FLÁVIO DINO E OS ACADÊMICOS

0comentário

Flávio Dino, não como governador, mas como figura humana e intelectual, viveu, na semana passada, uma inédita experiência de vida.

Ele que, nos últimos tempos, em função do exercício de atividades governamentais, só se encontra ou mantém diálogos com personalidades públicas e privadas, com as quais trata de demandas atinentes ao desempenho da máquina administrativa ou de assuntos relativos ao mundo político e partidário, resolveu fugir por algumas horas dessas rotineiras e enfadonhas conversas, para um encontro agradável e descontraído com os membros da Academia Maranhense de Letras.

Nesse encontro, Flávio Dino, não o governador, mas o intelectual, procurou se aproximar dos acadêmicos que fazem parte da Casa de Antônio Lobo, alguns, conhecidos, outros, apresentados na oportunidade, não para dialogar sobre os candidatos à sua sucessão ao governo do Estado, mas sobre um desejo incontido na sua alma de homem de cultura, sentimento que acontece num momento de amor e de saudade.

Aquela fraterna reunião com os membros da Casa de Antônio Lobo, realizada num clima completamente desprovido de aparatos institucionais, teve como pano de fundo as eleições para a vaga aberta com o falecimento do inesquecível acadêmico Sálvio Dino, que ocupou a Cadeira 31, patroneada por Vespasiano Ramos e fundada por Mariana Luz.

 Com a eloquência que lhe é peculiar e detentor de uma cultura sólida e eclética, Flávio Dino de maneira aberta e sincera disse aos acadêmicos, que estava ali para expressar de corpo e alma o desejo de integrar a Academia Maranhense de Letras, para nela dar continuidade do que herdou dos antecessores, principalmente do avô, o historiador e desembargador Nicolau Dino, e do pai, o poeta e cronista Sálvio Dino, figuras que legaram às nossas letras páginas marcadas pela cultura e pela projeção cenário literário do Maranhão.

Como candidato à imortalidade, Flávio disse ainda que desejava ser acadêmico, não por ostentação ou vaidade, mas, aprender com todos os que, ao longo do tempo, emprestaram seus talentos intelectuais para a AML, especialmente os seus atuais membros, que honram as tradições culturais de nosso Estado.

Ao final, também não esqueceu de pontuar que o seu desejo, como acadêmico, é o de ter uma convivência fraterna, harmônica e sempre de colaboração produtiva para engrandecer a instituição, a cultura da nossa terra e contribuir para que os direitos à educação cheguem a todos os maranhenses.  

Depois da sua brilhante oração, em que não pediu voto para ninguém, Flávio Dino deixou impregnado no sentimento dos acadêmicos de que, pela sua inteligência e cultura, é o candidato dotado de todas as condições para preencher a vaga que durante bom tempo teve à frente o filho, Sálvio Dino, que, como seguidor de seus passos, tem  apresentado e produzido uma quantidade de trabalhos e artigos, divulgados em periódicos culturais e livros acadêmicos.      

Em tempo: dos acadêmicos presentes à reunião, a escritora Ana Luíza Ferro tomou a iniciativa de adiantar a Flávio Dino, como muita franqueza e sinceridade, que nele não poderia votar, pois já havia se comprometido a sufragar o nome do professor Rossini Correa, também, candidato à Cadeira 31.

GASTÃO E CONGRESSO EM FOCO

Enquanto a grande maioria da representação do Maranhão no Congresso Nacional, salvo melhor juízo, pensa mais nas eleições do que nas gerações, há, felizmente, um deputado que caminha na contra mão dessa máxima.

Trata-se do deputado Gastão Vieira, que em vez de se preocupar com o incremento de seu patrimônio particular, volta as suas vistas principalmente para as causas educacionais, fato que o leva a ser indicado, pela sua boa atuação parlamentar, a mais uma vez receber o prêmio Congresso em Foco.

POSSES REMARCADAS

Finalmente os congressistas decidiram aprovar no bojo da recente Reforma Eleitoral a mudança das posses do Presidente da República, governadores e prefeitos.

A partir dos próximos mandatos, os chefes da Nação, governadores e prefeitos continuarão assumindo em janeiro, mas, em vez do primeiro dia do ano, serão empossados, respectivamente, em datas separadas:  6, 7 e 8 daquele mês.

CENTRO CAIXEIRAL E CURSO JURÍDICO

Mais uma boa e louvada iniciativa do governador Flávio Dino, no sentido de reviver o Centro Histórico.

O Estado adquiriu dos herdeiros, o amplo e estratégico imóvel, localizado na Praça Benedito Leite, onde funcionava o Centro Caixeiral.

Naquele prédio, a ser literalmente reformado, funcionará o Curso de Direito, da Universidade Estadual do Maranhão.

UMA RICA PARLAMENTAR

Na Assembleia Legislativa, alguns deputados fizeram um levantamento sobre o parlamentar dotado de maior patrimônio no Maranhão.

Depois de muitos questionamentos e observações, chegaram a uma verdade incontestável: na Assembleia Legislativa, quem dispõe de maior patrimônio físico e financeiro no Maranhão é uma parlamentar.

O patrimônio, construído em conjunto com o saudoso marido, foi multiplicado pela parlamentar que soube administrá-lo de modo competente.

JANTAR DE RESISTÊNCIA

Afinal, uma boa ação realizada pelo senador Weverton Rocha, em Brasília, merece elogios da parte até de quem não reza na sua cartilha e não deseja, como eu, ver sua candidatura a governador ser bem-sucedida.

De acordo com a revista Veja, o político maranhense reuniu em sua casa, em Brasília, sob os auspícios de um lauto rega-bofe, um grupo de senadores de vários partidos, para barrar o trânsito dos projetos de Jair Bolsonaro naquela Casa do Congresso Nacional.

 CONFUSÃO DE CORPUS

O deputado estadual Marco Aurélio do PC do B, está confundindo Habeas Corpus com Corpus Christi.

Ele aprovou na Assembleia Legislativa, um projeto de sua autoria, restabelecendo como feriado estadual o Dia de Corpus Christi, ato que as classes produtoras do Maranhão já conseguiram na Justiça suprimi-lo da relação dos feriados religiosos.

FORA DA FÓRMULA

É com tristeza que vemos de vez em quando o ex-piloto de Fórmula Um, Nelson Piquet se apresentar como motorista do Presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo.

Como se não bastasse, é com indignação que se ouve falar da presença dos filhos de Piquet, praticando corridas inadequadas e prejudiciais às dunas de Santo Amaro.         

  REVISTA SABIAR

É com alegria e otimismo que vejo circular em São Luís uma revista de alto nível cultural e de bela apresentação gráfica.

Trata-se de SABIAR, que não fica atrás de qualquer outra revista produzida a nível nacional e do mesmo gênero cultural.

Há muitos anos, em São Luís, não circulava uma revista tão bem feita, repito, do ponto de vista gráfico, e tão rica de conteúdo cultural, como Sabiar, que tem à frente um Conselho Editorial de peso intelectual e um editor do nível de Alex Palhano.  

CONTATOS COM SARNEY

Impressionante a quantidade de jatinhos particulares, principalmente de políticos, que tem pousado no aeroporto do Tirirical, nos últimos meses.

São políticos de ontem e de hoje que procuram o ex-presidente José Sarney, para conversar, receber conselhos ou trocar informações sobre a situação política nacional.

Sábado passado, desembarcaram em São Luís, vindos em jatinho particular, o senador Jader Barbalho e o governador do Pará, Jader Barbalho Filho, para uma conversa com Sarney.

Sem comentário para "FLÁVIO DINO E OS ACADÊMICOS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS