Destemor em nome da Justiça

18comentários

litia.jpgA garra e a coragem demonstradas pela promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, na apuração de casos delicados e de extrema repercussão impressionam a sociedade maranhense há algum tempo. Em pouco mais de 10 anos de carreira, a jovem promotora já investigou desde a prostituição infantil a denúncias de abusos e irregularidades envolvendo grandes empresas e segmentos econômicos.

Movida por um destemor incomum, Lítia Cavalcante já enfrentou a prostituição infanto-juvenil em Caxias, no início desta década. Sua atuação resultou na descoberta de uma poderosa rede criminosa, na qual adolescentes com idade entre 13 e 16 anos não só eram exploradas sexualmente, como serviam de “mulas” para o transporte de drogas de outros estados para o Maranhão.

Após o período turbulento na região dos Cocais, onde foi responsável, inclusive, pela prisão de alguns figurões locais, a promotora foi transferida para São Luís. Na capital, passou a atuar na área do direito do consumidor, que abraçou de forma implacável.

A lista de réus em ações movidas pela promotora inclui Cemar, Euromar e os setores de combustíveis e distribuição de gás de cozinha. Em todas as causas, ela adotou uma postura intransigente na defesa dos interesses dos cidadãos. Fosse na medição imperfeita de consumo de energia, fosse na compra de veículos com documentação irregular, Lítia se mantinha irredutível em seu papel de guardiã da justiça. As denúncias de existência de um cartel no setor de combustíveis em São Luís e de transporte irregular de botijões de gás em motocicletas também mereceram atenção especial da promotora.

Mais recentemente, o alvo da atuação implacável de Lítia foi a Ambev. Após receber denúncias sobre a existência de impurezas no interior de garrafas de cerveja lacradas – inclusive fragmentos de insetos -, a promotora foi checar in loco o processo industrial. Resultado: determinou a interdição do setor de engarrafamento da fábrica da empresa em São Luís.

À proporção que se envolve em casos polêmicos, Lítia Cavalcanti ganha notoriedade e, ao mesmo tempo, atrai para si antipatias de vários lados. Mas, se para grupos restritos a promotora é persona non grata, para a sociedade em geral sua conduta é elogiável e traz ganhos inestimáveis.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

18 comentários para "Destemor em nome da Justiça"


  1. TUCANINHO

    E AI NÃO VAI QUERER DEFENDER SEU PATRÃO FERNANDO SARNEY E SUA PATROA TERESA SARNEY?
    UM DIA A CASA CAI,E ESTÁ CAINDO PRA VOÇÊS,O DIA TÁ CHEGANDO, O BRASIL TODO SABAE AGORA QUEM É ESSA SARNEYZADA,QUE TANTO PRATICOU CORUPÇÃO AQUI NO MARANHÃO.
    FORA SARNEYZADA !!!!

  2. Elvis

    Olhaaa Rapazzzz !!!!!!! Essa Promotora é gatinha, eu tinha coragem !!!!!!!!!!

  3. Santos Jr.

    Ao tempo que lhe parabenizo pela postagem Daniel, endosso a admiração pelo trabalho desenvolvido pela promotora de justiça Lítia Cavalcanti. Outros membros do MP deveriam seguir seu exemplo, preocupando-se com questões realmente relevantes, prioritárias. Cumpre agora acompanharmos a reação do judiciário a essas ações.

  4. Um arariense

    Boa tarde,
    Quero parabenizar a Drª. Lítia Cavalcanti pelo belíssimo trabalho que vem desempenhando a frente da Promotoria do Consumidor.
    Outros membros do MPE deveriam seguir seu exemplo, preocupando-se com questões relevantes com, por exemplo, a improbidade administrativa que de forma singular rolou solto no desgoverno de Zé Reinaldo e Jackson Lago, basta observar o Ex-secretário Estadual de Esporte Weverton Rocha, que está rindo de toda sociedade como já foi postado pelo Jornalista Décio Sá.

    Volto mais tarde se necessário for.

  5. Roberto

    Tá na hora mesmo do MP fazer alguma coisa, bons exemplos a Manzuá e esta operação agora. Já tava bom de viver só de pose.

  6. ZÉ PEREQUETÉ

    UUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIII!!!! FILÉ! PODEROSA E BONITONA!

  7. Cleirton e Meire

    Parabenizamos esta promotora pela sua determinação, garra, coragem e acima de tudo talento e amor a profissão. valeu….estamos sempre na mira do seu sucesso, vc merece. Bjssssssss

  8. Rita A. Martins

    Faz um bom trabalho a dra Litia mas poderia deixar de ser tão “espetaculosa”, precisa se travestir de policial federal para trabalhar? Um pouco mais de sobriedade lhe cairia bem.

  9. DEMOLIDOR

    DANIEL, PENSE NUMA GATA ESSA PROMOTORA ! SÓ PRECISA CAMINHAR UM POUCO NA LITORÂNEA , PARA CONTEMPLAR O PÔR DO SOL COM SUA BELEZA .

  10. PAPAQUILOMETROS

    QUE QUE TEM ELA SE TRAVESTI DE FEDECA, DEIXA ELA ASSIM FICA MAIS BONITA, IMPORTANTE É O TRABALHO, NÃO VAI É SER ARROGANTE, AI FICA FEIA E VELHA ANTES DO TEMPO. MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!!

  11. AUREA MARIA CALDAS

    PARABÉNS PROMOTORA.PENA QUE MORO EM UM MUNICÍPIO.
    QUE NÃO SABEMOS A FUNÇÃO DA PROMOTOR IA.
    O MUNICÍPIO É BARREIRINHAS-MA

  12. DEMOLIDOR

    DANIEL DIZ PARA ESSA RAPAZIADA , QUE A BELA PROMOTORA , NÃO ESTAR VESTIDA DE FEDECA E SIM COM O UNIFORME DA SUA INSTITUIÇÃO ! VEJA O BRASAO NO QUEPE , E NA BLU8A ! TUDO BEM , FIQUEI TRISTE AO SABER QUE A BELA PROMOTORA ESTAR DOENTE , GOSTARIA DE SER MÉDICO NESSE MOMENTO PARA PODER CUIDAR DESSA BELA MULHER , TE CUIDA , TIRA UMA HORA PARA FAZER UMA CAMINHADA NA LITORÂNEA ,RESPIRAR AQUELA BRISA , DEIXAR O VENTO BATER NESSES CABELOS LINDOS , EM FIM CONTEMPLAR O POR SOL COM ESSA BELEZA QUE LHE É PECÚLIAR , ACHO QUE ME APAIXONEI . RSRSRSSSSSSSS

  13. DEMOLIDOR

    DANIEL DIZ PARA ESSA RAPAZIADA , QUE A BELA PROMOTORA , NÃO ESTAR VESTIDA DE FEDECA E SIM COM O UNIFORME DA SUA INSTITUIÇÃO ! VEJA O BRASAO NO QUEPE , E NA BLUSA ! TUDO BEM , FIQUEI TRISTE AO SABER QUE A BELA PROMOTORA ESTAR DOENTE , GOSTARIA DE SER MÉDICO NESSE MOMENTO PARA PODER CUIDAR DESSA BELA MULHER , TE CUIDA LITIA TIRA UMA HORA PARA FAZER UMA CAMINHADA NA LITORÂNEA ,RESPIRAR AQUELA BRISA , DEIXAR O VENTO BATER NESSES CABELOS LINDOS , EM FIM CONTEMPLAR O POR SOL COM ESSA BELEZA QUE LHE É PECÚLIAR , ACHO QUE ME APAIXONEI . RSRSRSSSSSSSS

  14. DEMOLIDOR

    DANIEL DIZ PARA ESSA RAPAZIADA , QUE A BELA PROMOTORA , NÃO ESTAR VESTIDA DE FEDECA E SIM COM O UNIFORME DA SUA INSTITUIÇÃO ! VEJA O BRASAO NO QUEPE , E NA BLUSA ! TUDO BEM , FIQUEI TRISTE AO SABER QUE A BELA PROMOTORA ESTAR DOENTE , GOSTARIA DE SER MÉDICO NESSE MOMENTO PARA PODER CUIDAR DESSA BELA MULHER , TE CUIDA LITIA TIRA UMA HORA PARA FAZER UMA CAMINHADA NA LITORÂNEA ,RESPIRAR AQUELA BRISA , DEIXAR O VENTO BATER NESSES CABELOS LINDOS , EM FIM CONTEMPLAR O POR SOL COM ESSA BELEZA QUE LHE É PECÚLIAR , ACHO QUE ME APAIXONEI . RSRSRSSSSSSSS

  15. DEMOLIDOR

    DANIEL DIZ PARA ESSA RAPAZIADA , QUE A BELA PROMOTORA , NÃO ESTAR VESTIDA DE FEDECA E SIM COM O UNIFORME DA SUA INSTITUIÇÃO ! VEJA O BRASAO NO QUEPE , E NA BLUSA ! TUDO BEM , FIQUEI TRISTE AO SABER QUE A BELA PROMOTORA ESTAR DOENTE , GOSTARIA DE SER MÉDICO NESSE MOMENTO PARA PODER CUIDAR DESSA BELA MULHER , TE CUIDA LITIA TIRA UMA HORA PARA FAZER UMA CAMINHADA NA LITORÂNEA ,RESPIRAR AQUELA BRISA , DEIXAR O VENTO BATER NESSES CABELOS LINDOS , EM FIM CONTEMPLAR O POR SOL COM ESSA BELEZA QUE LHE É PECÚLIAR , ACHO QUE ME APAIXONEI . RSRSRSSSSSSSS .

    PS.DANIEL PROCURE SABER O ESTADO DE SAÚDE DA DRA LITIA CAVALCANTI E NOS INFORME POR FAVOR .

  16. Marco Lobo

    Seria bem melhor que os seus companheiro de carreira tivessem a mesma dedicação e não tivessem rabo preso assim não precisariam fazer tantos favores a empresários e políticos. A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEVERIA ATUAR MAIS FORA DOS SEUS GABINETES IR MAIS AS RUAS E FAZER O SEU SERVIÇOS QUE E DAR GARANTIA A DE HIGIENE DOS NOSSO ALIMENTOS, TEM PADARIAS QUE VENDEM PÃO COM PERNA DE BARATA… E ESSAS AGUAS MINERAIS DE 20L? VAMOS TRABALHAR GENTE…

  17. PROFESSOR

    CONHECI A DRA LÍTIA EM 1985 NUM CURSO DO CAPES E DESDE ENTÃO SOU SEU FÃ. LEMBRO DELA NO MARISTAS EM 1986 E DE LÁ PARA CÁ SÓ FICOU MAIS BELA TORNANDO-SE UMA MULHER COM “M” MAIÚSCULO POIS EDUCA SEUS FILHOS COM DEDICAÇÃO E AINDA LUTA PELO QUE ACHA QUE É CERTO, AJUDANDO A CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR. PARABÉNS!!!!!!

  18. DELUK JUNIOR

    Gostaria em primeiro de parabenizar a atuante Promotora e lamentar que são raros os bons profissionais do MP,principalmente quando se trata dos direitos do consumidor,aqui na cidade que eu moro existe um CARTEL de combustivel a anos e nenhum PROMOTOR faz nada em defesa do consumidor e o preço é um dos mais ASTRONÔNICO do Estado,fica em torno 2,75. a 2,82. o LITRO de Gasolina e a Promotoria nada faz DRA.LITIA CAVALCANTI ensine esses promotores daqui a trabalhar.OBs A Cidade é PEDREIRAS a 270 KMs de SÃO LUIS.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS