Ministério da Agricultura dá 10 dias para remoção de lixo químico da área do Porto do Itaqui

1comentário

lixo-itaqui2.JPGApós reunião com representantes do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada semana passada, a Companhia Portuária do Itaqui (Copi) recebeu prazo de 10 dias para remover as 800 toneladas de fertilizante acumuladas no pátio do terminal, a poucos metros da área de atracamento. O caso foi denunciado em 28 de novembro por este blog. Logo após a divulgação, o acúmulo de lixo químico virou assunto de sucessivas reuniões entre dirigentes do porto e autoridades sanitárias.

O material começou a ser retirado na manhã de ontem. Uma fonte informou que o trabalho está sendo mal-feito, pois o fertilizante é removido de um local dentro de sacos e depositado em outro, onde também não há segurança. O procedimento contraria determinação do Ministério da Agricultura, que quer que a Copi, terceirizada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), construa um galpão para guardar restos de fertizante descartados durante as operações de carga e descarga de navios.

A mesma fonte informou que a direção da Emap mandou instalar câmeras filmadoras no pátio onde está sendo realizada a operação para intimidar funcionários que tentem registrar imagens da montanha de lixo químico, como as que ilustraram os três posts publicados anteriormente sobre o assunto. Outra reclamação é quanto ao forte odor que exala do material acumulado.     

1 comentário para "Ministério da Agricultura dá 10 dias para remoção de lixo químico da área do Porto do Itaqui"


  1. JORGE DA BELIRA

    Desejo ao jornalista DANIEL MATOS um Feliz Natal e um Ano-Novo pleno de saúde, paz e realizações, votos estes que estendo a toda a sua família.

    A mesma coisa também desejo a TODOS os demais leitores e comentaristas deste conceituado blogue. Que Deus abençoe a todos nós!

    (JORGE DA BELIRA).

    Resposta: Feliz Natal para você também, meu caro Jorge. Saúde, paz e prosperidade para toda a sua família.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS