Maranhão tem pior índice de cobertura vacinal contra paralisia infantil, aponta Ministério da Saúde

0comentário

vacina.jpgCom apenas 55,48% das crianças com idade entre zero e cinco anos imunizadas na última campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada sábado passado, o Maranhão apresenta um dos piores índices de cobertura vacinal entre todos os estados brasileiros. Os números fazem parte de um balanço parcial divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

Para se ter uma idéia, o Distrito Federal, Unidade da Federação que apresenta melhor desempenho, vacinou 88,46% de suas crianças contra a pólio, popularmente conhecida como paralisia infantil. No levantamento, o Maranhão não aparece sequer nas posições intermediárias e, junto com a Bahia, ocupa as últimas colocações do ranking de cobertura vacinal no Nordeste.

O vizinho Piauí, por exemplo, aparece com índice entre 60% e 69%, enquanto Pernambuco está no patamar superior, com 82,7% de crianças vacinadas.

A poliomielite foi erradicada do Brasil há quase 15 anos. A doença se apresenta de forma endêmica apenas em regiões da Ásia e da África. Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão são exemplos de países onde casos de paralisia infantil ainda são comuns.

Com um percentual tão baixo de cobertura vacinal, o Maranhão corre o risco de voltar a uma realidade vivida atualmente apenas por países com índice de extrema miséria.         

Sem comentário para "Maranhão tem pior índice de cobertura vacinal contra paralisia infantil, aponta Ministério da Saúde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS