O CHORO DA SANTA DE ITAPECURU-MIRIM

0comentário

Em meados de 1949, um súbito acontecimento ocorreu em Itapecuru-Mirim, deixando a sua população em suspense.

Naquela época, a minha cidade contava com limitada população, reduzido espaço físico e desprovida das modernidades tecnológicas, mas não deixava de ser aconchegante, sedutora, abençoada por Deus e bonita por natureza.

Em plena inquietação de meus onze anos, usando ainda calça curta e cursando o primário no Grupo Escolar Gomes de Sousa, lembro-me, a despeito das dezenas de anos passados, do fato gerador daquela repentina e anormal celeuma, que levou a terra de Gomes de Sousa a quebrar a sua rotina diária de vida, fazendo os seus habitantes viverem momentos de incomum expectativa e de inusitada comoção.

Mesmo com o tempo a me consumir, minha memória permanece preservada e permite-me dizer que toda aquela intensa movimentação humana, tinha por alvo e foco uma casa residencial, localizada na Rua da Boiada, hoje, senador Benedito Leite, onde morava o casal Maria de Lourdes e Felício Cassas, de cuja união nasceu os filhos Ivete, Graciete, Myriam, Marília, Nonato e Elias.

Era naquela casa que aconteciam atos e fatos que, pelo seu ineditismo e singularidade, abalavam profundamente o sentimento religioso de uma pacata gente, constituída, em sua grande totalidade, de católicos, apostólicos, romanos.

Mas quem polarizava as atenções do que ali ocorria, era uma figura jovem e feminina, que, involuntariamente, transformava a cidade de Itapecuru num polo de atração religiosa, onde romeiros, crentes e não crentes em Deus, se aglomeravam para vê-la.

Chamava-se Graciete  de Jesus, também, conhecida por Didica, a terceira filha da prole dos Coelho Cassas, que, desde criança,  mostrava o seu lado de mulher caridosa, literalmente dedicada à religião católica.

Durante anos, gerações e gerações de itapecuruenses vieram ao mundo por meio de suas delicadas mãos de parteira habilidosa e a maneira como se doava ao povo mais necessitado, virtudes que lhe valeram conquistar inexcedível popularidade, a ponto de transformá-la em líder política.

Mas o que Graciete  fazia para ser alvo de tanta curiosidade popular? Guardava carinhosamente no seu quarto de dormir, um quadro de médio porte, com moldura de vidro, onde figurava a estampa de Nossa Senhora Aparecida, santa que, dia e noite, homenageava e venerava  com flores, velas, orações, preces, promessas e pedidos para cuidar da saúde dela, da família e dos amigos que a cercavam.

Numa dessas venerações, ela observou algo estranho na estampa da santa, pois corria incessantemente de seus olhos um tênue fio de água, como se fosse uma lágrima. Espantou-se com a cena, mas manteve-se em silêncio e deixou que os dias corressem para só anunciá-lo dias depois quando o fenômeno continuava e não deixava dúvidas de que a santa chorava para lhe transmitir alguma mensagem.

Como a santa não parava de chorar, a notícia ganhou as ruas e a casa dos Coelho Cassas virou um templo sagrado, para aonde acorriam católicos ou não, de Itapecuru e de outras cidades, para verem de perto e ao vivo, um ato de fé e de religiosidade.

Não lembro o tempo que durou aquela romaria à casa de Graciete e até quando as lágrimas de Nossa Senhora Aparecida continuaram a escorrer pelo seu rosto.  Mas sei que o choro da santa, objeto de tanta curiosidade e especulação, levou o “O Trabalhista”, editado em Itapecuru, edição de 9 de julho de 1949, a reportar-se ao caso com um texto da lavra do jornalista João Rodrigues, dono do jornal, que, em certo trecho da matéria,  afirmou categoricamente: “Com o Juiz de Direito, Dr. Caetano Jorge, fomos ver aquele mistério que confunde a gente, mas que são realmente lágrimas, desde que não se pode admitir seja o resultado de efeitos físicos, mas gotas cristalinas que desciam do rosto da Virgem Aparecida”.

MEDIDAS CAUTELARES

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal de que medidas cautelares determinadas pela Justiça contra parlamentares podem ser derrubadas pelo Poder Legislativo, tem levado Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas do país a revogar decisões contra vereadores, prefeitos e deputados estaduais, acusados de corrupção.

No Maranhão, a Assembleia Legislativa está livre de assim proceder, pois nesta legislatura nenhum deputado estadual teve o seu mandato cassado.  Mas no interior do Estado, algumas Câmaras Municipais estão fazendo gestões para que voltem aos cargos prefeitos e vereadores punidos com a perda de mandato, pela prática de atos lesivos ao patrimônio público.

ANO EXPLOSIVO

A passagem de ano no Maranhão será bem explosiva.

Não por conta dos fogos de artifício, mas do pipocar da campanha eleitoral.

O ano de 2018 promete ser bastante ruidoso no que respeita à atividade político-partidária, pois teremos eleições para os cargos de governador e de senador, que, pelo visto, serão disputadas com suor e lágrimas.

CAUTELA

Outro dia, sem lenço, mas com documento, resolvi transitar pela Rua da Paz, de ponta a ponta.

Lembrei-me de que, no passado, havia naquela rua uma lavanderia, a única existente em São Luís, que pertencia a uma família chinesa.

A particularidade da lavanderia era um aviso que o consumidor recebia na entrega da roupa, ou seja, um pequeno impresso com esta sentença: “Cautela, perdeu a nota, perdeu a roupa”.

Os chineses cumpriam rigorosamente o aviso.

BECO SEM SAÍDA

Ninguém, até agora, conseguiu uma palavra do senador João Alberto sobre o seu destino político, nas eleições do ano vindouro.

Para deputado federal, não deve disputar o cargo porque a prioridade é a reeleição do filho João Marcelo.

Retornar ao Senado, praticamente impossível, pois os candidatos do grupo sarneísta devem ser Sarney Filho e Edson Lobão.

A hipótese de ser companheiro de chapa de Roseana Sarney também é complicada, pois o cargo de vice poderá ser oferecido a um partido coligado.

Restam as eleições à Assembleia Legislativa, onde ele começou a sua atividade política no mandato de 1971-1975.

CRISE NO PSDB

Se no plano nacional, o PSDB vive um dilema shekeasperiano de continuar ou deixar o governo do presidente Michel Temer, no plano estadual, uma crise rondava o tucanato maranhense em torno de quem ficaria no comando do PSDB regional: o grupo liderado pelo vice-governador Carlos Brandão ou a dupla, Sebastião Madeira e Roberto Rocha.

Foi anunciado que por decisão política da cúpula do PSDB, o grupo de Brandão perdeu a parada. Mas a luta não cessará e deverá ter  desdobramentos no âmbito da Justiça, onde os inconformados perdedores vão questionar a decisão dos emplumados tucanos.

VAGA NA ACADEMIA

Vários nomes, alguns de reconhecido valor intelectual, outros nem tanto, já despontam como candidatos à vaga do poeta Manoel Lopes, recentemente falecido em São Luís.

Até agora estão na fila acadêmica: Salgado Maranhão, José Jorge Leite Soares, Elsior Coutinho, Fernando Braga e Daniel Blume.

Na sua última vinda a São Luís, o poeta Salgado Maranhão manifestou a alguns acadêmicos o desejo de ingressar na Casa de Antônio Lobo.

 

 

Sem comentário para "O CHORO DA SANTA DE ITAPECURU-MIRIM"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS