em São Luis e no interior do Estado, estão sendo destruídos pela falta de atenção e manutenção dos órgãos governamentais.

A grande maioria, não funciona mais e virou abrigo para viciados em drogas.

DEPUTADO E BABAÇU

O deputado Hildo Rocha, que vem desempenhando o mandato na Câmara Federal com altivez e desembaraço, quer que o babaçu seja novamente um produto importante e de peso na economia maranhense.

Recentemente, em Brasília, em audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia mostrou o que o país pode ganhar com o aproveitamento industrial do babaçu, produto que em tempos passados, contribuiu sobremodo para a geração de renda no meio rural do Maranhão.

O parlamentar quer contar com a o apoio da Federação das Indústrias do Maranhão no trabalho que realizará no plano federal para o babaçu ser pesquisado e estudado e retome a posição de destaque no mercado nacional.

SANGUE DO CAPELÃO

Monsenhor Hélio Maranhão, durante boa parte de sua vida, dedicou-se de corpo e alma ao exercício de capelão da Polícia Militar.

Foi ele que fez a capelania militar ocupar um lugar de destaque na estrutura da corporação maranhense.

Depois de prestar tantos serviços à Polícia Militar no campo espiritual, a corporação não tomou conhecimento da precária saúde do sacerdote, que para obter sangue, teve de apelar para a solidariedade do rebanho cristão.

LIVRO DE NATALINO

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, às 19 horas, a Academia Maranhense de Letras abre novamente as portas para outro evento de peso no campo cultural.

O lançamento do livro do professor Natalino Salgado sobre a vida de um dos homens mais importantes do Maranhão, no século passado: Tarquínio Lopes Filho.

No livro, o autor aborda a trajetória de um médico brilhante, um político sagaz, um jornalista polivalente e um administrador competente, qualidades que fizeram dele um mito.

ACADEMIAS DA BAIXADA

Ainda sem data para acontecer, mas já em processo de preparação, o Primeiro Encontro das Academias de Letras da Baixada.

O evento deve acontecer em Pinheiro e com a presença das Academias de Letras de Pinheiro, São Bento, Viana, Arari, Vitória do Mearim e Anajatuba.

O Encontro tem o patrocínio da Federação das Academias de Letras do Maranhão e pretende discutir o papel das instituições da Baixada no cenário do século XXI como agentes da preservação e construção da cultura maranhense.

EXORBITÃNCIA MÉDICA

Há médicos em São Luis que pensam que trabalham em São Paulo, onde estão os melhores especialistas do país.

Por conta disso, imaginam os pacientes maranhenses como habitantes do estado mais rico do país.

A nossa sorte é que uma minoria, que deita e rola no preço da consulta, que já chegou à casa de Mil Reais.

Sem comentário para "POSSE DE SARNEY"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS