Comandante da PM se desentende com coronel Melo em programa de rádio

17comentários

franklin.jpgO comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, se desentendeu com o ex-chefe da corporação, coronel Francisco Melo, durante participação ao vivo de ambos no programa Ponto Final, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes, na rádio Mirante AM. Melo havia ligado para a emissora para discordar de um comentário feito pelo apresentador sobre segurança e defender a sua gestão e foi rebatido pelo atual comandante, que chegou a acusá-lo de quebra de hierarquia. 

Roberto Fernandes comentava sobre as ações que estão sendo realizadas pelo sistema de segurança pública do Maranhão, enfatizando que as mesmas poderão resultar na redução dos índices de criminalidade no estado. Ouvinte assíduo de programas de rádio, Melo ligou imediatamente para discordar de algumas declarações do apresentador, dando a entender que a situação atual está pior do que na época em que ele estava à frente da PM. 

Imediatamente, o coronel Franklin entrou no ar e passou a defender as ações da PM e a falar sobre a estrutura que dispõe a corporação atualmente. O comandante-geral discorria sobre as operações que estão sendo realizadas pela PM e outras ações previstas quando Melo, que ouvia a entrevista, ligou novamente para fazer uma pergunta. Quando a participação do ex-comandante foi anunciada por Roberto Fernandes, o coronel Franklin logo disparou: “não respondo ao coronel Melo. Espero que ele venha conversar comigo aqui no quartel, pois sua atitude fere a hierarquia da nossa corporação”.

melo.jpgAo apresentador, restou apenas ouvir as considerações do ex-comandante, já sem o coronel Franklin do outro lado da Linha. Melo argumentou que em nenhum momento falou em nome da PM, e sim como cidadão comum, e que por isso os seus comentários não configuravam quebra de hierarquia. “Está tudo gravado, não falei nada de errado. E podem me esperar, estarei no quartel amanhã”, assegurou.

Melo falou do compromisso de armar a tropa, que assumiu quando foi nomeado comandante-geral da PM . Ele informou que entregou 1.111 pistolas à corporação e afirmou que entregaria mais 1.000 armas não fosse o bloqueio dos recursos oriundos das suplementações orçamentárias determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), já que na época o então governador Jackson Lago (PDT), em vias de ter o mandato cassado, mandara esvaziar os cofres do tesouro estadual.

Sobre rumores de que sua postura crítica ao atual comando da PM seria uma forma de pavimentar uma possível candidatura a um cargo político na eleição do ano que vem, ele foi taxativo: “sou polícia, não político. Se você vir meu nome lançado a qualquer cargo na próxima eleição, pode dar um tapa na minha cara”.

Para encerrar o assunto, Roberto Fernandes disse não achar que o Estado esteja quebrado e observou que as dificuldades financeiras enfrentadas hoje são frutos da dilapidação dos recursos públicos promovidas pelo governo anterior.    

17 comentários para "Comandante da PM se desentende com coronel Melo em programa de rádio"


  1. josé rodrigues

    Vocês conseguiram desenterrar o Cel. Melo!!!

  2. Cidadão Brasileiro

    Nós, policiais militares já não aguentamos mais as aventuras e desventuras do cel Melo. Acredito que a tropa em sua totalidade até reembolsaria se fosse a vontade dele aceitar, o dinheiro que ele perderia se fosse hoje pra reserva, pois parece ser esse o único impecilho que o afasta de tal intento, (ou será que ele ainda quer chegar em algum lugar??? Só o diabo irá saber!!!!) sem falar que ele já perdeu a vergonha na cara há muito tempo. Faríamos um fundo comum em que seria depositado todo mês esse montante. Olha Daniel, quando esse oficial era comandante, foram presos diversos oficiais por quebra da hierarquia e disciplina. Ele fez e aconteceu. E como é que pode ele interpelar o Comandante Geral ao vivo numa entrevista e ainda dizer que está falando como um cidadão comum e não ser punido? Meu amigo, esse homem já foi comandante geral, está no último posto, já está há mais de 34 anos na corporação e depois que for pra reserva (Deus seja louvado) ainda assim não será um cidadão comum e nem tampouco poderá agir como tal, vem dizer uma idiotice dessa? Quiçá esteja se acovardando já como de praxe, ou é muito corajoso ou um hipócrita de marca maior. Leitores façam suas apostas. Como é que pode o Comandante Geral estar ao vivo numa rádio e ser interpelado da forma como li agora em seu blog. E ainda para piorar, falou o que bem entendeu na ausência do comandante maior da tropa????!!!!!! Acreditamos que ele seja punido exemplarmente, pois em 16 anos na caserna, nunca vi uma atitude mais covarde e indisciplinada. Olha, vi a foto desse coronel Melo num almoço oferecido pelo Governador em exercício, João Alberto. Pasmei e ao mesmo tempo não me surpreendi (quanto paradoxo) quando vi que o Melo estava nesse almoço. E a foto o mostrava como que em transe. Sabe Daniel, os valores humanos hoje não existem mais. O ser humano já não sabe mais (ou nunca soube) o que vem a ser isso. Hasta la vista!!!!!!!!!!

  3. Da Silva

    PMs encostam viaturas em mais um ato de protesto
    Enquanto o governador se reúne com a cúpula da SSP, os policiais militares colocam em prática o que diziam que fariam se não houvesse negociação com o governo, ou seja, o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, no Art. 145. ” Para (…) conduzir veículo (…) de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: (…) inciso IV – ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

    Na manhã de hoje(09) diversos motoristas de unidades e sub unidades da Policia Militar se recusaram a dirigir sem o curso de emergência e sem carteira de habilitação válida. Na capital, houve uma redução significativa de viaturas circulando pelas ruas. O policiamento está sendo feito a pé. Segundo informações, estão parados o Batalhão de Choque, Rádio Patrulha e Cptur.

    De acordo com o capitão Samuel Barreto, presidente da Unidas, entidade ligada ao movimento dos militares, enquanto a questão não for resolvida os policiais vão fazer exatamente o que recomenda a lei. Isso significa que eles vão, por exemplo, opor-se a saírem para trabalhar conduzindo viaturas sem licenciamento, sem serem emplacadas e com problemas nos faróis, freios e etc, como faziam até duas semanas atrás.

    Fonte: http://soldadopi.stive.com.br/2009/06/09/sergipe-policiais-se-mobilizam-e-coroneis-entregam-cargos/

    O modelo de carta utilizada para “não dirigir”:

    “Eu, “Nome do Soldado”, RG ________, CPF ____________, de número ____ , da Cia________ venho por meio desta dar ciência que encontro-me impossibilitado para conduzir viatura policial ou quaisquer outros veículos de emergência por não possuir o CPME – Curso Prático de Motoristas de Viaturas de Emergência e por não atender a exigência da lei 9503 de 29/09/97 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro) artigo 145º, inciso IV e Resolução nº 285, de 29/07/2008 conforme estrutura curricular do anexo II da Resolução 168 de 14/12/04.

    Nestes termos e de acordo com artigo 5º, inciso II da Constituição Federal (ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei) informo que com o intuito de exercer o estrito cumprimento da lei, dou ciência ao meu superior hierárquico imediato, que não conduzirei viatura policial com o intuito de não efetuar as seguintes transgressões militares, conforme rege o item 20 (Causar ou contribuir para a ocorrência de acidentes no serviço ou na instrução por imperícia, imprudência ou negligência) e 82 (Desrespeitar regras de trânsito, medidas gerais de ordem policial, judicial ou administrativa) do Anexo I do Decreto 4.346, de 26/08/2002 (Relação de Transgressões Militares) e principalmente, para não ferir o CPM – Código Penal Militar em seu artigo 324 sobre ato relacionado à inobservância da lei.

    Outrossim, gostaria de salientar que se por algum motivo o meu superior hierárquico achar que os motivos supracitados não justificam a minha impossibilidade de dirigir viatura policial, gostaria também de solicitar por meio desta, uma ordem por escrito do mesmo se responsabilizando totalmente por qualquer problema decorrente da minha eventual condução de viatura policial sem a devida especialização.”

  4. Da Silva

    PM Sergipe: PMs aprovam reajuste
    Policiais aprovam aumento e cantam hino da corporação
    Em uma assembléia lotada como de costume, os policiais militares aprovaram no final da tarde desta terça-feira, 30, a proposta de reajuste de 24% em maio, sendo quase 80% escalonado até dezembro de 2010, anunciada pelo governador Marcelo Déda. Quem pensou que seria um encontro tranqüilo, se enganou. As vaias soaram forte na quadra do Colégio Militar, quando um membro da corporação usou o microfone para dizer ser contrário ao aumento. Após a votação, os policiais demonstraram emoção ao cantar o Hino da Polícia Militar, seguido de muitos aplausos.
    Para o representante das Associações Unidas, capitão Samuel Barreto, o aumento não foi o que reivindicaram, mas contemplará a classe. “Não foi o que nós reivindicamos, mas diante de toda a nossa labuta foi o que conseguimos e o que a categoria aprovou. Eu sou o líder dos militares e como líder tenho que segui-los”, destaca.

    Capitão Samuel esclarece dúvidas da nova tabela salarial
    Na assembléia, capitão Samuel Barreto convocou a categoria para estar na Assembléia Legislativa, no dia em que o projeto será votado. “Queremos todos lá, usando o colete vermelhinho, símbolo da nossa luta, do nosso esforço”, conclama enfatizando que hoje a folha de pagamento da Polícia Militar de Sergipe é a segunda maior, ficando atrás apenas da Educação e ultrapassando a Saúde.
    Fonte: Infonet (absmse)

    Valores que os militares receberão, segundo proposta apresentada pelo Governo:
    Coronel – R$ 9.539,71 (soldo) mais periculosidiade: R$ 12.401,62
    Ten. Coronel – R$ 8.295,40 (soldo) mais periculosidade: R$ 10.784,02
    Major – R$ 7.604,12 (soldo) mais periculosidade: R$ 9.885,35
    Capitão – R$ 6.615,15 (soldo) mais periculosidade: R$ 8.599,70
    1º Tenente – R$ 5.512,63 (soldo) mais periculosidade: R$ 7.166,41
    2º Tenente – R$ 4.410,10 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.733,13
    Aspirante – R$ 4.240,48 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.512,63
    Subtenente – R$ 3.687,37 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.793,59
    1º Sargento – R$ 3.511,79 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.566,32
    Cabo – R$ 2.456,55 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.193,52
    Soldado de 1ª Classe: R$ 2.317,50 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.012,75

  5. lady

    A PM É UMA BAGUNÇA ; JÁ NAO BASTASSE DE COMPROMISSO DOS GOVERNOS ESTADUAIS , INCLUINO O DE ROSEANA AINDA TEMOS QUE VER ESSE TIPO DE NOTICIA: OFICIAIS SUPERIORES DISCUTINDO EM UM PROGRAMA DE RADIO ESTAMOS NUM BURACO SEM FUNDO MESMO E NINGUEM SE INTERESSA PRA FAZER NADA PELA CORPORAÇAO ; ENQUANTO ISSO OS ASSALTOS A BANCOS ESTAO SE ESPALHANDO POR TODO O INTERIOR DO ESTADO .

  6. celio

    eu acho que o coronel melo não foi estrategista quando o governador da epoca jakson lago mandou o projeto para assembleia colocando um oficial superior a sua disposição e hoje encontra-se nesta situação o ten cel barcelos, onde deveria ser o coronel melo até 31-12-2010. e além do mais ele deveria ter pedido para o governador modificar a lei da previdência do estado, porque como estar o coronel depois de promovido só pode passar para reserva remunerada depois de 05 anos da promoção. portanto coronel melo fique humilde calado porque como eu estou observando os bastidores do quartel o seu destino será o corredor, existe momento na vida que se recua para sobreviver, já passou o seu tempo de mando, posso e não confio em ninguem só em HERON, portanto muito cuidado para não responder processo por improbidade ou ser punido disciplinamente, juizo.

  7. DEMOLIDOR

    DANIEL , PELOS COMENTÁRIOS ,ACIMA DEU PARA PERCEBER A SITUAÇÃO DO CEL MELO , HOJE ÓDIADO PELA TROPA ,É ISSO A GENTE SÓ COLHE O QUE PLANTA ,EM RELAÇÃO ÃO COMANDANTE FRANKLIN , É UMA PESSOA BOA , HUMILDE , CORRETO , LEAL, ETC , DIGO ISSO POQUE O CONHEÇO A MUITOS ANOS , ENTÃO POSSO DISER-LHE ALGO COM MUITA SEGURANÇA , HOJE VC SENTI UMA SATISFAÇÃO NA TROPA , NÃO EXISTE MAIS AQUELA PRESSÃO , NÃO EXISTE MAIS A COISA DA CENTRALIZAÇÃO , DE PODER COMO EXISTIA NA GESTÃO PASSADA .O CEL MELO TEM QUE SER PUNIDO , POR QUEBRA DE HERARQUIA , O COMANDANTE TERÁ QUE PUNILO, PARA NÃO SER DESMORALIZADO . ASSIM COMO ESSE CEL MELO PUNIU , OUTROS OFICIAIS.

  8. Sgt Indio

    ESSE CORONEL MELO É O PIOR OFICIAL QUE A POLICIA MILITAR JA TEVE NO BRASIL, UM CARA DESSE MANDAR PRENDER EM FLAGRANTE UM ASPIRANTE SOB A ACUSAÇÃO DE PORTE ILEGAL DE ARMA É DE MAIS, ISSO SO PORQUE O JOVEM OFICIAL DESDE O TEMPO DE ACADEMIA ERA CONTRA AS TRUCULENCIAS FEITAS PELOS OFICIAIS CONTRA OS CADETES, ISSO PORQUE O ASPIRANTE SEMPRE BATIA PESADO CONTRA O GOVERNO DE JACKSON LAGO ELE TENTOU ATRASAR A FORMATURA E POSTERIORMENTE A PROMÇÃO DO OFICIAL…
    CORONEL MELO AQUI E UM DESABAFO DE UM SARGENTO QUE TE ODEIA…

  9. Carlos Xavier

    Daniel Faça uma reportagem sobre a força Tática que esta quebrada e mais qual o motivo que a unica Viatura da Força Tática que presta fica parada em frente ao banco do Brasil do calhau??? Será pq lá só atende ricos???? O por que que a mesma não fica no centro??? onde tem muitos assaltos. Tenho certeza que não são os Soldados que querem ficar parados enquanto a cidade esta cheia de assaltantes, sim os oficiais!! Depois ficam falando mal da ameba que é o Coronel Melo. Pois estão fazendo a mesma coisa.

  10. O Observador

    CEL FRANKLIN PRENDA O CEL MELO, SUA ATITUDE FOI SEMRE DE PUNIR QUEM NÃO O RESPEITAVA, AGORA É A VEZ DE CONHECER O OUTRO LADO, O LADO DA GRADE!!!!!!!

  11. CASTRO

    Sendo que entre todas as barbaridades, abriu varios IPMS contra oficiais da nossa corporação, sb a alegação de prevaricação mesmo sabendo que toda jurisprudência no direito vai de enontro, pois para o referido delito existe um dolo especifico, um IMP por abandno de posto de oficial recem prmovido de modo totalmente arbitrario, perseguiu varios oficiais e praças, mandou prender um aspirante por porte ilegal de arma, onde nem mesmo a denuncia foi recebida pelo juiz que considerou uma conduta atipica e absolveu sumariamente o oficial, uma pessoa que utilizou a policia como palanque politico não deveria nem espaço na midia, mas como vemos a indignação de todos é muito grande com essa figura ate certo ponto foclorica da policia, sera que vamos viver de novo o pesadelo de ter que presenciar esse cidaddão nas paginas dos noticiarios, nunca fui fã do Cel Franquilim e não concordo com algumas de suas posições, mas ao menos estamos ao lado uma pessoas mais uma humana. Tomara que Deus ilumine esses cidadão chamado melo, e o coloque em paz consigo mesmo. Muita das vezes Deus faz falta no coração das pessoas, e elas acabam pr se tornarem fracas de espirito e levam o mal onde passam, nos não devemos ter raiva dessas pessoas e sim levalas para o caminho da luz.

  12. Praça revoltado

    COMO DIZER QUE O CORONEL FRANKLIN É CORRETO SE ELE COMO DIRETOR DE ENSINO RECEBEU AJUDA DE CURSO SEM TER IDO FREQUENTAR. VIAJOU UM MÊS DEPOIS DO CURSO TER INICIADO E VIVIA EM SÃO LUÍS. PREGA O EVANGÉLIO DE CUECAS.

  13. PMMA

    Policiais da PMMA temos é que nos UNIR e LUTAR por nossa melhoria salarial e não ficarmos com picuinhas em BLOGs!!
    Boas notícias para a tropa sergipana: depois da mobilização realizada já a alguns dias, onde os policiais decidiram deixar de se expor a ilegalidades existentes em seu serviço, como dirigir viaturas sem o curso específico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro, o Governador Marcelo Déda resolveu dar os benefícios que, se não eram os exigidos inicialmente pela categoria, satisfez a praticamente todos. O ganho salarial se refere ao período de 1º de maio deste ano (retroativo) ao final de 2010. Veja abaixo como ficarão os salários de todos os postos e graduações da Polícia Militar de Sergipe:

    Coronel – R$ 9.539,71 (soldo) mais periculosidiade: R$ 12.401,62
    Ten. Coronel – R$ 8.295,40 (soldo) mais periculosidade: R$ 10.784,02
    Major – R$ 7.604,12 (soldo) mais periculosidade: R$ 9.885,35

    Capitão – R$ 6.615,15 (soldo) mais periculosidade: R$ 8.599,70
    1º Tenente – R$ 5.512,63 (soldo) mais periculosidade: R$ 7.166,41
    2º Tenente – R$ 4.410,10 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.733,13
    Aspirante – R$ 4.240,48 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.512,63

    Subtenente – R$ 3.687,37 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.793,59
    1º Sargento – R$ 3.511,79 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.566,32
    2º Sargento – R$ 3.080,51 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.004,67
    3º Sargento – R$ 2.702,21 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.512,87
    Cabo – R$ 2.456,55 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.193,52

    Soldado do de 1ª Classe – R$ 2.317,50 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.012,75
    Soldado engajado – R$ 2.250,00 (soldo) mais periculosidade: R$ 2.925,00
    Soldado não engajado – R$ 1.875,00 (soldo) mais periculosidade: R$ 2.437,50

  14. UNIÃO FAZ A FORÇA

    A VITÓRIA salarial se refere ao período de 1º de maio deste ano (retroativo) ao final de 2010. Veja abaixo como ficarão os salários de todos os postos e graduações da Polícia Militar de SE.
    Coronel – R$ 9.539,71 (soldo) mais periculosidiade: R$ 12.401,62

    Ten. Coronel – R$ 8.295,40 (soldo) mais periculosidade: R$ 10.784,02

    Major – R$ 7.604,12 (soldo) mais periculosidade: R$ 9.885,35

    Capitão – R$ 6.615,15 (soldo) mais periculosidade: R$ 8.599,70

    1º Tenente – R$ 5.512,63 (soldo) mais periculosidade: R$ 7.166,41

    2º Tenente – R$ 4.410,10 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.733,13

    Aspirante – R$ 4.240,48 (soldo) mais periculosidade: R$ 5.512,63

    Subtenente – R$ 3.687,37 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.793,59

    1º Sargento – R$ 3.511,79 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.566,32

    2º Sargento – R$ 3.080,51 (soldo) mais periculosidade: R$ 4.004,67

    3º Sargento – R$ 2.702,21 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.512,87

    Cabo – R$ 2.456,55 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.193,52

    Soldado do de 1ª Classe – R$ 2.317,50 (soldo) mais periculosidade: R$ 3.012,75

    Soldado engajado – R$ 2.250,00 (soldo) mais periculosidade: R$ 2.925,00

    Soldado não engajado – R$ 1.875,00 (soldo) mais periculosidade: R$ 2.437,50

    Foi uma vitória significativa , parabéns a todos os militares de Se pela vitória .

    QUE POLICIA DO MARANHÃO CAMINHE PARA ISSO TAMBÉM.

  15. Sd Rian

    Desabafo!Desejo dofundo do meu coração que esse coronel Melo que não tem vergonha na cara,seja punido de maneira bem severa com (30)dias de cadeia no Manelão,pois esse coronel dos diabos quando estava no comando da corporação,só queria saber de punir os policias militares e cobrar dos mesmos coisas sem muita importância como cobertura etc.Porque ele não se preocupava com as melhoria na qualidade de vida dos pm’s como o aumento salarial,as promoções engavetadas por ele ,a melhoria nos equipamentos utilizados em serviço etc.O policial bem remunerado fica de bem consigo mesmo e com sua familia e muito mais ainda com a sociedade ,pois trabalhará com mais com mais afinco e atendera o anceio da comunidade.Vale resaltar que os assaltos ocorridos recentemente no interior do estado,é fruto da má administração do governo anterior principalmente do COMANDANTE geral na época…esse tal de MELO (lixo da sociedade) que ja deveria estar em casa a muito temp de pijama.

  16. Luciano Santos

    Parece ódio de um contra o outro ou é ciúme? – Isso é vergonhoso para uma polícia quem não tem credibilidade.

  17. J. Carlos

    Ceronel Franklin,
    Voce não precisa ficar estressado com o Coronel Melo.
    Fiquei sabendo que ele criou os mecanismos de defesa do Comandante Geral, quando conseguiu aprovar os comandos regionais.
    O Comandante Geral só precisa mandar o Coronel Melo e cuidar da região das sojas – O Comando regional de Balsas.
    É só isso.
    Voce entendeu?
    Não precisa mandar prender ninguém.
    Caso você mande prender o homem, a comunidade elege ele deputado.
    A vida continua.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS