OS PRESIDENTES DA ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS

0comentário

Com a posse, quinta-feira passada, do acadêmico Carlos Gaspar, na Presidência da Casa de Antônio Lobo, são dezenove os intelectuais que assumiram tão importante cargo ao longo de seus 112 anos de vida.

Por ordem cronológica, de 10 de agosto de 1908, quando a Instituição foi fundada aos dias correntes, presidiram a AML os acadêmicos: Ribeiro do Amaral (1908 a 1927), Alfredo de Assis (1927 a 1931), Barros e Vasconcelos (1931 a 1939), Armando Vieira da Silva (1939 a 1940), Astolfo Serra (1940 a 1941), Nascimento Moraes (1941 a 1946; Luso Torres  (janeiro a junho de 1946), Nascimento Moraes (junho de 1946 a janeiro de 1947), Ribamar Pinheiro (janeiro a setembro de 1947), Clodoaldo Cardoso (1947 a 1962), Mário Meireles (1962 a 1966), José Sarney (1966 a 1969), Luiz Rego (1970 a 1984), Jomar Moraes (1984 a 2006), Joaquim Itapary (2006 a 2008), Lino Moreira (2008 a 2010), Milson Coutinho( 2010), Benedito Buzar (2011 a 2020), Carlos Gaspar ( 2020 a ….)

Presidentes que mais tempo tiveram à frente da Academia Maranhense de Letras: Jomar Moraes, 23 anos; Ribeiro do Amaral, 19 anos; Clodoaldo Cardoso, 15 anos; Luiz Rego, 14 anos; Benedito Buzar, 9 anos; e Nascimento Moraes, 7 anos.

O que menos tempo ficou no cargo: Ribamar Pinheiro, porque faleceu no exercício do mandato.

De 1908 a 1927, a AML, por não ter sede própria, funcionava na residência do historiador Ribeiro do Amaral. Com o falecimento deste, a Instituição instalou-se nas dependências da antiga Assembleia Legislativa, mas se reunia provisoriamente no Teatro Artur Azevedo, Cassino Maranhense, Grêmio Lítero-Recreativo Português e Associação Comercial do Maranhão.

Essa situação perdurou até 1947, quando, sob à presidência de Clodoaldo Cardoso, secretário da Fazenda do Governador Archer da Silva, conseguiu que o Estado doasse o prédio em que se acha instalada desde 29 de dezembro de 1950.

Na gestão do escritor Jomar Moraes, a sede da AML, no período de 1984 a 1986, sofreu profunda reforma, com a restauração de todo o imóvel, ampliação e adaptação de espaços e aquisição de móveis e equipamentos, por conta de recursos liberados pelo Ministério da Cultura, no governo do Presidente José Sarney.

Outra boa reforma pela qual passou a Casa de Antônio Lobo deu-se no mandato do intelectual Joaquim Itapary (2006-2008), por conta de recursos liberados pela Vale.

A mais recente restauração da Casa de Antônio Lobo, registrou-se na minha administração, em 2019, por obra de convênio assinado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além do governador Archer da Silva, cinco chefes do Executivo do Estado são considerados benfeitores da Academia Maranhense de Letras: Urbano Santos, que a considerou de utilidade pública; João Castelo, que, por lei, concedeu subvenção especial, correspondente a dez salários-mínimos; João Alberto de Sousa, que, por decreto, regulamentou a lei e atualizou os pagamentos devidos pelo Governo; Jackson Lago, que, por lei, destinou subvenção mensal, e Flávio Dino, que, por decreto, aumentou a subvenção do Estado.

EMENDAS PARLAMENTARES

Em Brasília, noticiou-se com estardalhaço, que alguns deputados federais estão envolvidos em negociações fraudulentas de venda e compra de emendas.

Nessas transações espúrias, comenta-se que alguns deputados da bancada maranhense estão metidos da cabeça aos pés.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão apurando os atos e se forem verdadeiros, espera-se que os envolvidos sejam processados.

UM BOM VEREADOR

O vereador Ivaldo Rodrigues está de volta ao Parlamento Municipal de São Luís, depois de uma passagem produtiva e convincente nas esferas executivas, nas quais prestou relevantes serviços à cidade.

Ivaldo, no Legislativo ou Executivo, mostrou a sua valiosa capacidade de trabalho e realizou eventos importantes para movimentar a vida de São Luís, destacando-se a Feirinha, aos domingos, na Praça Benedito Leite, que caiu no gosto do povo e faz sucesso até hoje.

PREFEITO DE CAXIAS

Em todas as pesquisas, realizadas nesta fase pré-eleitoral, só há um prefeito que se apresenta bem situado e em condições de ser reeleito sem susto.

Trata-se do gestor do município de Caxias, Fábio Gentil, que a população aponta como empreendedor, correto aplicador dos recursos e faz as coisas acontecer.

Enquanto Gentil tem recebido a aprovação de seus munícipes, a grande maioria dos gestores municipais está mal nas pesquisas e com dificuldade na reeleição.

CARNAVAL EM VARGEM GRANDE

Por falar em prefeito, a grande revelação no carnaval deste ano foi a cidade de Vargem Grande, até então sem nenhuma tradição nesse quesito.

Ao mesmo tempo em que se elogia o carnaval vargem-grandense, se questiona a audácia do prefeito municipal, que gastou quantia fabulosa de recursos públicos, numa época em que as prefeituras estão atravessando dificuldades financeiras de toda a natureza.

E o Ministério Público de Vargem Grande o que diz disso?        

REGINA DUARTE

Melhor seria que Regina Duarte continuasse como namoradinha do Brasil e não como Viúva Porcina, aquela que não foi sem nunca ter sido.

ROTEIROS DE FÉ

O Ministério do Turismo vai lançar um guia de destinos e eventos religiosos no país.

O Nordeste, com trinta roteiros e dezenove eventos religiosos, é a região que mais opções oferece aos turistas.

Do Maranhão, São José de Ribamar e Vargem Grande são as duas cidades que podem fazer parte desse guia.

A LITERATURA DO F*DA-SE

Entrei numa livraria, das mais renomadas de São Luís, para comprar um livro de presente a um dileto amigo e perguntei ao vendedor sobre os mais vendidos.

Eis a relação: Seja F*da, F*deu Geral, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Liberdade, Felicidade e F*da-se.

Confesso que saí da livraria literalmente f*dido de raiva.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Ao ser apresentada a José Sarney a programação dos eventos em homenagem aos seus noventa anos de vida, que se dará no final do mês de abril, notou que faltava a principal.

  Diante da surpresa geral, Sarney sentenciou: – A missa em ação de graças.

SESSÃO NA AML

A Academia Maranhense de Letras, na qual o jovem poeta José Sarney ingressou aos 22 anos, também realizará solenidade especial em sua homenagem.

Para falar sobre a obra literária de Sarney, a AML convidou o poeta Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras.

A entrada de Sarney na Casa de Antônio Lobo deu-se a 17 de junho de 1953 e quem o saudou foi o professor José Mata Roma.                  

Sem comentário para "OS PRESIDENTES DA ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS