AS EFEMÉRIDES MARANHENSES DE 2018

0comentário

Respaldado no precioso livro “Efemérides Maranhenses”, da autoria do saudoso professor Mário Meireles, eis os principais eventos e acontecimentos, ocorridos em nosso Estado, em anos pretéritos, que, merecem, pela sua significação histórica e cultural, ser lembrados e até comemorados.

14 de outubro de 1818 – Há 200 anos, nasce em Brejo, Cândido Mendes de Almeida, bacharel em Direito, jornalista, historiador, geógrafo, professor e parlamentar. Pertenceu à Sociedade de Geografia do Brasil e ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil.

20 de outubro de 1818 – Há 200 anos, o desembargador Manuel Sarmento funda a vila de Itapecuru-Mirim, criada por José Gonçalves da Silva, de conformidade com a Provisão Régia de 27 de novembro de 1817.

14 de agosto de 1828 – Há 190 anos, circula em São Luís o primeiro número de O Despertador Constitucional, de Odorico Mendes.

02 de janeiro de 1838 – Há 180 anos, em substituição ao Eco do Norte, circula em São Luís, a Crônica Maranhense, de João Lisboa.

17 de abril de 1838 – Há 180 anos, inauguração do Seminário de Santo Antônio, no vicariato de Dom Marcos Antônio de Sousa.

24 de julho de 1838 – Há 180 anos, a Lei Provincial nº 77, cria em São Luís o Liceu Maranhense, instalado no Convento do Carmo, sob a direção de Sotero dos Reis.

13 de dezembro de 1838 – Há 180 anos, com o assalto do vaqueiro Raimundo Gomes e seus companheiros à cadeia da Vila da Manga do Iguará, para libertar um irmão preso injustamente, tem início a Guerra da Balaiada.

15 de março de 1858 – Há 160 anos instala-se em São Luís o Banco do Maranhão, incorporado pelo negociante Joaquim Marques Rodrigues.

21 de junho de 1868 – Há 150 anos, nasce em São Luís, José Pereira da Graça Aranha, escritor, jornalista, magistrado e diplomata e um dos fundadores do Modernismo no Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras.

28 de março de 1878- Há 140 anos instala-se a Associação Comercial do Maranhão, sucessora da velha Comissão da Praça, sob a presidência de José Moreira de Sousa.

12 de novembro de 1888 – Há 130 anos, circula na cidade de Barra do Corda,  o  jornal O Norte, por iniciativa de Isaac Martins e Dunshee de Abranches.

10 de agosto de 1908 – É fundada em São Luís, há 110 anos, a Academia Maranhense de Letras, iniciativa dos intelectuais Antônio Lobo e Fran Pacheco. Teve como primeiro presidente o escritor José Ribeiro do Amaral.

11 de janeiro de 1918 – Há 100 anos é criada, em São Luís, a Liga Maranhense de Esportes, que deu origem à atual Federação Maranhense de Desportos.

28 de abril de 1918 – Há 100 anos os escritores Domingos Perdigão, Fran Pacheco, Alfredo de Assis, José de Almeida Nunes e Antônio Lopes criam a Faculdade de Direito de São Luís.

29 de setembro de 1918 – Há 100 anos, inaugura-se em São Luís, na gestão do prefeito Clodomir Cardoso, o serviço de energia elétrica.

20 de novembro de 1938 – Há 80 anos, a Companhia Telefônica, em São Luís, inaugura os primeiros telefones automáticos.

04 de março de 1948 – Há 70 anos, em São Luís, o governador Archer da Silva inaugura o Palácio da Justiça, à Avenida Pedro II, com a presença do presidente da República, Eurico Gaspar Dutra.

19 de junho de 1948 – Há 70 anos, por iniciativa da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, instala-se a Faculdade de Enfermagem São Francisco de Assis, depois incorporada à Universidade Federal do Maranhão.

10 de setembro de 1948 – Há 70 anos, instala-se solenemente no Teatro Artur Azevedo, a Sociedade de Cultura Artística do Maranhão, fundada e presidida pela professora Lilah Lisboa de Araújo.

11 de agosto de 1958 – Há 60 anos é criada pela Escola Técnica de Comércio do Maranhão, a Faculdade de Ciências Econômicas do Maranhão, incorporada posteriormente à Universidade Federal do Maranhão.

20 de novembro de 1968 – Há 50 anos, o governador José Sarney sanciona a lei que cria o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

CONTRASTE

Cena primeira: em setembro do ano passado, a Polícia Federal prende em Salvador o ex-ministro Gedel Vieira, por encontrar num apartamento 51 milhões de reais, dinheiro vivo depositado em caixas e malas, nas quais a PF detectou as impressões digitais do político baiano. Toda aquela dinheirama era produto de ações criminosas praticadas por Gedel quando exerceu o cargo de vice-presidente da Caixa Econômica Federal.

Cena segunda: no final de dezembro de 2017, em São Luís do Maranhão, a Polícia Civil do Maranhão prende o morador de rua, Jânio Lima Macedo, conduzindo diversas sacolas. Numa delas, os policiais descobriram uma quantidade de cédulas de R$ 100 separadas por blocos, num total de 40 mil reais.

Em matéria de valores, não se pode comparar a grana de Gedel com a de Jânio. Mas no tocante à origem do dinheiro, o baiano e o maranhense não sabem explicar como conseguiram amealhá-lo.

CARTA DO CORONEL

O oficial do Exército, ora na reserva, Márcio Viana Pereira, é conhecido pelas posições que toma em relação a determinados assuntos da vida nacional.

São posições firmes, determinadas e inflexíveis, que ele não tergiversa, não esconde e faz questão de torná-las públicas, quando considera inerentes ao seu sentimento de cidadão e de fidelidade ao país que serviu como militar íntegro.

Neste final de ano, o coronel Márcio preparou e endereçou uma carta duríssima, vigorosa e atrevida ao presidente da República, Michel Temer, ao qual manifestou o seu descontentamento pela maneira como o Brasil vem sendo conduzido e administrado, bem como os péssimos exemplos e as lamentáveis ações praticadas pelos homens públicos, sobretudo no campo da corrupção.

LUISA CHEGOU

Os familiares de Luísa Mesquita Buzar esperavam que chegasse como o programado pelo médico, Palmério Pacheco, ou seja, no dia 2 de janeiro de 2018.

Mas ela precipitou os acontecimentos e resolveu nascer na madrugada de 31 de dezembro passado.

Chegou como a gente desejava: cheia de saúde, linda, faceira e parecida com o pai, Rodrigo.

A mãe, Melissa teve um parto tranquilo, razão pela qual passou pouco tempo na Maternidade.

Eu e Solange, que contávamos dias, horas, minutos e segundos à espera da neta, estamos felizes e em estado de graça com a sua alvissareira presença em nosso meio.

REVEILLON DOS FECURY

Não acredito que possa ter havido festa de réveillon mais animada e sem defeito da realizada pela família Fecury, na casa do primogênito Marco Antônio e da esposa Danielle.

Mais de trezentos convidados marcaram presença no evento em que se comemorava a passagem do ano e a inauguração da residência do casal anfitrião.

Aos convidados, gente de todas as idades, Ana Lúcia e Mauro Fecury se desdobraram em fidalguia e gentileza e proporcionaram momentos de felicidade e de alegria.

Contribuíram, também, para o sucesso de tão agradável noitada, o conjunto musical de Marcelo Rebelo, que inspirado no maravilhoso cenário da Praia da Ponta D’Areia, animou a festa com um repertório selecionado, e o farto e saboroso buffet preparado por Cláudia Vaz.

SALGADO MARANHÃO

Quem esteve em São Luís, para cumprir uma agenda de compromissos intelectuais, foi o poeta caxiense, Salgado Maranhão.

Além da proveitosa conversa com o escritor José Sarney, compareceu à sede da Academia Maranhense de Letras, para se inscrever como candidato à cadeira 18, cujo último ocupante foi o poeta Manoel Lopes.

Também marcou presença na missa do sétimo dia, celebrada na igreja de São João, em sufrágio da alma do escritor e jornalista José Louzeiro.

ANO CORRIDO

Este ano de 2018, passará mais rápido do que se imagina.

Eventos para isso não faltarão: janeiro, julgamento de Lula; fevereiro, carnaval; abril, semana santa;  junho, festas juninas; julho, jogos da Copa do Mundo; agosto, início da campanha eleitoral; setembro, aniversário de São Luís; outubro, primeiro turno das eleições; novembro, segundo turno das eleições; dezembro, festas natalinas.

Sem comentário para "AS EFEMÉRIDES MARANHENSES DE 2018"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS