Após ser barrado no Ceprama, Boi da Maioba não se apresentará mais em arraiais patrocinados pelo Governo do Estado

2comentários

maioba.jpgO presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, decidiu cancelar todas as apresentações que a brincadeira faria até o fim da atual temporada junina em todos os arraiais patrocinados pelo Governo do Estado. José Inaldo ficou indignado porque o boi foi impedido de se apresentar no Ceprama, na madrugada do último domingo, por ter chegado atrasado ao arraial.

A apresentação do Boi da Maioba estava marcada para 1h e encerraria a programação daquela noite, no Ceprama. Antes, o presidente decidiu que a brincadeira dançaria por meia hora no Arraial da Liga de Bumba-Bois, no Aterro do Bacanga, distante poucos metros dali.

Preocupado com a apresentação seguinte, o dirigente enviou um emissário ao Ceprama para informar que a brincadeira já estava a caminho. Terminada a breve apresentação no Arraial da Liga, a Maioba seguiu com sua multidão de adeptos para o local do outro compromisso, mas, ao tentar adentrar o espaço, o boi se deparou com os portões fechados e com o som desligado.

Irredutível aos apelos do público, da diretoria e dos brincantes da Maioba, a pessoa que se apresentou como responsável pelo arraial chegou a afirmar que a ordem de probir a entrada do batalhão partira do secretário estadual de Cultura, Joãosinho Ribeiro. Depois, descobriu-se que a iniciativa foi dos próprios organizadores do terreiro.

A ausência do Boi da Maioba nos arraiais do Estado, com certeza, será lamentada, já que o batalhão é, incontestavelmente, o mais popular do Maranhão, capaz de arrastar milhares de brincantes por onde passa. Se o clima nos terreiros juninos patrocinados pelo governo já não tem sido dos mais animados, imagine agora, com a exclusão do grupo folclórico de maior peso do São João maranhense.  

Sem o brilho do principal batalhão de bumba-boi do estado, o São João da Maranhensidade, expressão cunhada pelos especialistas em cultura do governo Jackson Lago para denominar o desmonte da festa mais popular do folclore local, consolida-se como o fiasco da temporada.

2 comentários para "Após ser barrado no Ceprama, Boi da Maioba não se apresentará mais em arraiais patrocinados pelo Governo do Estado"


  1. Estudantes

    E QUEM LIGA SE O BOI DA MAIOBA NÃO VAI MAIS SE APRESENTAR NOS ARRAIAIS PATROCINADAS PELO GOVERNO,
    SABEMOS QUE A ECONOMIA DE UM ESTADO NÃO VIVE SÓ DE CULTURA, E SIM DE GRANDES EMPREENDIMENTOS,
    QUE O GOVERNADOR JACKSON LAGO TRARÁ PARA O MARANHÃO, COMO É O CASO DA PETROBRAS.´COISA
    QUE O GRUPO SARNEY NUNCA FEZ, E NUNCA FARÁ, PELO SEU POVO. TODO MUNDO SABE QUE O BOI DA MAIOBA PUXA SACO DOS SARNEYS, E QUEM DISSE QUE BOI DA MAIOBA EMPREGA EMPREGA ALGUÉM, SÓ NO PERIODO JUNINO, E OLHE LA.

  2. JORGE D BELIRA

    O leitor (ou leitores) ESTUDANTES (vide comentário abaixo) está com toda a razão. Assino embaixo. O Governador Jackson Lago não foi eleito REI MOMO, nem tampouco PAI FRANCISCO. Ele foi eleito GOVERNADOR DO MARANHÃO. O que nós – que o elegemos – desejamos é que ele faça o vem fazendo muito bem: escolas, hospitais, casas populares, obras de infra-estrutura em geral, presídios, postos de saúde, etc.

    Até porque se nós, eleitores do Dr. Jackson Lago, estivéssemos atrás de festas, teríamos votado em Roseana Sarney, pois disso – e somente disso – ela entende muito bem!

    Saudações Libertárias! (JORGE DA BELIRA).

    Resposta:Você está enxergando uma realidade diferente da maioria, meu caro Jorge.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS