Bulcão: “São Luís precisa de uma biblioteca moderna; ‘Benedito Leite’ deve virar museu”

21comentários

bulcao.jpgA presença do secretário estadual de Cultura, Luís Henrique Bulcão, em um evento comunitário realizado no último sábado, no Monte Castelo, foi marcada por declarações que, com certeza, repercutirão no meio artístico e até mesmo na seara política. A conversa descontraída, de mais de duas horas, foi entremeada por assuntos de extrema seriedade, alguns até espinhosos. Demonstrando uma franqueza fora do comum, Bulcão declarou que, atualmente, o Centro já não é um local apropriado para a Biblioteca Benedito Leite e que a cidade precisa urgentemente de uma biblioteca moderna, instalada em um ambiente onde não haja a agitação da Praça Deodoro e arredores. O secretário foi duro com o cantor Tutuca, que recentemente se envolveu em uma briga com o compositor Ronald Pinheiro, e criticou a postura política do também compositor César Teixeira por sua atuação partidária em favor do governador cassado Jackson Lago (PDT).

Dividida em tópicos, parte da conversa é reproduzida a seguir:

Biblioteca

“Há muito tempo, o Centro não é um local apropriado para a Biblioteca Benedito Leite. Hoje, aquele ambiente já não serve mais para pesquisas por causa da agitação típica das áreas urbanas. Além do mais, o fato de o prédio ser tombado pelo patrimônio histórico nacional inviabiliza algumas adaptações e reformas que pretendemos fazer no imóvel. São Luís precisa, urgentemente, de uma biblioteca moderna, com recursos tecnológicos, instalada em um local sossegado, silencioso. Quanto à ‘Benedito Leite’, poderíamos transformá-la em uma espécie de museu ou memorial”.

São João

“Apesar das dificuldades financeiras que o governo atravessa neste momento, principalmente por causa da irresponsabilidade da gestão passada, o São João vai sair. É a maior festa do Maranhão e nos empenharemos para oferecer a melhor programação. O governo anterior deixou um rombo de cerca de R$ 20 milhões e teremos que nos desdobrar para realizar não só os festejos juninos, mas todos os eventos da área cultural”.

Tutuca

“Em minha gestão o Tutuca não ganhará nada, está fora. A briga com o Ronald (Pinheiro, compositor) mostrou o quanto ele estava engajado politicamente com o grupo que faz oposição ao nosso. O episódio em que ele agrediu o Ronald, em pleno Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, foi uma prova disso. Sem falar que a música que ele faz é de qualidade duvidosa e poucas são as pessoas que conhecem. Não é igual ao trabalho do irmãos dele, Marcelo (Carvalho, instrumentista), que é um músico de talento inegável”.

César Teixeira

“Considero infeliz a postura do César Teixeira (compositor) no período que antecedeu a cassação do ex-governador. Ele chegou a transformar sua música ‘Oração Latina’ em uma espécie de hino no acampamento batizado de ‘Balaiada’. Se o César tem visão política antagônica ao atual governo, deveria, ao menos, se abster, pois em vários momentos já precisou de ajuda do grupo que costuma atacar. Ou será que ele não lembra da época em que foi amparado por Roseana Sarney, no Rio de Janeiro, quando enfrentava grave problema de saúde, na década de 70?”

Corrupção

“A corrupção foi notória no governo passado. Um dos que mais é responsabilizado pela sangria dos cofres públicos é o ex-secretário de Meio Ambiente Othelino Neto (hoje secretário de Governo de João Castelo). Mas, na minha opinião, as ‘pancadas’ que ele leva da imprensa são desproporcionais ao que ele faturou para si. Na maioria dos episódios em que Othelino aparece envolvido, o maior beneficiário não foi ele”.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

21 comentários para "Bulcão: “São Luís precisa de uma biblioteca moderna; ‘Benedito Leite’ deve virar museu”"


  1. Francisco

    Este senhor Bulcão, assim como outros e tantos mais, imaginam que a coisa pública, no caso a cultura, pode ser conduzida a seu belo prazer. Ignora de forma canalha e cara-de-pau o princípio da impessoalidade. Ele não está presidindo o seu grupo particular de cantoria ou de samba ou seja lá o que for. Está à frente de um órgão governamental, gerindo verbas públicas, portanto não cabe a ele, de forma discricionária e arbitrária, “escolher” quem está “dentro” ou “fora”. Para isso a Constituição Federal estatuiu a Licitação. Lá no seu pagode, aí, sim, ele escolhe quem bem quiser. É o patrimonialismo medieval que se perpetua no Maranhão, seja neste ou no governo passado. Um filme triste.

