Polícia de Jackson comete abusos ao reprimir manifestação popular

7comentários

pimenta-no-olho2.jpgA Polícia Militar reprimiu com excessiva violência uma manifestação popular realizada na manhã de hoje, na Vila Ariri, na área Itaqui-Bacanga. Cacetetes, bombas de efeito moral, spray de pimenta e até tiros foram os meios usados pela tropa para conter um grupo de moradores que reivindicava a conclusão da pavimentação e drenagem das ruas e avenidas do bairro. A obra foi abandonada pela Prefeitura e o Governo do Estado, que haviam firmado parceria para executá-la.

O protesto começou por volta das 7h. Os populares atearam fogo em pneus e pedaços de madeira que haviam atravessado na principal avenida do bairro, bloqueando o tráfego de veículos. Chamado para reprimir a manifestação, o Batalhão de Missões Especiais (BME), da PM, respondeu de forma enérgica ao menor sinal de reação dos moradores.

Até crianças e adolescentes foram agredidos. Alguns foram alvejados com jatos de spray de pimenta nos olhos e algemados. Outros apanharam com cacetetes e viraram alvos de balas de borracha. Uma mulher que tentou interceder em favor de um grupo de adolescentes imobilizados por algemas e que foram obrigados a deitar no chão foi empurrada para longe pelos militares. Um fotógrafo que registrava as cenas da barbárie teve seu equipamento destruído. “Vou procurar meus direitos na Justiça”, vociferava, enquanto levava safanões.

pimenta-no-olho.jpgNa confusão, sobrou até mesmo para a imprensa. O repórter fotográfico do Jornal Pequeno Gilson Ferreira foi agredido com um soco quando se aproximou da aglomeração. Um militar tentou tomar a máquina do profissional e só não o fez porque este foi mais ágil e conseguiu desvencilhar-se. O também repórter fotográfico De Jesus, de O Estado do Maranhão, levou um jato de spray de pimenta nos olhos e quase foi alvo de uma pedra atirada por um manifestante.

A sessão de abusos prosseguiu até que o último dos manifestantes se rendesse. A população assistia a tudo assustada. Muitos moradores exibiam marcas no corpo causadas pela ação policial abusiva. Crianças choravam e idosos tentavam se proteger dentro de casa ou atrás de alguma parede ou poste. Apesar da dimensão tomada pelo confronto, nenhuma autoridade se apresentou para anunciar a retomada do serviço.

Fotos: De Jesus/O Estado do Maranhão      

7 comentários para "Polícia de Jackson comete abusos ao reprimir manifestação popular"


  1. Nilson Ericeira

    As fotos expressam!
    Nilson Ericeira

  2. RONALD

    ESSE É O MARANHÃO DA LIBERTAÇÃO, É ISSO AI ILHA REBELDE.

  3. JORGE DA BELIRA

    ALGUMAS PEQUENAS CORREÇÕES:

    1ª) Os manifestantes estavam protestando contra a PREFEITURA, e não contra o GOVERNO DO ESTADO. Este entrou com os recursos que lhe cabiam (cumpriu, portanto, a sua parte na parceria), mas a EXECUÇÃO das obras é de INTEIRA RESPONSABILIDADE da PREFEITURA.

    2ª) Os participantes não se limitaram a fazer uma manifestação ORDEIRA e PACÍFICA, como seria perfeitamente tolerável em qualquer Democracia. O que houve, na realidade, foram atos de VANDALISMO, SELVAGERIA, AGRESSÕES e BADERNA GENERALIZADA por parte dos manifestantes, que perderam completamente o controle e que, entre outras barbaridades, chegaram a agredir os próprios policiais, atirando-lhes pedras, paus e outros objetos.

    3ª) Portanto, o que a Polícia fez foi agir ENERGICAMENTE, de forma perfeitamente legal, não só em defesa própria (LEGÍTIMA DEFESA) como também em defesa da população, contra os BADERNEIROS e AGRESSORES, travestidos de manifestantes, que, à guisa de protestarem contra o Poder Público, praticaram atos violentos e criminosos, que toda a comunidade local condenou.

    4º) Por derradeiro, confesso que fiquei surpreso com o TITULO da matéria. Eu juro por Deus que NÃO SABIA que o Dr. Jackson Lago TINHA UMA POLÍCIA! Sempre pensei que a Polícia pertencesse ao ESTADO DO MARANHÃO, e não ao Governador! Em todo o caso, agradeço pela informação. Quem diria, hem? VIVENDO e APRENDENDO !

    É só. (JORGE DA BELIRA).

  4. observador

    Aquilo alí pode ter começado como protesto, mas se tornou baderna quando os desocupados (independente da idade) aproveitaram a situação para depradar, agredir condutores e extravasar toda a selvageria que sempre é apluadida por quem assiste à distância. Se você fosse o condutor de um veículo que tivesse o seu patrimonio depredado e impedido de exercer seu direito de ir e vir, queria ver toda essa diplomacia.

  5. Positivo

    PERAÍ,

    ESTAS “CRIANÇAS E ADOLESCENTES” SÃO A COMISSÃO DE FRENTE DA BADERNA. A POLÍCIA USOU A FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER ESTES VÂNDALOS QUE NA HORA DE “PROTESTAR” NÃO RESPEITAM NINGUÉM.

    PARA NÃO TER DO QUE RECLAMAR, AS PESSOAS DEVEM VOTAR COM CONSCIÊNCIA E NÃO VENDER VOTOS A R$ 20,00 (COMO VIMOS MILHARES DE VEZES NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA PREFEITO).

    POLÍTICO QUE SE ELEGE ATRAVÉS DE MENTIRAS E COMPRA DE VOTOS NÃO TEM COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO E SIM COM O PRÓPRIO BOLSO E O BOLSO DOS SEUS COMPARSAS.

    E, QUER SABER: MUITO BEM POLICIAIS, VOCÊS FIZERAM O QUE TINHA QUE SER FEITO.

    E VOCÊS REPÓRTERES, PAREM DE FICAR MANDANDO NEGUINHO FAZER POSE DE SOFREDOR, PARA PUBLICAR ESSAS FOTOS RIDÍCULAS PARA VENDER JORNAL.

    ARGHHHHHHHHH!!!!!!!

  6. Antonio

    Olha, essa reportagem é muito tendenciosa, mesmo porque além de não respeitarem autoridades da casa (como pais e mães) não respeitam as autoridades que servem para garantir a cidadania dos cidadãos!
    Olha, esse bando de moleques adoram fazer algo pra depois ficar se vagloriando.
    A mesma coisa é aqui na liberdade.
    Vagabundo não deve mesmo ter vez!
    A polícia tá é certa porque na hora de roubar, se o vagabundo desses que não respeita ninguém puder humilhar até o último grau ele vai fazer e sem pena!
    Ta faltando é esse reporter virar policial pra ver como é fácil falar do trabalho alheio!
    Inconpetente!!!!!!!!!

  7. leandra

    ISSO É UMA VERGONHA PARA O ESTADO O POVO VAI PARA A RUA ATRAS DE SEUS DIREITO É REPRIMIDO COM VIOLENCIA QUE PAIS É ÉSSE QUE VIVEMOS E OS DIREITOS CIVIS DE CADA UM DE NOS CIDADOES BRASILEIRO .

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS