Conselho da Juventude cria comissão

4comentários


para averiguar situação da Funac


Unidade da Maiobinha: verdadeiro barril de pólvora

O Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), órgão ligado ao Governo do Estado, instituiu comissão temporária para averiguar a atual situação da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac). Composta por quatro membros titulares e dois suplentes, a comissão terá 120 dias para apresentar um relatório que aponte os problemas das unidades, onde ocorreram com freqüência rebeliões, fugas e até mortes de internos.

Um dos membros da comissão indicados pelo presidente do Cejovem, o ex-líder estudantil Raimundo Penha, é o secretário diocesano da Pastoral da Juventude, Glauber Leonardo Duarte Martins. Ligado aos movimentos religiosos, Glauber foi o principal organizador da VI Romaria da Juventude do Maranhão, realizada em São Luís nos dias 4 e 5 de agosto do ano passado. Sua principal função foi angariar patrocínio para o evento, orçado em R$ 69.220,00.

Em 2007, o Sindicato dos Servidores da Funac divulgou um relatório minucioso, com relato de dezenas de ocorrências registradas ao longo do ano. No documento, a entidade sindical alerta para as ameaças e agressões constantes cometidas por internos contra monitores e demais funcionários da instituição. De acordo com o presidente do Sindicato, Fred Pinto, os internos mais agressivos chegaram a revelar o plano de assassinar um monitor da unidade da Maiobinha, palco de quase todas as ocorrências de violência.

De acordo com o relatório, um número cada vez maior de servidores da Funac vem pedindo transferência para outros órgãos e até mesmo abandonando o emprego, enquanto outros passam por tratamento psicológico por causa da exposição a situações de extrema tensão.

Espera-se que o relatório do Cejovem aborde a questão com a mesma transparência.

4 comentários para "Conselho da Juventude cria comissão"


  1. Anônimo

    Esqueceram de informar que a Presidente da Funac a Pedagoga Elisângela Cardoso participou de uma reunião no Conselho da Juventude e mostrou o outro lado da moeda, pois bem seu jornalista fique sabendo que por mais fina que seja a fatia do bolo sempre terá dois lados.
    Esse relatório do Fred P**** é tendencioso, ele precisa falar que é cabra eleitoral de Raimundo Cutrim e que através da FUNAC quer atingir é Dr@ Eurídice Vidigal.
    O Fred esqueceu de divulgar as coisas erradas que seus colegas “monitores” fazem dentro das unidades como: negociações com interno, espancamento e outras coisas…
    Na verdade estou acompanhando de perto esta gestão da FUNAC e muitos esforços estão sendo feitos por esta equipe que parecer ser muito séria e compromissada.

    Resposta: reitero que é preciso que o futuro relatório seja elaborado com transparência.

  2. Carlos Pontes

    Esse Presidente do Sindicato da FUNAC é um facista, todo mundo ja sabe que ele é um Roseanista de Plantão e quer fazer palanque político com a questão da FUNAC que é um problema histórico e que no Governo Roseana sempre foi colocado debaixo do tapete, agora é que a mirante mostra tudo e aumenta os fatos.

  3. Claudio Santos

    So você acredita na Transparência do Relatório feito por este Sindicato Rosenaista que não valoriza as vitórias que a atual gestão da FUNAC já conseguiu quer um exemplo: O risco de vida dos servidores da FUNAC que quem conseguiu foi a atual presidente com a SEDES, A Secretaria de Adminsitracão e Planejamento claro que com o aval do Governador…isso o sindicato engole seco e faz questão de não reconhecer. Problemas existem em todas as unidades de internação do País, e é bem mais complexo do que o sindicato pensa, aliás o Presidente do Sindicato tem mostrado que não têm capacidade técnica para entender o que é ATO INFRACIONAL E COMO DEVE SER O ANTENDIMENTO, também porque isso nem é mesmo da sua competência.

  4. Anônimo

    Só você jornalista para acreditar na transparência do relatório feito por Frederico, admiro a garra a coragem e a competência da atual gestão da FUNAC tanto da presidente como da equipe de técnicos que formam a Equipe.
    Tem que ter coragem e raça mesmo, acontece é que não querem valorizar a Presidente porque é mulher, negra, jovem e simples, só que a mesma chegou nesta posição depois de muito trabalho prestado em defesa dos direitos da criança e do adolescente, seu currículo é invejável inclusive com experiência em outros países…. Ela tem é que tirar uns picaretas que estão de plantão para infernizar….a INVEJA MATA…. E É ARMA DOS INCOMPETENTES

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS