Governo limita viagens a Morros e

0comentário


prejudica turismo na região do Munim

Portaria baixada pela secretária de Estado das Cidades, Desenvolvimento Regional Sustentável e Infra-Estrutura, Telma Pinheiro, limitou em 30 por semana o número de viagens turísticas a Morros, cidade conhecida por suas belezas naturais, em especial o rio Una, e que todos os fins de semanas atrai milhares de visitantes. A medida deixou apreensivos empresários do ramo turístico, pois pode prejudicar a exploração dessa atividade, que há vários anos gera trabalho e renda não só à população do município, mas a toda a região do Munim.

Em seu artigo 2º, a portaria fixa o número máximo de excursões semanais e determina que seja obedecida a ordem cronológica dos pedidos. Ou seja, quem chegar primeiro obtém autorização para fazer a viagem. O critério é mais do que contestável, já que pode dar margem a favorecimentos, dependendo da ligação desta ou daquela empresa com a secretaria.

A Associação das Empresas de Ônibus, composta por empresários que organizam excursões a Morros regularmente, foi a primeira entidade a se manifestar contra as prováveis perdas que deverão decorrer da restrição do número de viagens ao município. A entidade afirma que a limitação levará grande parte das empresas à falência.

Morros foi fundada em 28 de abril de 1935. A cidade, cuja área territorial é de 1.260,9 km², tem 15.865 habitantes, segundo dados do IBGE de 2006. A economia, apesar de pouco desenvolvida, tem como uma de suas principais atividades justamente o turismo. Ano passado, a arrecadação da prefeitura com o Imposto sobre Serviços (ISS) foi de apenas R$ 80.000,00. Grande parte dessa pequena receita foi gerada pela exploração da atividade turística.

Em vez de dotar a cidade de infra-estrutura capaz de acolher todos os visitantes, tendo em vista a desordem que marca o turismo na região, o governo optou por implementar uma medida que inibe a exploração da atividade e que certamente contribuirá para tornar o município ainda mais pobre.

Sem comentário para "Governo limita viagens a Morros e"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS