Vereadores aprovam volta do circuito Deodoro/Madre Deus

2comentários

deodoroA Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira, a reativação do circuito Deodoro/Madre Deus no Carnaval de 2010. A votação foi marcada por intenso debate entre vereadores que defendiam a volta do circuito e os que são contra a apresentação das brincadeiras carnavalescas naquele trecho.

A proposta de reativar o circuito Deodoro/Madre Deus foi apresentada pelo vereador Astro de Ogum (PMN). Em 2006, acatando proposição do ex-vereador Abdon Murad (PMDB), foi proibido o desfile de grupos carnavalescos nos trechos que incluíam as ruas do Passeio, do Norte e São Pantaleão. A alegação era que os cortejos da folia atrapalhavam a rotina dos hospitais localizados naquelas vias, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia e do Socorrão I (Djalma Marques).

A apreciação da proposta em plenário foi marcada por um debate acalorado. Além de Astro de Ogum, colocaram-se a favor da reativação do circuito os vereadores Chico Carvalho (PSL) e Ubirajara Ramos (PSC), este último com algumas ponderações. Os três argumentaram que a eliminação do trajeto trouxe prejuízos ao Carnaval de rua de São Luís. Contrário à proposição, o vereador Barbosa Lages (PSC) defendeu o ponto de vista de Abdon Murad, sustentando que, pela localização dos hospitais, a área é imprópria para apresentações de manifestações típicas da folia momesca.

Aprovado em segunda votação, o projeto irá, agora, para apreciação do prefeito João Castelo (PSDB).

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão

2 comentários para "Vereadores aprovam volta do circuito Deodoro/Madre Deus"


  1. STENIO JOHNNY

    Eu sou a favor da volta do circuito, Rua do passeio Madre-Deus, apesar do barulho, a musicalidade unida ao calor humano serve de injeção de animo aos enfermos que se encontra naqueles hospitais, afinal o som musical soa como uma terapia. Alguns idiotas acham que não, mas e a pura verdade. Eu me lembro que em setembro de 2001, eu fui internado no Hospital Aldenora Belo, para ser operado de um tumor que estava localizado no terço anterior da corda vocal esquerda, mais precisamente, na laringe, a minha situação estava complicada, segundo o exame, o pólipo estava com 3 cm, e eu corria risco de vida. Fui internado no domingo pra ser operado na segunda feira, olhei para as pessoas que estavam internadas, e que também iam se submeter a uma intervenção cirúrgica, notei que elas estavam se sentindo sem esperança de vida, então pensei porque não usar aquela voz mesmo rouca, devido o problema que eu tinha, para fazer o que eu amo fazer na vida que e cantar. Não deu outra, comecei alegrar aquele pessoal afinal tava todo mundo no mesmo barco, ninguém sabia o que poderia acontecer durante ou depois da cirurgia, eu poderia perder a minha voz, ou morrer. Quando eu comecei a cantar mesmo rouco e sentindo dores nas cordas vocais, que sangravam quando forçava a voz , mas eu não estava nem ai para o azar tudo que eu queria era cantar, e cantei dentro do hospital, e com meia hora que eu estava cantando eu notei que tanto eu como os demais pacientes que ali estavam começaram a se animar o clima mudou, o que parecia um corredor da morte se transformou em um salão de festa. A alegria foi restaurada assim como a confiança e a fé em Deus. O que eu quero deixar como mensagem nessa breve narrativa de um fato verídico que aconteceu comigo, e que pior do que esta doente e o isolamento, e a falta de atenção, a falta do calor humano, a falta de amor, a falta da presença de Deus. Quando essas faltas são supridas, principalmente a presença de Deus, tudo e festa, se tivéssemos que morrer morreríamos felizes, não há coisa pior do que você chegar em um hospital como eu cheguei, com a perna no chão e outra na cova, e só ouvir o som do silencio. Isso deixa o paciente mais doente, se sentindo a um passo da sepultura, por isso eu cantei com amor a musica ao meu próximo e a DEUS. E graças a esse DEUS maravilhoso. E ao Dr. Sebastião Porfírio, deixei o Hospital Aldenora Belo no dia 24 de setembro de 2001, vivo com a voz 100% recuperada. Por tanto graças a DEUS, viva alegria, viva o carnaval maranhense, e a volta do circuito Rua do Passeio Madre-Deus.

  2. MONTEIRO

    FINALMENTE O CARNAVAL DE SÃO LUIS VAI VOLTAR AO QUE ERA ANTES DESSES BALAIOS CORRUPTOS ACABAREM COM ESTA FESTA POPULAR.
    TEM COMO PERFEITAMENTE ORGANIZAR SEM PREJUDICAR NIMGUEM.
    PARABENS AOS VEREADORES QUE APROVARAM.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS