Troca-troca na Secretaria Estadual de Cultura

3comentários

Em pleno período de férias do secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro, o governador Jackson Lago promoveu uma série de substituições em cargos importantes na pasta da cultura. Foram cinco mudanças e em pelo menos uma percebe-se como motivação o apadrinhamento. Todas as exonerações e nomeações foram assinadas pelo secretário-adjunto de Cultura, Nataniel Ferreira Máximo.

No cargo de superintendente de Cultura Popular, Jeovah França dá lugar a José de Ribamar Moraes. Funcionário público de carreira, lotado na Secretaria Estadual de Cultura (Secma), Moraes vinha exercendo função similar na Fundação Municipal de Cultura (Func). Com a ascensão de Euclides Moreira Neto à presidência da entidade, teve que ser acomodado em outro cargo. Já Jeovah França deve ser nomeado assessor direto de Joãozinho Ribeiro.

O troca-troca atingiu também o chefe da Biblioteca Pública Benedito Leite, Moisés da Costa Silva. Em seu lugar, assume Aline Carvalho do Nascimento. O mesmo aconteceu com Ananias Alves Martins, sacado da Superintendência de Patrimônio Cultural e substituído por Alan Jorge Pereira Pires, que nos últimos anos chefiou o Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico (DPHAP), vinculado ao Estado.

Na Escola de Música do Maranhão, assume como diretor o instrumentista e ex-coordenador de Eventos da Func, João Pedro Borges, que substitui Marcelo Moreira de Oliveira. A leva de demissões incluiu também o músico, ator e produtor cultural Gislenaldo Machado Moreira, conhecido no meio artísico como Gigi Moreira. Membro do Conselho Estadual de Cultura, ele estava nomeado como assessor sênior, mas teve que ceder o cargo a Rogério Chaves de Sales.

O mais forte indício de apadrinhamento pode ser observado na nomeação de Guilherme Soares Telles para o cargo de chefe do Serviço de Arrecadação, em substituição a Paulo Henrique Costa e Silva. Filho de Reginaldo e Maria Lúcia Telles, aliados históricos de Jackson Lago, Guilherme ficará responsável pela captação de recursos externos para a Secma. É o segundo filho que o casal de dinossauros pedetistas consegue emplacar na administração estadual em menos de um mês. Antes dele, o irmão José Augusto Telles havia assumido a presidência da Caema.

3 comentários para "Troca-troca na Secretaria Estadual de Cultura"


  1. rodrigo

    ISSO NAO MUDA NADA. Pois so o que essa secretaria fez com o nosso carnaval de rua é imperdoavel. Pensam que o carnaval é o sao joao. Descaracterizara mtotalmente oque era o carnaval de rua na Madre Deus. Agora, os grupos se apresentam em palcos…..O QUE É ISSO JOAOZINHO?
    A cada carnaval as pessoas perdem a motivaçao de ir para as ruas da Madre Deus. É TRISTE.

  2. olhovivo

    Não esqueça do Eduardo TELLES que é adjunto na SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE. EITA LIBERTAÇÃO AGORA É A VEZ DO POVO, MAS O POVO DE AZIZ, TELLES, AMIN, LAGOS, ENFIM….

  3. neguinho da madre

    Deviam fazer uma auditoria na func, de lá o antigo scretário decorador conseguiu comprar vários apartamentos. um para cada carnaval e são joão. contratava as brincadeiras por um valor e recebia a mais. vasculhem as notas fiscais e acharão a mamata.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS