Com cassação de Jackson, ex-secretários que cometeram irregularidades ficarão impunes?

12comentários

punicao.jpgA cassação do ex-governador Jackson Lago (PDT) pode não ter sido de todo ruim para alguns dos que caminharam lado-a-lado com ele e ajudaram a afundar a “nau libertária” nos 27 meses de sua improdutiva gestão. Com a perda do mandato do pedetista, alguns de seus ex-secretários devem estar se sentindo aliviados por achar que assim se livraram de responder por denúncias de irregularidades que lhes foram atribuídas.

Uma das que deve ter tirado um peso enorme das costas é a ex-secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, que em quase todo o período à frente da pasta se viu envolvida em rumorosos casos, a maioria relacionada a atos de corrupção. No mais nebuloso, o então delegado-geral da Polícia Civil, Jefferson Portela, a acusou de envolvimento em um esquema de superfaturamento e favorecimento de empresas em contratos milionários firmados na área da segurança. Por causa das denúncias, Portela acabou sendo exonerado por Jackson.

Outro que deve estar respirando aliviado é o ex-chefe da Casa Civil, Aderson Lago, pilhado em um esquema que desviou R$ 550 mil de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias, em 2006, para a conta da agência de espetáculos Ópera Prima, localizada no Rio de Janeiro, cujo proprietário é um de seus filhos. No exercício do cargo, Aderson envolveu-se em outra peripécia ao manter a mãe, uma octogenária, e filhos que nem sequer moram no Maranhão como assessores da Assembléia Legislativa.

E o que falar do ex-todo-poderoso secretário de Planejamento, Aziz Santos, e do ex-secretário da Representação Institucional em Brasília, Wagner Lago, denunciados por envolvimento no esquema de pagamento irregular de obras públicas descoberto pela Operaçãp Navalha? Os dois, que por pouco não foram afastados dos cargos por conta de um pedido do Ministério Público Federal, devem ter enxergado um lado bom na cassação por acreditar que ao deixar o poder o escândalo que protagonizaram cairá no esquecimento.

Ante o prenúncio de impunidade, cabe fazer um alerta às autoridades para que se faça Justiça aos demandos cometidos no governo jackista.         

12 comentários para "Com cassação de Jackson, ex-secretários que cometeram irregularidades ficarão impunes?"


  1. TONY MENESES

    Daniel, esses amigos de JL travestidos de balaios, ((aliás, acho que o nome balaio foi muito bem aplicado pelo gov cassado; realmente o balaio de gatos e gatunos, ainda vai dar muito o que falar)), jamais serão punidos. Nesse país é muito difícil alguém ser punido.De qualquer forma, não custa nada o MPE dar uma investigada. A Governadora Roseana tem pressa e, isso é muito salutar. Não dá pra fazer grandes coisas, mas já se percebe claramente que Roseana não deixará essa curta administração passar em branco. Arrisco dizer que os seis primeiros meses do atual governo valerão muito mais do que os dois ano do que se foi. O desafio é manter esse pique inicial até a campanha que se avizinha. Ricardo Murad é um trator pra trabalhar, não é atoa que tem tantos inimigos. A visita que ele fez à Santa Casa foi mais que oportuna. Estou muito animado com o novo governo.

  2. TONY MENESES

    AMIGO DANIEL, CORRIGE AÍ MEU POST… NO LUGAR DE “””DOIS ANO”””” ACRESCENTA UM “”S””” À PALAVRA “”ANO””.
    OBRIGADO.

  3. FRANCELINO PAIVA

    NA HISTORIA CONTEMPORANEA DO MARANHÃO SERIA INÉDITO. A PROPRIA JUSTIÇA NEM ISTO TEM CONSEGUIDO. ATÉ MESMO PORQUE OS PILANTRAS NÃO AGEM SOZINHOS. POR OUTRO LADO O POIO POLITICO DA GRANDE MAIORIA DESTES PILANTRAS PARA ALGUNS CACIQUES, É MAIS INTERESSANTE PARA ELEGER POLITIQUEIROS, QUE RECUPERAR O ERÁRIO PÚBLICO, UMA FONTE INESGOTÁVEL SE COMPARADA COM A MISERIA DE 75% DA POPULAÇÃO MARANHENSE. MAS OS TEMPOS SÃO OUTROS. E JÁ QUE JOSÉ SARNEY ESTÁ MORALIZANDO O SENADO FEDERAL, NÃO CUSTA NADA A GOVERNADORA ROSEANA, MORALIZAR A COISA PÚBLICA DESTE RICO-POBRE ESTADO. UMA PROVIDENCIA QUE NÃO FAZ SE NÃO QUIZER, A COMEÇAR PELOS INTEGRANTES DO 1º 2º E 3º ESCALÃO DO ATUAL GOVERNO, QUE QUIZEREM FAZER ESCOLA COM O QUE VIRAM NO GOVERNO PASSADO DE JACKSON LAGO,

  4. mariana

    ACHO QUE ESSA MATÉRIA FALTOU A TELMA PINHEIRO, ELA TAMBÉM FICOU MILIONÁRIA COM A SECRETARIA DAS CIDAES E INFRA, ATÉ HOJE A FAMILIA DELA USUFRUI DO PAC, COM CELULARES, CARROS E MORDOMIAS, LÁ NA SECRETRIA DAS CIDADES OS CRENTES AINDA ESTÃO COM SEUS CELULARES, É SÓ LIGAR LÁ QUE OS DEMITIDOS CONTINUAM USANDO CELULAR, ENGENHEIROS E COMISSIONADOS…
    ARROCHA ROSENA!!!
    RICARDO MURAD É UM GURREIRO E TRABALHADOR, VAI COLOCAR A BOCA NO TROMBONE QUANDO ABRIR A CAIXA PRETA DA SEC DE SAÚDE!!! E GOSTARIA QUE RICARDO DESSE UMA PASSADINHA LÁ PELA SECID PARA COLOCAR O RESTO QUE AINDA ANDAM EMPALITOZADOS POR LÁ, SÓ PROPINEIROS….
    RICARDO É O CARA DO GOVERNO DA ROSEANA, DOA QUEM DOER, ELE TRABALHA MESMO!!
    FORA DOSENGANA!!!

  5. ana maria

    realmente na secid, muitos comissionarios, de gravata ainda estão com celulares que já deviam ter devolvidos, joca, filha, genro,etc.etc. os parentes da telma dinheiro, continuam no pac a por ordem da crente( de crente não tem nada),, o que faz alguns funcionários ( euridin…, dilz… e outros no,pac, recebendo pelos dois lados, é muita safadeza, precisa ser investigado.

  6. Ricardo

    É preciso mencionar também o Ex-Secretário de Esporte e Juventude, o mais novo milionário do Maranhão, que desfilava de pick-up Hliux de valor de 130 mil reais e com vários outros bens já listados por entre vários jornais da cidade.
    Durante estes dois anos em que esteve a frente da pasta que pretensamente diz ter dirigido não elaborou planejamento algum, política pública alguma voltada ao esporte e lazer no Estado, não há documento orientador algum, o que é uma estapafurdia para um país que tem o esporte e o lazer como direito social em sua Constituição.
    De fato, o Maranhão espera uma resposta frente a tantas ações que a gestão de JL ficou marcada.
    Mais ainda, de fato o Maranhão espera ter o esporte e o lazer como fatores de desenvolvimento humano, que não se restrinja ao futebol que obedece aos senhores dos clubes da cidade, que reduzem a riqueza da pluralidade desse fenomeno global que é o esporte, que ao longo dos últimos 40 anos mudou radicalmente e que as políticas públicas esportivas não conseguem acompanhar.
    Entretanto, não esqueçamos do repasse de 50 milhões de reais feito a antiga Secretaria de Esporte e Lazer que contribuíram para as despesas do acampamento dos balaios, gatos, cachorros e papagaios que fizeram do Palácio dos Leões, uma obra prima do conjunto arquitetônico de nossa capital, de modo ilegal, o acampamento de gatunos e promovedores de balbúrdia.
    Além disso, onde assistimos a um ato de bárbarie com a agressão a jornalistas, ato que até mesmo a Convenção de Genebra repgnou, mas, era a Frente de Libertação….
    Ditadura velada e paraíso fiscal para muitos dos que estavam no balaio de gatos.

  7. maquese

    GOVERNADORA MAIS UMA VEZ VENHO AQUI PRA ALERTA-LA DOS LADROES QUE AINDA ESTÃO NO GOVERNO SEI QUE A SENHORA NÃO PODE DEIXAR AQUELA GANGUE QUE AINADA ESTÁ NO DEINT, NÃO É POSSIVEL FICAR LADOÕES COMO ALONILSON, COMO OMAR COMO A CONTADORA LADRA FINA DE NOME VAL… ESSA PEGAVA OOBRA E APRESENTAVA AS EMPRESA CHEGOU POBRE E AGORA COMO ALONILSO TEM MANSÃO NO RECANTO MANDA VE ISSO GOVERNADORA QUANTO O LADRÕA MOR CHICO LEITOA E SEU FILHO QUE NEM FORMADO É E ERA O DIRETOR MAIS QUEM MANNDAVA LÁ ERA AZIS LDRÃOOOO E CHICO LEITOA LADRAOOOO. KD O MINIOSTERI PUBLICO KD A RECEITA FEDERAL SEI QUE A SENHORA SE FOR MANTER ESSE ORGÃO COMO UMA VEZ JÁ LHE DISSE NÃO DEIXE ESSES LADROES QUE CHEGARÃO TUDO POBRE E ESTÃO TDOS MUITO BEM

  8. jorge cabral

    POLICIA FEDERAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! POLICIA FEDERAL !!!!!!!!!!!!!!!! POLICIA FEDERAL !!!!!!!!!!!!!!!!!! tá demorando uma daquelas “AÇÕES” que o povão gosta de ver, justificando que nos ultimos 8 anos foi desembolsado pelo governo federal os resursos financeiros que em parceria com o Governo do Maranhão, deveriam ser aplicados em obras e serviços em nome da questão social, pelo ITERMA, SEAGRO-MA, CIDADES E INFRAESTR-MA, SAÚDE-MA, SEPLAN-MA, PESCA, dentre outras secretarias e isto não tem acontecido EFISCAZMENTE. a operação denominada RAPINA continua, ou por sugestão deveria ser modificada para CARCARÁ ? todas as duas porém são oportunas e necessárias. Tem muito rico-novo demonstrando sinais de subita riqueza nos 217 municipios que nem presta, e isto não é nada bom para o fortalecimento da Consciência Cidadã.

  9. mariana

    NA SECRETARIA DAS CIDADES, SÃO 25 FUNCIONÁRIOS LOTADOS NO GABINETE DA TELMA DINHEIRO, ONDE DESSES 25 SOMENTE TRABALHAVAM 10, ATÉ HOJE TODOS ESTÃO VAGANDO POR LÁ, TODOS OS DIAS OS COMISSIONADOS DEMITIDOS AINDA CIRCULAM POR LÁ ESPERANDO O MAX BARROS E O FILUCA, AGORA IMAGINA SE O MAX E O FILUCA IRÃO DEIXAR OS FUNCIONÁRIOS DA RAPINA DA TELMA EM SEUS GABINETES? TEM QUE MANDAR ESSA ASSEMBLÉIA DE DEUS PRA CASA ORAR, LÁ NÃO TEM QUE FICAR NEM QUEM PASSA CAFÉ, TODOS SÃO DA “BALAIADA FRACASSADA”, A TELMA PINHEIRO ENCHEU A SECID E INFRA DE FAMILIA, CRENTES E AMIGOS, VIZINHOS, ETC… PORTANTO, O QUE TA FALTANDO É ESSE POVO PROCURAR EMPREGO PRA ELES LÁ NO QUINTOS…. POIS A ERA DO “DOSENGANA” JÁ PASSOU, NÃO SOUBE TRABALHAR E AGORA DANÇOU FOI FEIO….
    DR.MAX BARROS E DR. FILUCA: COLOQUEM ESSE POVO PRA RUA, ELES CONTINUAM USANDO NOSSOS COMPUTADORES, CELULARES, TELEFONES, ENERGIA ELÉTRICA NAS SECRETARIAS, SÃO ESPIÕES, CUIDADO!!!
    TA NA HORA DOS SECRETÁRIOS ASSUMIREM SEUS POSTOS ANTES QUE A RAPINAGEM LEVAM O RESTO DOS COMPUTADORES E MATERIAL DE EXPIDIENTE… LÁ SÓ TEM 12 ENGANA!

  10. MARIANA

    E POR FALAR EM PAC, TEM QUE FAXINAR LÁ TAMBÉM, SÓ TEM A FAMILIA DA TELMA: ALINE(FILHA), ZILMAR(IRMÃ), SEU MARCELO NAGAI(CUNHADO), GENRO,. TODOS AINDA USUFRUINDO DOS CARROS E CELULARES, COM SALÁRIO DE FAZER INVEJA…
    PEDIMOS AOS SECRETÁRIOS QUE TOMEM POSSE URGENTE E ACABEM COM ESSAS MORDOMIAS DESSE NEPOTISMO…
    LÁ TEM QUE COLOCAR TOSOS PRA RUA…
    ROSENA VER SE A SENHORA ARRUMA ESSA CASA DIREITO..
    VALEU!
    FUI!!!!!!!!!

  11. anna hahaha

    PESSOAL PORQUE A POLICIA NÃO COMEÇA INVESTIGANDO A ONG DA MÃE DO WEVERTON ROCHA $$$$$$ MILHÕES DE REAIS DO PROJOVEM (RECURSO FEDERAL) DIRETINHO NA CONTA DA MAMÃE !!!! HÁ QUEM DIGA QUE O FILHO WEVERTON COMPROU EMPRESA DE ÔNIBUS NA REGIÃO TOCANTINA . POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA !!! APESAR DE TUDO NÃO É J U S T O DR. JACKSON FICAR OLHADO E PAGAR PELO QUE ELE FEZ !!!!

  12. ZECA DO PAGODINHO PINHEIRO

    TENHO PENA DO TAL JERRY ADJUNTO…. ENQUANTO ISSO O EX-SECRETARIO REZA REZA, ACENDE VELA PRO SANTO, TOMA BANHO DE DESCARREGO E FUMA, FUMA MUITO, PARA NÃO SER PEGO…. POR QUANTO TEMPO ??? APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO !!!! VAITER QUE VENDER CARRO, FAZENDAS, CASAS, SOCIEDADE EM AGÊNCIA FAZER DINHEIRO PARA NÃO FICAR POR TRÁS DAS ############

deixe seu comentário