Candidato usa disfarce para tentar vaga na UFMA pelo sistema de cotas

2comentários

cotas.jpgParece ficção, mas aconteceu de verdade. Um candidato tentou ludibriar a organização do vestibular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) usando um disfarce durante uma entrevista, semana passada, para seleção daqueles que terão direito de participar do certame pelo sistema de cotas para negros, por meio do qual a disputa se dá apenas entre pessoas do mesmo grupo étnico. O episódio foi revelado pelo diretor do Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) da insituição, Marcos Catunda.

Confiante de que conseguiria enganar a organização do vestibular, o candidato, de pele branca e traços físicos europeus, chegou ao local da entrevista usando uma peruca estilo rastafari. Na fotografia 5 x 7 – dimensões de passaporte – que entregou ao entrevistador, ele usava o mesmo acessório e para tentar realçar sua aparência afrodescendente projetou os lábios para a frente. Diante da fraude grosseira, os organizadores o descartaram sumariamente.

A UFMA deve divulgar amanhã a relação preliminar dos candidatos selecionados para concorrer ao vestibular pelas cotas. Será dado um prazo de 48 horas para aqueles que queiram mover recurso por não terem sido excluídos da lista. As provas do concurso serão aplicadas em janeiro de 2009.      

2 comentários para "Candidato usa disfarce para tentar vaga na UFMA pelo sistema de cotas"


  1. Bruna Castelo Branco

    Realmente parece piada, mas lamentavelmente não é

  2. Paulo Cesar

    Está errada essa política de cotas adotada pela UFMA, sendo que a maioria dos alunos já é negra ou parda, ou querem 100%?

deixe seu comentário