  2. TONY MENESES

    Na realidade, a Biblioteca nunca foi de fato uma Biblioteca, tratava-se apenas de um amontoado de livros ultrapassados. Espero que agora construam um espaço digno, principalmente para a população mais carente. Desejo sucesso ao amigo Bulcão.

  3. Willian

    Então que se de nome aos bois!
    Se Othelino não foi o maior beneficiado, e isso foi uma afirmativa do senhor Bulcão, então que ele nos diga quem foi!
    Pois até o momento me parece que o real beneficiário pelas liberações de desmatamento da SEMA foi o próprio Othelino e o seu sonho desenfreado de ser Deputado.
    Tanto que esse senhor foi o maior investidor da campanha do prefeito João Castelo e agora vem cobrando a fatura, ocupando secretária e indicando pessoas de sua confiança para outras e até mesmo fazendo lobby para tirar a Dra. Helena da secretária de saúde, pois via nela um adversário importante para os seus sonhos, já que a mesma iria fazer de tudo pela reeleição do seu marido, Afonso, tirando assim votos desse senhor!
    Então senhor Bulcão, se o dinheiro não foi pro Othelino, para quem foi???

  4. vandre

    Bulcão rima com Babão, Bestão, Babacão, Bestalhão, Bostão,
    E servo de governadora Biônica.
    o Maranhão é maior que Vcs.
    Fora golpista.!!

  5. renatinho

    ESSE BULCAO E´UM BESTALHÃO MESMO, SO PENSA EM BOI, SERÁ QUE ELE É BOI?, DEVE PENSAR EM AJUDAR OS DESABRIGADOS, QUE ESTÃO REALMENTE PRECISANDO, MAS ELE SÓ PENSA NELE, , QUANTO VAI EMBOLSAR DURANTE OS FESTEJOS JUNINOS? FIQUE DE OLHO GOVERNADORA…

  6. zé carlos

    É uma pena um secretario de cultura como se denomina dizer que fulano ou sicrano não vai receber algo, minha nossa quanta ignorância, realmente o nosso estado tem q está smpre no atraso, ainda mais com o pensamento de boca grande, BULCÂOOOOO.

  7. ANNE

    O Secretário foi muito infeliz no seu comentário referente ao cantor Tutuca.
    Quer dizer que um artista pode ser excluído de uma ou outra programação por causa de sua ideologia política? Estamos numa ditadura? Tutuca é artista ou polítco? Será que nossa Governadora que é tão defensora de nossa cultura, está de acordo com isso? Tenho certeza que não. E quem ele pensa que é para rotular o trabalho de um artista tão bom como Tutuca, de duvidoso? Que tristeza saber que nos dias de hoje ainda existam pessoas como vc Bulcão, com falta de ética profissional.

  8. José dos Santos

    ISSO É UM ABSURDO, DIGNO DE PROCESSO, INCONSTITUCIONAL E IMORAL. SEGUINDO ESSA LÓGICA ABSURDA, ENTÃO NA GESTÃO ANTERIOR ARTISTAS COMO O PRÓPRIO RONALD PINHEIRO, SERGIO HABIBE, GERUDE, A COMPANIA BARRICA E OUTROS NÃO DEVERIAM SER CONTENPLADOS PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO ANTERIOR.
    AGORA SÓ FALTA BOICOTAR O CACURIAR DA DONA TETÉ(A NOSSA DIVA DA CULTURA POPULAR) POR TER APOIADO VIDIGAL

  9. Nana

    Penso que o secretário foi infeliz em seu comentário…Primeiro pq ele não deve ter lido as notícias corretamente…logo que o agressor n foi Tutuca, q nem é uma pessoa de briga.Segundo ao falar que sua música é de qualidade duvidosa, que ridículo fazer uma declaração dessas, um artista que faz uma música de qualidade inegável…Mais ridículo ainda querer excluir um artista por sua posição política! Que governo é esse?! Que já inicia contra o maranhense?!Contra o artista que só quer fazer sua música?! Triste os governantes desse Estado…………….

  10. FRANCISCO

    BULCAO, VC PISOU NA BOLA!
    QUEM DEVE JULGAR UM ARTISTA NÃO É O GESTOR GOVERNAMENTAL E SIM O POVO !
    SE VC MANIFESTA SEU DESGOSTO PELO TUTUCA NAO DEVERIA FAZE-LO,COMO SECRETARIO DE ESTADO E SIM COMO CRITICO LITERARIO !

  11. Moises

    Meus Deus,
    Onde está o Ministério Público que não abre o olho prá um tipo como esse. O gestor que não é impessoal, transparente, e correto nos seus atos deveria ser processado e tirado do cargo. Com tanta gente mais capacitada o Jorginho me bota um secretário pé de chinelo que apesar de se dizer advogado não passa de um paspalhão, sem a grandeza que o cargo requer. Vamos aguardar para ver. Dizer que a música de Tutuca é de gosto duvidosa, prefiro ouvir tutuca que uma tal de gostosa, essa sim de qualidade musical extremamente pobre.

  12. Maria da Gloria

    Sugestáo ao Pitbull+Cão = Bulcão

    Transformar a Biblioteca pública em motel. Comenta-se por lá que a uns 8 anos atrás ela já foi utilizada como tal.

    Glória

  13. o amigo da onça

    É Isso MESMO Bulcão, mostra para essa CANALHADA, que para uns a vaca DÁ LEITE, para outros, NEM MIJA.

  14. Lobo do Mar

    Meu caro Bulcão,

    Meu caro Bulcão,
    Sou frequentador assíduo da Biblioteca Pública Benedito Leite. Sei da importância de uma instituição dessas para uma população que anda tão carente de erudição, principalmente. Todos os dias vejo a quantidade enorme de estudantes de ensino médio e fundamental adentrarem naquele recinto para fazer uso de seus parcos e vetustos acervos. Quanto à suas adaptações, poderias comprovar (se tivesse o trabalho de por os pés naquele prédio tradicional, que já foram feitas algumas adaptações e as reformas são urgentíssimas (e nada impede o fato ser patrimônio público) e quando falo urgente, não se trata de uma reforma de fachada “literalmente”, pois não é nada, mais que isso o que se pratica naquele prédio atualmente.
    Espero em primeiro lugar que como usuário e como cidadão que acredita que “um país se faz com homens e livros” como já profetizava Monteiro Lobato, deve estar ao acesso de todos, portanto, nenhum lugar melhor que o centro da cidade. Segundo, espero que este espaço não seja cooptado como bem particular, como o foi o Convento das Mercês, este sendo o mausoléu do ex-presidente (por acidente), o outro podendo ser o da sua filha, a governadora (biônica).

  15. EDINALDO

    ESSE “BOCÃO” COMO A PALAVRA JÁ MOSTRA, QUER SE ENGASGAR COM UM SUPERFATURAMENTO NA BIBLIOTECA BENEDITO LEITE, ELE AINDA NÃO GANHOU NADA!!!!!!

  16. joao Maia

    Sr Daniel Matos
    Sobre a entrevista do sr secretário de cultura: “Bulcão: “São Luís precisa de uma biblioteca moderna; ‘Benedito Leite’ deve virar museu””, seria interessante o senhor ouvir o que a dizer os BIBLIOTECARIOS deste Estado.
    Pro que o senhor não procura ver a opinião da senhora Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado do Maranhão? O e-mail do CRB!3 é [email protected]. Procure ouvir o que da entrevida do Bulcão a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, senhora Rosa Maria.

  17. João Maia

    Sr Daniel Matos
    Sobre a entrevista do sr secretário de cultura: “Bulcão: “São Luís precisa de uma biblioteca moderna; ‘Benedito Leite’ deve virar museu””, seria interessante o senhor ouvir o que tem a dizer os BIBLIOTECARIOS deste Estado.
    Por que o senhor não procura /ouvir/ver a opinião da senhora Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado do Maranhão? O e-mail do CRB!3 é [email protected]. Procure ouvir /ver também o que tem a dizer da entrevida do Bulcão a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, senhora Rosa Maria.

  18. Valéria Sotão

    Bulcão, compositor de refinamento duvidoso (se é que existe algum refinamento em sua música), que canta coisas como “Menina tem que TREPAR NA bicicleta” fala de artistas do porte de Cesar Teixeira com que moral? E ainda coloca a arte (algo supremo) como partidária? Que tipo de secretário da CULTURA é esse? Alguém que coloca a cultura como refém de um grupo político não merece tal cargo. A arte é LIVRE. FORA BULCÃO!

  19. Eu

    CALA A BOCA BULCÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Eu

    CALA A BOCA BULCÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. José Hideraldo Dias Ferreira

    Srs.
    Cada governo tem o secretário que merece, esse idiota só está fazendo o que le mandam.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS