Agente penitenciário assume hoje a direção do Cadeião

11comentários

cadeiao16.jpgO agente penitenciário Laurismar Moreira Bezerra assume hoje a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP), o Cadeião de Pedrinhas. Desde a semana passada, o presídio vinha sendo dirigido interinamente pelo coordenador de Operações Penitenciárias da Secretaria de Segurança Cidadã, José Ricardo Gomes de Andrade, em substituição à ex-diretora Cristiane Monroe, que pediu demissão em meio à crise no setor prisional. A versão oficial repassada pela Sesec à imprensa foi de que ela deixou o cargo para dedicar-se à conclusão do curso de graduação em Direito.

Uma fonte de dentro da Sesec pôs em xeque a capacidade do novo diretor para gerir o presídio. Segundo ela, Laurismar tem apenas o ensino médio e foi escolhido entre vários colegas com nível superior e diversos cursos na área de segurança prisional por indicação da diretora de outro presídio. Esta, por sua vez, teria estreita ligação com o subsecretário do Sistema Penitenciário, Sindonis Cruz.

Desde o último dia 6, a segurança do Cadeião está a cargo do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar. A tropa de choque assumiu o presídio com o término do contrato firmado entre a Sesec e uma empresa terceirizada, que vinha administrando a unidade prisional desde a inauguração, em abril deste ano. Na última sexta-feira, homens da Força Nacional também passaram a atuar no Cadeião. A previsão é de que eles permaneçam por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado.

Foto: Biné Morais/O Estado     

11 comentários para "Agente penitenciário assume hoje a direção do Cadeião"


  1. Anselmo Rapoo

    Caro Daniel
    Com segurança meu amiga não se brinca. Hoje escutei uma entrevista do Juiz Gervazio Santos sobre a segurança no Maranhão, e fiquei abismado com o relato dele. não se deve jamais escolher pessoas para tomar conta da Segurança e da Educação se essas pessoas não tem conhecimento

  2. Mario

    EU GOSTARIA QUE VC TIVESSE ACESSO AO CURRICLUM VITAE DA EURIDICE VIDIGAL PARA ASSIM NÓS AVALIARMOS A EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA.
    EU NÃO AGUENTO VER A SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DESSA MANEIRA.

  3. Mazinho Costa

    ENQUANTO VOCÊS DAÍ, FALAM EM CASSAÇÃO. OS JORNAIS DE OUTROS ESTADOS ESTÃO NOTICIANDO, O QUE VOCÊS NÃO DIVULGAM, SOBRE A INVESTIGAÇÃO DOS PATRÕES DA MIRANTE. ENQUANTO A ASSEMBLÉIA CUSTA 100 MILHÕES, O ROMBO DO CHEFE DA QUADRILHA QUE É O FERNANDO SARNEY É DE 3 BILHÕES DE REAIS, AGORA PELO QUE VEJO NÃO É SÓ JACKSON LAGO QUE É, FORMADOR DE QUADRILHA, FALSIDADE IDEOLOGICA E ROUBOS AO COFRE PÚBLICOS.
    Investigações da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) apontam indícios de sobrepreço, superfaturamento, fraude em licitações e tráfico de influência na construção da Ferrovia Norte-Sul em Tocantins e Goiás, uma obra de R$ 3 bilhões, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O TCU aponta um sobrepreço de R$ 516 milhões, o que corresponde a 22% do valor total de 16 lotes investigados. A partir de escutas telefônicas, inquérito da PF aponta o envolvimento do diretor de Engenharia da Valec, Ulisses Assad, com empresários que teriam recebido subempreitadas na obra de forma irregular.
    Sarney e seu filho Fernando aparecem em novo escândalo relacionado à Ferrovia Norte-Sul
    O diretor é citado no inquérito como “homem forte” do grupo na área de licitações da Valec, estatal responsável pela construção da Norte-Sul. O inquérito registra que Assad teria sido indicado para o cargo pelo senador José Sarney (PMDB-AP) e foi diretor da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), durante o governo Roseana Sarney. O líder do grupo seria o empresário Fernando Sarney, filho do senador Sarney. Durante o monitoramento telefônico, foram capturados diálogos que “deixam clara a participação de Ulisses no ‘esquema’ e que o mesmo seria um membro da organização criminosa infiltrado no governo”, diz o relatório da PF.
    Por intermédio da sua assessoria, o senador Sarney afirmou que nem ele nem o seu filho Fernando se manifestariam sobre a investigação da PF, pois consideraram um caso encerrado. Com base no inquérito, o Ministério Público Federal chegou a solicitar a prisão de Fernando Sarney, medida que foi negada pela Justiça. Procurado pelo Correio, Assad não se manifestou. A reportagem não encontrou os sócios da Lupama nos endereços que constam no inquérito da PF.

  4. Positivo

    POR QUÊ O LAURIMAR (NÃO O CONHEÇO), PESSOA QUE NÃO TEM CURSO SUPERIOR MAS QUE DEVE TER BASTANTE EXPERIÊNCIA NO TRATO COM OS PRESOS, NÃO PODE SER UM BOM DIRETOR DE PRESÍDIO???

    CASO OS APENADOS RECLAMEM, JUNTO COM OS RESPECTIVOS ADVOGADOS, SERÃO GRANDES AS CHANCES DELE ESTAR DANDO CERTO.

    AGUARDEMOS E, CASO NÃO SIRVA PARA A FUNÇÃO, PONTAPÉ NELE?

    O QUE ACHAM OS SEUS EX-COLEGAS E AGORA SUBORDINADOS????

  5. raimndo de assis carvalop

    daniel, pois é nem esse diretor tem curso superior nenhum,taopouco um dos cursos indicado pela LEP, E A MAIORIA DOS DIRETORES TAMBÉM NÃO TEM,eo que é mais grave é o critério que o levou a ascender ao cargo, certamente não é nenhum daqueles que norteam a segurança idadã,, respeito ao direitos humanos, resguarda os direitos individuais, respeitar e promover o estado de direito e outros equivalentes, mas se voçê pudessse chegar a historia desse e dos outros diretores com rarrissimas exeções, a historia é de terror , tortura, corrupção, é esse o principal valor, a moral vigente no sistema carcrário maranhense, o agente mauro roberto aquino que estava cotado para assumir matou de uma só vez dois presos e se orgulha disso, e comenta e ainda é funcionário da sousandrade, não é demais lembrar que o secretário adjunto é condenado por abuso de autoridade, prendeu e humilhou um aposentado maranhense que deu a vida pelo desenvolvimeto do estado,. esse sindonis , sec. adj do sistema penitenciário é conhecido nos meios policiais e penitenciário como truculento e desrespeitador dos direitos individuais e da dignidade humana, o corregedor do sistema penitenciáro, ex diretor do presidio são luis, é conivente com torturas no referido pesidio.é desse jeito

  6. Esperança

    RAIMNDO DE ASSIS CARVALOP,

    AINDA BEM QUE PODEMOS CONTAR COM ALGUÉM COMO VOCÊ PARA NOS DEFENDER PORQUE, DECERTO, VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO À POPULAÇÃO INDEFESA DE SÃO LUÍS, QUANDO FALA EM “respeito ao direitos humanos, resguarda os direitos individuais, respeitar e promover o estado de direito e outros equivalentes”.

    PÔXA, QUE LEGAL, SE VOCÊ NÃO TIVESSE SE DIRIGIDO AOS LEITORES DESSE BLOG DESTA MANEIRA, EU IA ACHAR QUE VOCÊ ESTAVA DEFENDENDO O “DIREITO” QUE TODO BANDIDO TEM DE NOS SUBJUGAR, COMO SE FÔSSEMOS ANIMAIS E INANIMADOS.

    PENSEI ATÉ TRATAR-SE DE UM DAQUELES ADVOGADOS “CHAVE DE CADEIA”. DESCULPAS, TÁ?

  7. Esperança

    QUANDO SE RESPEITAVA A POLÍCIA, VIVÍAMOS BEM MELHOR!

    BANDIDO TEM QUE TER MEDO DE POLÍCIA E NÃO O CONTRÁRIO!

  8. Esperança

    RAIMNDO DE ASSIS CARVALOP,

    PALAVRAS SUAS:

    “a historia é de terror , tortura, corrupção…”

    ESTA É A NOSSA HISTÓRIA, PREZADO CARVALOP. E TUDO POR CONTA DOS BANDIDOS QUE VOCÊ TANTO DEFENDE.

    MAS ME CONTA AQUI, NO PÉ DO OUVIDO: POR QUÊ VOCÊ TEM MEDO DE POLÍCIA? PORQUE EU, ASSIM COMO A MAIORIA DA POPULÇÃO, NÃO TEM MEDO NENHUM DA POLÍCIA, SIMPLESMENTE PORQUE NÃO DEVEMOS NADA PRA ELA.

    VOCÊ DEVE?

  9. JORGE DA BELIRA

    Gente, que confusão dos diabos vocês estão fazendo, sem necessidade! É pura “tempestade em copo d’água” !

    Usem a inteligência! Deixem o homem assumir o cargo, dêem um tempinho para que ele possa mostrar o seu trabalho e aí sim, se chegarem à conclusão que ele NÃO SERVE, então RUA com ele!

    Mas quem sabe? Pode até dar certo! (JORGE DA BELIRA).

  10. Laura

    O atual diretor Laurismar chegou ao através da sua amante (também diretora de outro estabelecimento penal), que usou meios não legais para apontá-lo como Diretor, pois o critério foi ser sua amante e ela ter amigos na SESEC. O Diretor do CDP não tem nenhum curso superior ou qualquer requisito elencado no artigo 75 da Lei de Execução penal, haja vista, que não tem experiência alguma em direção. Há vários agentes penitenciários com os cursos exigidos na Lei, pq não foram consultados???? Pq um telefonema da sua amante para sua amiga na SESEC o fez Diretor???
    Ainda os amantes usam os carros e telefones dos estabelecimentos penais para manterem seu amoroso, as cusatas do dinheiro do contribuinte…
    Tem mais sujeira em baixo do tapete do que todos imaginam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Paulo

    Se a questão é ter curso superior para ter capacidade para alguma coisa, então está difícl. A outra, que saiu, também não tinha curso superior quando entrou. E o fato de ter curso superior – inclusive com a baixa qualidade do número de faculdades espalhadas pelo país – também não indica caráter. Então…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS