CARTA AO GOVERNADOR DO ESTADO

0comentário

Pela primeira vez, desde que Vossa Excelência ocupa o cargo de governador do Estado do Maranhão, uso este espaço jornalístico para lhe fazer reivindicações.  

Antes de mais nada, é de bom alvitre avisar, que não são reivindicações de interesse particular ou de proveito pessoal, até porque Vossa Excelência sabe que, conquanto tenho a honra de ser seu padrinho de batismo, nunca estive no Palácio dos Leões, ao longo de seu mandato de governador, para tratar de assunto de natureza privada.

Dirijo-me a Vossa Excelência, portanto, de maneira pública, porque urbi et orbi sabem que vim ao mundo em Itapecuru-Mirim, terra à qual reservo um inexcedível afeto e dela nunca me afastei, física e sentimentalmente.

Josué Montello costumava dizer que era um maranhense profissional. Parafraseando o renomado e saudoso escritor, não posso negar que sou um itapecuruense profissional, pois desde que os meus conterrâneos me elegeram deputado estadual nas eleições de 1962, mandato estupidamente surrupiado pela Assembleia Legislativa, sempre fui um permanente e fiel defensor dos interesses daquela terra e de seu povo.

Por causa desse devotado apego ao meu torrão natal, fato devidamente reconhecido pelos que me conhecem, os itapecuruenses sempre me assediaram para ser novamente candidato a cargos eletivos, mas sempre afastei de minhas cogitações, para que o sentimento de afeto à minha cidade não fosse confundido com interesses políticos.   

Dito isto e para não tomar mais tempo de Vossa Excelência, permita-me, como admirador de sua inteligência e de seu preparo intelectual, levando em conta também a minha avançada idade e antes que ocorram acidentes de percurso, gostaria de ver implantado em minha cidade quatro projetos, considerados viáveis administrativamente e não dispendiosos do ponto de vista financeiro.

São obras de pequeno porte, mas de significado cultural e educacional de relevante repercussão numa cidade de um povo que traz no sangue a marca das letras e das artes.    

O primeiro: a construção de uma praça com o busto da poeta itapecuruense, Mariana Luz, membro da Academia Maranhense de Letras, que, em novembro vindouro completaria 150 anos.   

O segundo e o terceiro, de natureza educacional, a construção de dois colégios na área urbana. Um, com o nome de Gomes de Sousa, renomado matemático e reconhecido internacionalmente; o segundo, em homenagem à professora Anosilda (Santinha)Fonseca, que ensinou várias gerações, encontra-se viva e com 105 anos de idade.

O quarto e último: a criação do Parque Natural de Preservação da Miquelina, projeto que a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes elaborou, mas não dispõe de recursos para transformá-lo em realidade.

Sem mais delongas, despeço-me com a minha benção e o meu voto antecipado para o Senado e à Academia Maranhense de Letras.         

EFEMÉRIDES ITAPECURUENSES

Na semana entrante, dois eventos marcantes e históricos aconteceram na vila de Itapecuru e que não podem passar em brancas nuvens.

O primeiro, a 20 de julho de 1823, quando José Felix Pereira de Burgos, proclamou a Adesão do Maranhão ao Império e o juramento de fidelidade a D.Pedro I, com a eleição de uma Junta Provisória Independente para Província, composta por sete membros, sendo quatro de Itapecuru e três reservados para São Luís, ato que aconteceu a 28 de julho.

O segundo, a 21 de julho de 1870, quando a Assembleia Legislativa Provincial do Maranhão, vota e aprova a Lei 919, que eleva a vila de Itapecuru-Mirim, fundada a 27 de novembro de 1817, à categoria de cidade. A lei foi sancionada pelo governador em exercício, José da Silva Maia.

SOLUÇO DE BOLSONARO

Se Bolsonaro fosse um cara do interior do Maranhão, não precisava se internar em hospital para curar o seu soluço.

Bastava fazer o que recomenda a medicina caseira: tomar um susto bem grande. Se isso não resolvesse, bebesse água com o nariz tapado.

NICOLAU DINO

O Maranhão deve se honrar de ter o conterrâneo Nicolau Dino como sub procurador geral da República.

Motivo: ele, como membro dessa instituição, foi um dos cinco a pedir ao procurador geral da República, Augusto Aras, a abertura de uma investigação eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro, por abuso e supressão das regras democráticas do país.  

VOTO DE ELIZIANE GAMA

O Brasil espera ser rebate falso a notícia de que a senadora Eliziane Gama, cuja atuação na CPI da Covid, vem sendo brava e firme, votará em André Mendonça para membro do Supremo Tribunal Federal.

Dizem que a senadora maranhense votará no candidato de Bolsonaro por ser evangélico como ela.

Senadora, política é uma coisa e religião é outra bem diferente.

EDVALDO NO INTERIOR

O anúncio de que o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda se candidatará a governador do Maranhão, nas eleições de 1922, tende a mudar o quadro político na capital do Estado.

Inegavelmente, pela boa atuação dele na prefeitura de São Luís, será expressivamente bem votado.

Quem se encarregará de fazer Edivaldo ser conhecido no interior do Estado, é o deputado Edilázio Junior, que o levará a todos os rincões do Estado, após a filiação ao PDS.

MANUTENÇÃO DAS IGREJAS

Ao longo do tempo, o funcionamento regular das igrejas católicas, sempre provinha de doações dos seguidores do Vaticano.

De um ano para cá, por conta da deflagração da Covid 19, as igrejas católicas passaram a sofrer terríveis necessidades, face à restrita realização dos ofícios religiosos, principalmente de batizados e casamentos, que diminuíram sensivelmente.

PRESENÇA DO VICE

O vice-governador Carlos Brandão avisou ao prefeito de Itapecuru, Benedito Coroba, que marcará presença naquela cidade, quarta-feira vindoura, 21 de julho, quando ela completará 151 anos de criação. 

Sem comentário para "CARTA AO GOVERNADOR DO ESTADO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS